DISCIPLINAS
GESTÃO ESTRATÉGICA AVANÇADA
Este curso de estratégia introduz os conceitos fundamentais, as ferramentas analíticas e as opções estratégicas na base da análise e da ação estratégicas. Ajuda a compreender por que razão algumas organizações são mais bem sucedidas ou têm melhor desempenho do que outras. Utilizamos uma combinação de aulas teóricas, (mini-) estudos de caso, experiências e exercícios experimentais na sala de aula, jogos de simulação e um projeto de equipe para explorar e aplicar quadros teóricos e metodologias em diferentes situações industriais e empresariais. Por exemplo, exploraremos métodos para avaliar a força da concorrência e o poder de negociação relativo, para antecipar as acções dos concorrentes, para analisar as estruturas de custos e de valor e a sua relevância para a concorrência, e para avaliar potenciais alterações no âmbito da empresa (por exemplo, diversificação e integração vertical). O domínio básico destas ferramentas é relevante para todos os que procuram uma carreira no mundo dos negócios como gestor, empresário ou consultor.
CONTABILIDADE E ANÁLISE FINANCEIRA
A contabilidade é uma fonte importante de informações para quaisquer (ou, pelo menos, grande parte das) decisões financeiras. Este curso se concentra na Contabilidade Financeira como um mecanismo para reduzir a assimetria de informações entre a entidade que reporta e seus provedores de capital. Portanto, estudaremos: os fundamentos da contabilidade, a estrutura dos relatórios financeiros e seu significado, as técnicas mais populares de análise de demonstrações financeiras, políticas contábeis específicas relacionadas ao reconhecimento, classificação, mensuração e divulgação de alguns itens de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas (de acordo com o IFRS). Além disso, debateremos os trabalhos de pesquisa empírica mais influentes sobre accruals.
ANÁLISE DE MARKETING, DADOS INTELIGENTES E PERCEPÇÕES DO CLIENTE
O processo de gestão estratégica de marketing. Evolução das orientações de marketing, abordagem clássica e desenvolvimentos contemporâneos. Aplicação prática dos conceitos de segmentação, targetting, posicionamento e diferenciação. O conceito de percepção de valor. Preferências do consumidor. Perspectivas atuais de marketing e do marketing digital. Tópicos emergentes em marketing.
GESTÃO DE OPERAÇÕES E DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
A Gestão de Operações (OM) é uma disciplina empresarial responsável pelos sistemas produtivos de uma organização - seja do setor primário, secundário ou terciário - que transformam e combinam insumos como matéria-prima, equipamentos, pessoal, dinheiro e instalações em produtos e/ou serviços. Atualmente, a OM é uma combinação interessante de práticas antigas do passado com a busca de maneiras novas e criativas de gerenciar os sistemas de produção de uma organização, de modo que as metas estratégicas de custo, qualidade e flexibilidade sejam continuamente alcançadas e superadas. Esta disciplina tem como objetivo apresentar uma visão geral da OM aos seus participantes, descrevendo as principais decisões operacionais e de controle que estão em curso nos sistemas produtivos. Também são apresentadas ferramentas de apoio a essas decisões, buscando estabelecer vínculos de conexão com aspectos relacionados à estratégia e à competitividade das organizações.
MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA TOMADA DE DECISÕES
Este curso oferece aos alunos conceitos e ferramentas para usar dados quantitativos como suporte para processos de tomada de decisão. São discutidos os conceitos de correlação e causalidade, bem como as diferentes fontes de dados, incluindo dados secundários, experimentos e pesquisas. Em termos de análise estatística, o curso aborda a análise descritiva de grandes conjuntos de dados, os fundamentos da inferência estatística e os modelos de regressão linear. Por fim, também aborda modelos de análise de fatores e seu uso para avaliar dados de pesquisas. São discutidas aplicações em diversas áreas, incluindo marketing, recursos humanos e finanças.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH
Este curso explorará a Gestão Estratégica de Recursos Humanos (SHRM - Strategic Human Resource Management) tanto sob a perspectiva dos especialistas e executivos da área de Recursos Humanos quanto sob a ótica dos demais executivos de negócios. O curso começa com a análise da crescente importância do “talento” na estratégia empresarial moderna e da relevância da gestão de mudanças e do engajamento para a disseminação e execução de novas estratégias pelos colaboradores em toda a organização. Essas exigências de "parceria de negócios" representam um novo território para líderes e executivos de RH, portanto, a primeira parte do curso também foca em estratégias específicas voltadas para talentos e na eficácia dos departamentos de RH — atualmente conhecidos como "a equipe de talentos". A segunda parte do curso utiliza um modelo de "relacionamento ao longo da vida" para considerar as principais interações entre empregados e empregadores, mediadas pelo RH, começando pelo recrutamento; passando por cargos e funções com acesso a remuneração, benefícios, experiências, aprendizado e desenvolvimento; até alcançar posições de liderança, antes de se tornarem ex-colaboradores (alumni). Como a gestão estratégica de RH exige colaboração em toda a organização — além do RH — os papéis das subunidades de RH, dos executivos das unidades de negócios e de outros executivos funcionais serão abordados nas discussões em sala de aula, com base em casos que ilustram aspectos estratégicos e operacionais importantes da gestão de pessoas.
MUDANÇA CLIMÁTICA E GOVERNANÇA
O curso Mudanças Climáticas e Governança examina os principais desafios e oportunidades na interseção entre ciência do clima, políticas públicas e tomada de decisão estratégica. Por meio de uma abordagem histórica e contemporânea — desde a Cúpula da Terra no Rio em 1992 até os regimes climáticos internacionais atuais — os estudantes irão explorar criticamente como as estruturas de governança globais, nacionais e locais respondem à crise climática.
O curso analisa os papéis em constante evolução dos governos, instituições multilaterais, setor privado e atores financeiros na condução da ação climática. Atenção especial é dada à Amazônia, tanto como uma zona de vulnerabilidade aguda quanto como um laboratório para modelos inovadores de governança, incluindo estratégias de bioeconomia e soluções baseadas na natureza. Perspectivas interseccionais são integradas ao longo do curso para compreender como os impactos climáticos e as respostas de governança se relacionam com questões de equidade, justiça e inclusão.
Os alunos irão interagir com estudos de caso do mundo real, debates estruturados e exercícios de simulação — incluindo o simulador de políticas climáticas MIT En-ROADS e o jogo de gestão de recursos naturais Fishbanks — a fim de desenvolver pensamento sistêmico e competências estratégicas. O curso capacita os estudantes a avaliar riscos climáticos, comparar abordagens de governança e desenvolver respostas estratégicas para organizações, governos e instituições multilaterais que operam sob incertezas e pressões ambientais.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SUSTENTABILIDADE
O Comportamento do Consumidor e Sustentabilidade baseia-se em pesquisas comportamentais de marketing, psicologia e economia para melhor compreender e promover o comportamento sustentável do consumidor. O curso tem dois objetivos principais: entender (a) como extrair informações perspicazes sobre os motivos subjacentes dos clientes e (b) como promover o “comportamento sustentável do consumidor”. Para alcançar o primeiro objetivo, os alunos serão apresentados a técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas não convencionais (etnografia e experimentação). Ênfase será dada ao último, e os alunos serão solicitados a conduzir um projeto de pesquisa final usando um experimento. Para alcançar o segundo objetivo, os alunos serão introduzidos a conceitos psicológicos chave e sua potencial influência no “comportamento sustentável do consumidor”. Exemplos práticos e intervenções de múltiplos domínios serão discutidos (hábitos alimentares mais saudáveis, reciclagem, percepções sobre mudanças climáticas, compras de produtos sustentáveis, etc.). Em seu projeto final, os alunos terão a oportunidade de identificar marketing relacionado à sustentabilidade.
ESG & PLANETARY HEALTH
A disciplina aborda os conceitos fundamentais de ESG (Environmental, Social, and Governance), destacando a importância da sustentabilidade nas estratégias empresariais e de investimento. Explora como as práticas de ESG impactam a performance organizacional, a mitigação de riscos e a criação de valor a longo prazo. São analisadas as metodologias de avaliação de desempenho ESG, padrões de relatório e disclosure, além das implicações legais e regulatórias. Inclui estudos de caso de empresas que implementaram estratégias de ESG e as tendências emergentes no campo.
SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA
Este curso tem como objetivo desenvolver a conscientização e o conhecimento necessários para que os gerentes se envolvam de forma mais substancial com a agenda do desenvolvimento sustentável. Como tal, ele pretende fornecer as principais referências e estruturas para facilitar o envolvimento com esse tópico multidisciplinar. Além disso, o objetivo é fornecer percepções importantes sobre exemplos práticos exemplos práticos de como as redes públicas e privadas se envolveram com os SDGs. Particularmente No ângulo privado, o curso integrará continuamente nas palestras e debates a estrutura de CSR, ESG e o mais recente progresso em materialidade dupla e investimento sustentável. Por fim, o curso tentará promover um debate contínuo em todas as aulas para permitir que todos os alunos contribuam com a jornada de aprendizado sobre desenvolvimento sustentável.
PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS
Este curso é uma introdução à precificação de ativos. A precificação de ativos é o campo das Finanças que estuda a relação risco-retorno: alguns ativos apresentam retornos esperados mais altos (ou seja, “preços” mais baixos) do que outros, pois possuem maior risco sistemático. Como o risco não é diretamente observável, utilizamos modelos de precificação de ativos para quantificar o risco e a relação risco-retorno.
Uma classe popular de modelos de precificação de ativos são os modelos lineares de fatores, que serão o foco deste curso. De acordo com esses modelos, um ativo apresenta retorno esperado mais alto (em relação a outros ativos) porque possui maior risco — isto é, uma exposição mais positiva a determinado fator (ou a vários fatores) que possuem um preço de risco positivo. A intuição é que esse ativo tende a gerar retornos mais baixos em "tempos ruins", ou seja, períodos em que a realização dos fatores (ou retornos) é adversa (isto é, baixa). Cada fator define de forma distinta o que são esses “tempos ruins”.
Todo modelo linear de fatores pode ser representado por três estruturas alternativas de precificação de ativos: a representação beta, a representação do fator de desconto estocástico (Stochastic Discount Factor) e a representação da fronteira de média-variância (mean-variance frontier). Os modelos lineares de fatores são a base acadêmica do Investimento em Fatores (Factor Investing), um paradigma de investimento que tem ganhado muita popularidade nos últimos 15 anos.
INTERMEDIAÇÃO BANCÁRIA E FINANCEIRA
Neste curso, os alunos aprendem por que os intermediários financeiros existem e o que eles fazem. Estabelecemos a base com explicações teóricas para a existência de intermediários financeiros que são baseadas em fricções nos mercados financeiros, como custos de transação e assimetrias de informação. Você obterá uma compreensão detalhada das principais atividades dos intermediários financeiros, cobrindo tópicos chave de bancos comerciais, de varejo e de investimento. Além disso, lidamos com tópicos especializados que recentemente ganharam importância, por exemplo, derivativos de crédito e securitização de crédito, e empréstimos relacionais. Além disso, discutimos abordagens de ponta para a medição e gestão dos principais riscos bancários, como crédito, mercado, liquidez e riscos operacionais, antes de considerarmos os objetivos e requisitos da regulamentação bancária. Finalmente, discutimos o futuro da intermediação financeira de um ponto de vista sistêmico, levando em conta vários aspectos da crise financeira global de 2007-2009. O objetivo deste curso é fornecer uma compreensão abrangente da existência de intermediários financeiros e suas atividades. Os objetivos específicos desta disciplina são a existência de bancos, principais riscos bancários, empréstimos pontuais, outras questões em empréstimos, tópicos especiais em crédito, bancos fora do balanço, securitização e a crise financeira, financiamento com depósitos e capital, regulamentação bancária e inovação financeira.
GESTÃO ENTRE CULTURAS
Compreender as diferenças culturais e gerenciar essas diferenças de forma eficaz são fundamentais para trabalhar, comunicar e liderar pessoas em ambientes empresariais multiculturais e internacionais. Assim, este curso visa fornecer uma estrutura conceitual e teórica para desenvolver uma compreensão das maneiras pelas quais as culturas diferem, como essas diferenças culturais impactam indivíduos e equipes nas organizações. Os tópicos incluem a natureza e as dimensões da cultura, desafios na gestão de diferenças culturais, dinâmica de equipes multiculturais, liderança através das culturas, perspectivas interculturais para motivação e tomada de decisão, e abordagens globais para gestão de conflitos e condução de negociações empresariais.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Este curso explora os princípios, desafios e práticas associados à diversidade e inclusão (D&I) nas organizações contemporâneas. Seu objetivo é equipar os alunos de MBA com as habilidades para identificar, implementar e gerenciar iniciativas de D&I de forma eficaz. Os alunos examinarão os benefícios de uma força de trabalho diversificada, explorarão estruturas para promover a inclusão e considerarão estudos de casos reais em vários setores.
DIVERSIDADE E EQUIPES NAS ORGANIZAÇÕES
Este curso oferece aos alunos uma visão geral da pesquisa sobre diversidade no campo do Comportamento Organizacional (CO). O curso foi projetado para oferecer exposição à literatura sobre diversidade, uma compreensão de seus conceitos centrais e a oportunidade de desenvolver ideias sobre como você pode contribuir para esse campo. Buscaremos esses objetivos examinando uma combinação de pesquisas teóricas e empíricas, pensando criticamente sobre seus pontos fortes e limitações e criando um fórum para que você teste suas próprias ideias conceituais e empíricas.
A CO baseia-se na teoria e na pesquisa de diversos campos, inclusive psicologia, sociologia e economia, para explorar os processos individuais, interpessoais e de grupo nas organizações
ECONOMIA DOS NEGÓCIOS E MERCADOS
Como parte das iniciativas globais do Instituto para Estratégia e Competitividade (ISC), vinculado à Harvard Business School, coordenado pelo Professor Michael Porter, e oferecido pela FGV/EBAPE, este programa busca disseminar uma compreensão abrangente da competitividade em três níveis: o das empresas, o dos clusters locais e comerciais e o do nível subnacional (estado, microrregional).
A difusão dos conceitos, ferramentas e resultados de estudos e pesquisas realizados pelos principais estudiosos e profissionais ao redor do mundo são reunidos aqui na forma de um curso de pós-graduação, cujo objetivo é discutir os conceitos de competitividade e sua aplicação aos programas de desenvolvimento empresarial atuais. Além da participação do corpo docente da FGV, as aulas serão complementadas por estudos de caso e experiências relacionadas a questões competitivas nos níveis global e local com a participação de palestrantes convidados do setor público, privado e terceiro setor. Para complementar o conhecimento conceitual e teórico, visitas de campo in loco a clusters brasileiros escolhidos, com apresentações oferecidas por porta-vozes das empresas e entidades analisadas. Conforme projetado, o programa é direcionado para estudantes interessados em competitividade e desenvolvimento local tanto do setor empresarial quanto da administração pública.
POLÍTICAS AMBIENTAIS
A importância do meio ambiente para as organizações privadas e instituições governamentais mudou drasticamente nas últimas décadas. De um tópico marginal sempre esquecido pelos gerentes a uma das principais prioridades das organizações. No entanto, há muito discurso e menos resultados na prática, principalmente nos países em desenvolvimento.
FINANÇAS VERDES E SUSTENTÁVEIS
À medida que os países ao redor do mundo enfrentam desafios persistentes de desenvolvimento, incluindo o impacto das mudanças climáticas, as discussões sobre como gerar e gerenciar os recursos necessários para enfrentar esses desafios estão crescendo e se tornando mais urgentes.
Finanças verdes e sustentáveis, definidas como qualquer atividade financeira estruturada criada para garantir um melhor resultado ambiental, social, de governança e econômico, é uma ideia que tem ganhado força na última década no contexto de pressões crescentes para melhorar os resultados sociais e ambientais, e como parte da Agenda 2030 das Nações Unidas. Nesse cenário, aumentar a disponibilidade de abordagens e instrumentos de finanças verdes e sustentáveis será crucial para o futuro do nosso planeta, a implementação de um modelo econômico mais inclusivo e resiliente, e a lucratividade a longo prazo de projetos e negócios.
Este curso introdutório apresentará e discutirá algumas das principais ideias, estruturas, atores e iniciativas que se enquadram no conceito geral de “finanças verdes e sustentáveis”, utilizando tanto materiais mais gerais quanto exemplos da vida real de todo o mundo. Discutirá o papel que vários tipos de instituições públicas e privadas podem desempenhar na promoção de finanças verdes e sustentáveis, e como elas têm tentado fazer isso na prática. Isso incluirá a análise de títulos verdes, mercados de carbono, avaliações de risco climático, investimentos de impacto social, entre outros, e conectará esses temas a um quadro mais amplo de desenvolvimento sustentável.
INDIVÍDUOS NAS ORGANIZAÇÕES
Este curso fornece aos alunos uma visão geral de alguns dos principais tópicos em comportamento organizacional no nível de análise individual (incluindo motivação, afeto, diferenças individuais, julgamento e tomada de decisão, negociação, liderança, poder, status e voz). O curso é projetado para proporcionar uma ampla exposição às suas numerosas literaturas, uma compreensão de seus conceitos centrais e a oportunidade de desenvolver ideias sobre como você pode contribuir para este campo. Perseguiremos esses objetivos examinando uma mistura de pesquisa teórica e empírica, pensando criticamente sobre seus pontos fortes e limitações, e criando um fórum para você testar suas próprias ideias conceituais e empíricas.
GESTÃO DA INOVAÇÃO
Este curso busca aprofundar nossa compreensão de como as empresas gerenciam tecnologia e inovação para alcançar desempenho competitivo em mercados globais. Uma das características distintivas deste curso é que ele examina o processo de gestão de tecnologia e inovação, particularmente da perspectiva das economias emergentes. Outra característica importante é seu foco nas capacidades que sustentam o desempenho inovador e competitivo das empresas.
ESTRATÉGIA GLOBAL E GESTÃO INTERNACIONAL
Este curso baseia-se nos seus cursos anteriores de doutorado nas áreas de negócios internacionais e gestão estratégica, cobrindo tópicos que fazem a ponte e estendem essas duas áreas, mas que não foram abordados em profundidade em nenhum desses cursos. O curso é projetado para fornecer uma visão geral do campo da estratégia global e familiarizá-lo com várias correntes de pesquisa. A ênfase principal é no desenvolvimento do pensamento sobre negócios internacionais, gestão estratégica e estratégia global, de modo que você possa apreciar como as correntes de pesquisa se desenvolveram ao longo dos anos.
TEORIAS DE LIDERANÇA PARA ORGANIZAÇÕES PRIVADAS E PÚBLICAS
Neste curso, examinaremos a ciência da liderança revisando tanto teorias clássicas quanto contemporâneas de liderança e modelos. Nossa revisão das teorias de liderança cobrirá teorias clássicas de liderança, como as teorias de traços, comportamentais e de contingência, perspectivas neocarismáticas de liderança, teorias de interações líder-seguidor, abordagens centradas no seguidor, teorias de liderança implícita e cognitiva, moralidade e liderança, liderança intercultural, bem como introduzir os alunos a tópicos emergentes na pesquisa de liderança.
TEORIA ORGANIZACIONAL
A Teoria Organizacional, também chamada de Teoria da Organização e da Administração nos Estados Unidos e Estudos Organizacionais na Europa, tornou-se um campo de conhecimento e práticas cada vez mais criativo e pluralista e, ao mesmo tempo, contestado e conservador. Juntamente com o surgimento de múltiplas formas de ser, organizar, gerenciar e conhecer, e de movimentos antidemocráticos contra a diversidade, a inclusão, a justiça social, o antirracismo e a equidade em uma era complexa de globalizações, e não do fim neoliberal da história, esse campo incorpora uma preocupação crescente e mundial com a forma como as organizações e a academia podem promover transformações que poderiam levar a um mundo melhor para todos. Nosso curso de aprendizado oferece uma compreensão profunda do campo, com foco em questões urgentes que afetam a maioria do mundo, como desigualdade, justiça social, desenvolvimento sustentável, patriarcado, racismo e assim por diante, dentro e fora da academia dominante.
POBREZA E COMPORTAMENTO
Este curso introduzirá os alunos ao estudo das consequências comportamentais da pobreza. Baseando-se em teoria e pesquisa nas ciências comportamentais, exploraremos como viver em contextos de escassez molda processos psicológicos básicos e influencia decisões críticas. As aplicações cobrirão uma ampla gama de campos, incluindo Marketing, Finanças, Comportamento Organizacional, Liderança e Ciência Política. Assim, este curso oferecerá uma exposição aprofundada aos conceitos centrais que ligam pobreza e tomada de decisão, ao mesmo tempo que enfatiza a ampla gama de ramificações que isso pode ter para diferentes disciplinas.
METODOLOGIA DE PESQUISA
O curso visa discutir a diferença entre objeto científico e senso comum, bem como como a metodologia científica pode ser usada para resolver problemas empresariais. Assim, focará em como formular uma pergunta de pesquisa e escolher os métodos de pesquisa metodológicos adequados.
CULTURA DE RISCO E GOVERNANÇA
O conceito de cultura, risco (risco de desastres, riscos de acidentes, riscos para as comunidades e riscos para os trabalhadores) e governança. Os grandes desastres industriais e seu impacto sobre as comunidades e o meio ambiente. O risco e suas origens sociológicas. O conceito de “desincorporação” e risco em A. Guiddens. Risco industrial e mudança climática: questões exponenciais. Risco, transição energética e comunidades: desafios para o setor de mineração brasileiro. Risco e governança. Risco e ESG. Risco e legitimidade. Os conceitos de vazios de governança e vazios institucionais. Subcontratados, governança híbrida e os riscos ocultos. Gerenciamento de organizações em contextos extremos: bombeiros, forças especiais e emergências hospitalares: preparando-se para o inesperado.
TRANSIÇÕES SUSTENTÁVEIS
O significado de desenvolvimento mudou ao longo das décadas. As mudanças planetárias e a nova agenda de desenvolvimento, reforçadas pelo lançamento do documento “Transformando Nosso Mundo” pela ONU em 2015, exigem uma mudança radical na sociedade para alcançar um desenvolvimento mais sustentável, antes que seja tarde demais. Tanto os governos e administrações públicas, quanto as empresas, instituições internacionais e indivíduos, terão que pensar e agir de maneira muito diferente de como fazem hoje. Nesta disciplina, discutiremos do ponto de vista conceitual o significado das ideias relacionadas às transições para o desenvolvimento sustentável, quais são as condições institucionais e como criar políticas públicas que possam catalisar essas transformações. Também faremos uma conexão com a prática por meio de discussões sobre pesquisas empíricas e problemas práticos. Leremos sobre as principais teorias e autores que ajudam a sustentar discussões sobre transformações.
Matriz Curricular
MiM
1º TRIMESTRE
MIM
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
2º TRIMESTRE
MIM
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
3º TRIMESTRE
MIM
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
4º TRIMESTRE
MIM
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina Eletiva | 30h |
Disciplina Eletiva | 30h |
Disciplina Eletiva | 30h |
Projeto | 90h |
5º TRIMESTRE
MIM
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Defesa de Dissertação | 150h |
MiM Dupla Titulação
1º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
2º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
3º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
Disciplina eletiva / ênfase | 30h |
4º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplina Eletiva | 30h |
Disciplina Eletiva | 30h |
Disciplina Eletiva | 30h |
Projeto | 90h |
5º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplinas Universidade parceira | - |
Disciplinas Universidade parceira | - |
6º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplinas Universidade parceira | - |
Disciplinas Universidade parceira | - |
7º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Disciplinas Universidade parceira | - |
Disciplinas Universidade parceira | - |
8º TRIMESTRE
MIM Dupla Titulação
Disciplina | Carga Horária |
---|---|
Defesa da dissertação | 150h |