IBEA - International Business Education Alliance

Programas Internacionais

IBEA - International Business Education Alliance

O aluno precisa ingressar na Graduação para, depois, entrar no IBEA.

imagem

O que é o IBEA?

O International Business Education Alliance – IBEA é um programa único, fruto da parceria entre quatro escolas de negócios internacionalmente reconhecidas. Permite que o aluno, após concluir os primeiros dois anos da Graduação na FGV EBAPE, estude cada semestre em um continente diferente, dando a oportunidade para que ele viva a teoria e a prática do aprendizado de gestão em diferentes países e culturas. Cada turma internacional é composta por 10 alunos de quatro escolas parceiras, o que constitui uma turma de 40 alunos globais. 


Cada instituição anfitriã oferece disciplinas específicas, além de cursos culturais e uma imersão profissional. 


Além de uma forte exposição local e regional, os alunos irão adquirir experiência prática em gestão global, trabalhando em estreita colaboração com organizações parceiras de cada Escola. 

Estrutura do programa

O aluno da FGV EBAPE cursa, normalmente, os dois primeiros anos da Graduação aqui no Brasil e, após esse período, pode requerer o ingresso no programa IBEA, conforme a seguinte estrutura: 
  • Quatro primeiros semestres cursados necessariamente na FGV EBAPE. 


  • O quinto, o sexto e o sétimo semestres são cursados nas outras três instituições participantes do IBEA, formando uma única turma com os alunos selecionados de cada escola. 


  • O último semestre é concluído no Brasil e conta com a participação dos alunos em um projeto de vivência organizacional em empresas relevantes em seus segmentos. Nesse mesmo período, os discentes celebram a conclusão do curso. 


  • Ao término do período de estadia em cada uma das instituições de destino, o aluno receberá um histórico contendo todas as disciplinas cursadas, carga horária e o número de créditos concluídos. 


  • Caso o aluno tenha alguma reprovação em uma das disciplinas cursadas no exterior, ao retornar à FGV EBAPE deverá cumpri-la para completar a grade e obter o diploma. 


  • Sendo aprovado em todas as disciplinas específicas de cada instituição, o aluno ganhará um certificado de participação assinado por cada uma das escolas e, ao cumprir todo o currículo obrigatório, obterá o Diploma de Graduação em Administração da FGV EBAPE.

 Fluxograma do programa IBEA

fluxograma do programa

Requisitos para participar do IBEA.

  • Ser aluno de Graduação em Administração da FGV EBAPE. O participante deverá estar regularmente matriculado durante todo o processo de seleção e, também, durante todo o período de realização do programa. 


  • Inscrever-se em modalidade de intercâmbio, com duração de 18 meses, em três países. 


  • Ser maior de 18 anos, ou, se menor de idade, apresentar permissão dos responsáveis. . 


  • Possuir, no mínimo, coeficiente de rendimento (CR) 7.0. 


  • Possuir um bom domínio da língua inglesa, comprovado por meio de exame acadêmico. 


  • Apresentar carta de motivação em inglês. 


  • Apresentar currículo em inglês. 


  • Apresentar carta de recomendação de docente da FGV EBAPE, em português. 


  • Entregar a documentação completa até o prazo final estabelecido. 


Investimento 

Não há investimento adicional! Os alunos pagarão as mensalidades escolares às suas instituições de origem e nenhuma taxa ou mensalidade será cobrada pela instituição de destino.  

Cada estudante será responsável por obter os vistos necessários, assim como os custos de acomodação, viagem, seguro e quaisquer outras despesas pessoais durante o período de estudos na instituição de destino. 

Quatro Acreditações Internacionais

Uma Escola célebre e renomada como a FGV EBAPE possui amplo reconhecimento de instituições internacionais de avaliação acadêmica. Cursos, programas, corpo docente e conteúdos programáticos têm vários selos e acreditações: 

 

Modernidade e conforto em dois endereços privilegiados

Uma formação de alto nível merece uma estrutura compatível. Por isso, as unidades de Botafogo e Barra da Tijuca contam com todo o aparato tecnológico e físico para estimular o aprendizado, com espaços de estudo, laboratórios, auditórios, ambientes interativos, áreas de convivência e salas de PBL (Problem Based Learning). 

A A A
High contrast