Duração do curso
22 meses
Início
03/02/2025
Período de inscrição
01/07 - 18/11/2024
05/02 - 24/05/2024
Selecione a modalidade de curso:
Veja o folder
thumb

Duração do Curso

O Mestrado Profissional em Administração Pública pode ser feito nas formas regular e intensiva. Ambas as modalidades contam com a aprovação da Defesa do Trabalho Final de Curso.  

Quer saber como funciona? 


Turma Regular:  

Aulas presenciais: trimestral. 

Duração total do curso: 22 meses. 


Turma Intensiva:  

Aulas presenciais: 12 semanas (total);  

Intervalo entre os encontros presenciais: aproximadamente seis semanas; 

Duração total do curso: 22 meses; 

Frequências e Horários

Todos os alunos devem cursar, no mínimo, duas disciplinas por período.


Na modalidade Regular, as aulas são oferecidas a noite, sendo as disciplinas oferecidas uma vez por semana ao longo de 10 encontros


Já na modalidade intensiva, é preciso comparecer de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Uma disciplina é trabalhada segunda, terça e quarta, enquanto a outra é cursada na quinta e na sexta-feira.

Área de Atuação

O Mestrado Profissional em Administração Pública é um curso prestigiado, que tem o melhor corpo docente do país e prepara os profissionais para atuarem nas diversas áreas dos setores públicos brasileiro e internacional. O programa também abre portas para trabalhos em consultorias e para o desenvolvimento de carreiras acadêmicas.  


É possível atuar em áreas diversas, como estatais, agências reguladoras, terceiro setor, empreendedorismo social, relações internacionais, entre outras. 

Titulação

Mestre em Administração Pública

Coordenação

Coordenadora do programa

Professora Alketa Peci
Doutora em Administração

Coordenadora Adjunta do programa

Professora Aline Menezes
Doutora em Administração

Quem Somos

Vivência Internacional

 

 

Excelência Acadêmica

Corpo Docente

Com um grupo seleto dos melhores profissionais do país, o corpo docente do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) se destaca pela qualidade acadêmica, sendo composto exclusivamente por doutores que participam ativamente de conferências e projetos de pesquisa reconhecidos internacionalmente. 

Os professores também são referências em publicações técnicas e científicas em revistas e periódicos de todo o mundo. 

 

Incentivo à pesquisa discente

A pesquisa é parte fundamental do Mestrado, portanto, o aluno terá pela frente desafios constantes nos âmbitos nacional e internacional. Estimulado a ser um pensador crítico, o mestrando é motivado a realizar intercâmbios com instituições de ensino e pesquisa parceiras da Escola, fazer publicações acadêmicas em periódicos da área e participar de congressos em todos os continentes. 

Base de Dados

Com materiais completos e atuais, a FGV EBAPE sai na frente de todas as instituições quando o assunto é o seu acervo de conhecimento: a Escola possibilita um acesso riquíssimo a amplas bases de dados e indexadores, disponibilizados na própria instituição ou por conexão remota.  

Alunos e professores experimentam os conteúdos da Harvard Business School (HBS) por meio do método-caso e do acesso aos casos produzidos pela HBS. Têm, também, direito à assinatura digital da plataforma do Financial Times (FT), com acesso à área de pesquisa e a um conteúdo completo sobre negócios, carreira, atualidades, sustentabilidade, dentre outros. 

Preparação para a Docência

 

Networking

 

icone

Integração e Networking

Além da troca proporcionada dentro das salas de aula do MAP, os alunos podem cursar disciplinas em outros programas da Escola, no nível Mestrado, até o limite de três disciplinas eletivas. Isso possibilita um valioso intercâmbio de experiências entre os campos da Administração Pública e Privada. 

A integração e o networking dos estudantes são tão completos que eles podem formar alianças no Brasil e no mundo, construindo uma sólida rede de contatos com seus colegas – em geral, gestores dos principais órgãos públicos – e vivenciando uma valiosa troca de experiências. 

icone

Vivência multicultural 

O Mestrado Profissional em Administração Pública fortalece e aumenta o intercâmbio cultural discente e docente, permitindo que o aluno obtenha uma ampla experimentação multicultural de atividades acadêmicas e extracurriculares nos âmbitos nacional e internacional.  

Os alunos também são incentivados a submeter estudos e pesquisas em congressos acadêmicos, aumentando seu repertório e sua rede de contatos. 

Alumni

Alumni 

A Rede Alumni FGV EBAPE oferece um canal para que os egressos possam propor iniciativas, compartilhar experiências, dar visibilidade a projetos que estejam desenvolvendo, além de outras iniciativas de interesse da comunidade.  

Conheça a Rede Alumni › 

“O Mestrado em Administração Pública da FGV EBAPE ofereceu uma visão mais ampla e profunda do Estado brasileiro e foi fundamental em minha aprovação no concurso para Conselheiro-Substituto.” 

Felipe Puccioni

Alumno | Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
depoimento

"O Mestrado da FGV EBAPE foi de extrema e profunda aplicabilidade na minha carreira, uma vez que pude levar as discussões relacionadas à nossa Instituição Federal de Ensino Superior e adquiri conhecimentos relevantes para trazê-los a minha instituição.” 

Mônica Vetromille

Alumna | Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Servidora da área de Desenvolvimento na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas na UNIRIO e Membro do Grupo GWU-CAF-FGV Brasil 2016
depoimento

“Ter realizado o Mestrado na FGV EBAPE foi de grande importância para incrementar minha competência técnica, em minha área de atuação, assim como me estimulou na produção de conhecimento sobre políticas públicas e gestão. O excelente corpo docente da Escola e sua reconhecida tradição e sua qualidade acadêmica foram determinantes para que eu escolhesse o Mestrado da FGV EBAPE.” 

Eduardo Bizzo

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP), Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração
Gestor no BNDES
depoimento

"Para um gestor público como eu, que tomo decisões que afetam diretamente a vida dos cidadãos, o MAP desenvolve a capacidade de desenho e implementação de Políticas Públicas e de Governança da Administração Pública. Por intermédio dele, tive a oportunidade de participar da Tutoria com a Graduação da FGV EBAPE, experiência valiosa para a docência, e do Intercâmbio internacional. O Networking proporcionado permitiu a interação com gestores de diversos órgãos e agências de Governo." 

Julio Cesar Urdangarin

Alumno | Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Diretor de Operações Empresa Municipal de Informática - IPLANRIO
depoimento

"Ter participado do MAP foi uma experiência absolutamente importante para melhoria de minha qualificação profissional, servindo de alicerce no desenvolvimento das atribuições na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, além de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos decorrentes da formatação de alto nível das disciplinas e do corpo docente. Houve, ainda, a possibilidade de troca de experiências com colegas do Mestrado que atuam nas mais diversas áreas de governo e da iniciativa privada, o que enaltece ainda mais o programa da FGV." 

Lenise Barcellos de Mello Secchin

Alumna | Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Chefe de Gabinete da Presidência da Agência Nacional de Saúde – ANS
depoimento

“Por meio do MAP, tive acesso a um instrumental teórico essencial para a compreensão dos desafios que enfrento, diariamente, na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Este contato privilegiado com o estado da arte da produção científica, a troca de experiências com colegas e professores e a análise de inúmeros casos reais foram – e continuam sendo – fundamentais para o meu desenvolvimento pessoal e para a qualidade das tarefas que executo em minha vida profissional." 

Alexandre Sérgio Vieira

Alumno | Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Presidente da FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica Ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro
depoimento

“O MAP é um Mestrado com uma proposta voltada para a elaboração e a execução de políticas públicas, o que está diretamente relacionado com as funções que exerço na Seplag, onde coordeno cinco áreas de atuação no Estado: Orçamento, Planejamento, Recursos Humanos, Recursos Logísticos e Patrimônio Imobiliário. Para a minha carreira profissional foi importante porque proporcionou um espaço de reflexão sobre Administração Pública, não só no Brasil, como também no âmbito internacional. 

Cláudia Uchôa Cavalcanti

Alumna | Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Secretária de Estado de Planejamento e Gestão do Governo do Rio de Janeiro (2014 -2016)
depoimento

"O MAP possui uma grade de disciplinas e um corpo docente de excelência, atraindo profissionais de diferentes nichos da administração pública direta e indireta, de diversos estados do Brasil, enriquecendo ainda mais o debate sobre políticas públicas, em um ambiente de grande heterogeneidade. O conteúdo teórico nacional e internacional, aliado à diversidade de experiências proporcionada pelos alunos e professores, ampliaram substancialmente minha percepção da gestão e execução de políticas adequadas para o setor público cultural fluminense." 

Felipe Caldeira Marron

Alumno | Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
Presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro - FUNARJ
depoimento

Quatro Acreditações Internacionais

Uma Escola célebre e renomada como a FGV EBAPE possui amplo reconhecimento de instituições internacionais de avaliação acadêmica. Cursos, programas, corpo docente e conteúdos programáticos têm vários selos e acreditações: 

 

EBAPE
Mestrado Profissional
Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP)
RJ
Rio de Janeiro
A A A
High contrast