Excelência da FGV EBAPE
Com mais de 70 anos de inovação e pioneirismo em ensino e pesquisa, a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas é a maior referência em Administração do Brasil, com diferenciais como: forte internacionalização, excelência do corpo docente e reconhecimento global.
Além das maiores notas do MEC e da CAPES, a Escola possui acreditações internacionais e valiosas parcerias com instituições de todo o mundo, consolidando a sua alta qualidade e propiciando um ensino de ponta para alunos em diferentes fases da carreira.
A FGV EBAPE é, também, um polo de conhecimento de ponta, com a realização de pesquisas de grande aplicabilidade, extremamente relevantes para a evolução da sociedade.
Acreditações
A FGV EBAPE é reconhecida em todo o mundo pela excelência do seu ensino, a assertividade da sua metodologia e pela qualidade de seus professores. Isso se comprova por meio da conquista de importantes selos de acreditação em todo o mundo, que atestam o alto padrão de qualidade da Escola e de quem faz parte dela.
AACSB
Association for Advance Collegiate Schools of Business
Em 2018, a FGV EBAPE conquistou o selo da AACSB International (AACSB): maior acreditadora americana para escolas de negócios. No Brasil, apenas três instituições possuem esse selo, o que mostra a relevância desse reconhecimento internacional, colocando a Escola em um seleto grupo do mundo.
Fazer parte da AACSB reforça o ensino de ponta oferecido pela FGV EBAPE, evidenciando a excelência do seu corpo docente e o alto padrão dos seus alunos.
EQUIS-EFMD
European Quality Improvement System
Em 2014, a FGV EBAPE obteve o selo da acreditação internacional EQUIS do European Quality Improvement System (EQUIS-EFMD), uma das certificações mais importantes do mundo acadêmico. O credenciamento EQUIS da EFMD (European Foundation for Management Development), órgão que avalia instituições de ensino de Administração, representa um importante reconhecimento global da qualidade da Escola, sendo concedido apenas a instituições que atendem aos mais exigentes padrões internacionais de ensino e pesquisa.
Para manter-se em constante aperfeiçoamento, as Escolas Acreditadas passam por reavaliações que garantem a manutenção do padrão internacional de ensino e pesquisa e, em 2023, a FGV EBAPE teve sua excelência, mais uma vez, confirmada.
No Brasil, apenas quatro instituições, além da FGV EBAPE, possuem esse selo.
ICAPA
International Commission on Accreditation of Public Administration Education and Training
O Mestrado Profissional em Administração Publica (MAP) da FGV EBAPE conquistou a Acreditação International ICAPA (International Commission on Accreditation of Public Administration Education): a instituição responsável pelo credenciamento de programas de Educação e Formação em Administração Pública, de acordo com as normas do Conselho de Administração da International Association of Schools and Institutes of Administration (IASIA).
NASPAA
Network of Schools of Public Policy, Affairs, and Administration
Em 2023, a FGV EBAPE conquistou mais um importante selo de acreditação internacional, o da NASPAA - Network of Schools of Public Policy, Affairs, and Administration, reconhecida como a acreditadora global de programas de mestrado em administração pública e áreas afins. Após um rigoroso processo de avaliação, somos a primeira Escola no Brasil a obter o almejado selo NASPAA. Tal reconhecimento ratifica o compromisso da Escola com a excelência acadêmica em pesquisa e ensino no campo da administração pública e contribui para a consolidação da sua reputação internacional entre as melhores escolas de administração do mundo.
Documentos
Estatuto da FGV
O Estatuto Social da FGV disciplina a qualificação da entidade, o tipo jurídico da sociedade da qual ela faz parte, a sua localização, o seu objeto social, entre outros.
Código de Ética e Conduta
Referência para atuação pessoal e profissional de todos os públicos que fazem parte da comunidade FGV, o Código de Ética e Conduta estabelece um padrão de relacionamento respeitoso e transparente aderente à missão, à visão e aos valores e princípios éticos da Instituição.
Regimento da Escola
O Regimento é um conjunto de regras que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar, estabelecendo a forma de trabalho, as normas para realizá-lo, assim como os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente.
Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior, as estratégias para atingir suas metas e objetivos e as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão. Abrangendo um período de cinco anos, o PDI contempla o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações e a manutenção de padrões de qualidade.
Autos Autorizativos
Os atos autorizativos são expedidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para garantir o funcionamento de uma instituição de ensino superior para a oferta de cursos de Graduação e de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
- Graduação: credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior (IES) e autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.
Programas de Pós-graduação Stricto Sensu: a CAPES se utiliza de avaliação quadrienal, com atribuição de conceitos que variam de 1 a 7.
Comissão Própria de Avaliação
A FGV EBAPE tem uma Comissão própria de Avaliação (CPA), responsável por coordenar e articular o processo interno de avaliação e sistematizar e disponibilizar informações e dados importantes. A criação da CPA visa atender à Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Em cumprimento à Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº. 65/2014, o processo de autoavaliação da Escola contempla os cinco eixos:
Planejamento e Avaliação
Desenvolvimento Institucional
Políticas Acadêmicas
Políticas de Gestão
Infraestrutura Física
A Comissão Própria de Avaliação é composta por representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A CPA promove a autoavaliação da Escola com o objetivo de identificar as potencialidades e os desafios, corrigir rumos e fortalecer a participação acadêmica.
São membros da CPA
REPRESENTAÇÃO | NOME |
Corpo Docente | Roberto da Costa Pimenta |
Corpo Docente | Bernardo de Abreu Guelber Fajardo |
Corpo Discente | Guilherme Soares Azevedo |
Corpo Discente | Ricardo Mello Duarte |
Corpo Técnico-Administrativo | Marco Antônio Teixeira do Amaral |
Corpo Técnico-Administrativo | Darliny Maria Amorim de Sousa Oliveira |
Sociedade Civil Organizada - Setor Público | Gustavo Guimarães Marchisotti |
Sociedade Civil Organizada - Terceiro Setor | Aline de Matos Lima Fróes |
Veja os relatórios da CPA
Para contatar a Comissão Própria de Avaliação, preencha o formulário a seguir ou envie um e-mail para cpa.ebape@fgv.br. É possível preencher o formulário de forma anônima, se preferir.
Estamos à disposição para receber suas contribuições e feedbacks.
Conselho Consultivo Internacional
Para manter o padrão de ensino das melhores Escolas de Negócios do mundo, a FGV EBAPE busca expandir cada vez mais sua atuação internacional. Com esse objetivo, foi criado o Conselho Consultivo Internacional, que aproxima a Escola de executivos e diretores de instituições renomadas no exterior.
O trabalho do Conselho tem como foco principal o direcionamento estratégico da FGV EBAPE, discutindo aspectos acadêmicos, melhoria dos programas e temas relacionados à carreira e às relações corporativas.
Comitê de Diversidade
Diversidade e inclusão são valores essenciais
Promover e apoiar um ambiente diverso e acolhedor, que permita uma multiplicidade de visões e perspectivas em todas as atividades da FGV EBAPE, é a missão do Comitê de Diversidade.
Presidente do Comitê de Diversidade:
Representantes do Corpo Docente:
Prof. Yuna Souza dos Reis da Fontoura
Prof. Hélio Arthur Reis Irigaray
Prof. Alexandre de Almeida Faria
Prof. Fatima Bayma de Oliveira
Representantes do Corpo Técnico Administrativo:
Anderson do Nascimento Ricci
Jussara Gomes Figueiredo Bezerra
Representantes do Corpo Discente (Graduação e Pós Graduação):
Eduarda Costa Pereira de Sá
Adriana Norival Ferreira
Davi Peres Lourenço Gomes
Conselho Alumni
O Conselho Alumni FGV EBAPE foi criado para dar direcionamento estratégico, com foco no desenvolvimento contínuo da pesquisa e da prática em Administração. Dessa forma, a Escola se mantém entre as principais instituições de ensino superior do mundo.
O Conselho expande a conexão da FGV EBAPE com o mercado devido à visão e à experiência de seus egressos, que são profissionais e executivos em grandes instituições. Assim, aumenta a sinergia entre Escola, organizações e sociedade. Também são ampliadas as possibilidades de inserção dos alunos e alumni no mercado.
Plano Estratégico
Com um Plano Estratégico de cinco anos de duração (de 2021 a 2025), a FGV EBAPE busca se reposicionar no mercado, incorporar novos atributos da marca, priorizar, renovar, lançar novos programas e buscar oportunidades para alcançar excelência operacional.
O plano foi elaborado a partir de um amplo processo de consulta realizado entre outubro de 2020 e março de 2021, no qual professores, alunos, funcionários, alumni e representantes do mercado ofereceram valiosas contribuições, que foram complementadas por pesquisa secundária em alto nível para entender como as melhores escolas de negócios do mundo estão se posicionando.
O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma visão unificada de futuro e estabelecer um norte estratégico, ratificando e retificando o plano de iniciativas atualmente em vigor.
O plano estratégico foi estruturado para endereçar três linhas de ação:
Promover o crescimento com novas iniciativas
Construir uma marca aspiracional (amplamente conhecida e distinta): premier, internacional, socialmente responsável, empreendedora e inovadora – a entrega de conteúdo deve estar à altura da marca.
Ajustar o foco para ampliar os negócios orientados à prática, priorizando a Graduação (tradicional e tecnológica) como um motor para incrementar o volume e reestruturando programas de baixo desempenho.
Aumentar a penetração no setor privado (B2B).
Projetar e implementar o Venture Lab da FGV EBAPE, fomentando o empreendedorismo universitário.
Cobrir espaços em branco – DBA, lifelong learning, cursos modulares (debundling) – visando crescimento adicional.
Ajustar iniciativas já existentes, de forma que sejam alavancas para o crescimento
Evoluir o Coordenador Acadêmico para Gestor de Produto/ Diretor de Programa.
Continuar trabalhando no aprimoramento da comunicação (interna e externa).
Avaliar constantemente a remuneração, medidas e incentivos para atrair e reter um corpo docente diversificado, altamente engajado, responsável e produtivo.
Digitalização e automação de processos para incremento de produtividade.
Alavancar sinergias entre programas e departamentos (apontar um responsável).
Projetar e implementar uma nova jornada do aluno na FGV EBAPE (pré/durante/pós).
Defender as áreas de vantagem competitiva
Impulsionar nossa excelência na reputação em pesquisa.
Expandir nossa liderança em presença internacional, aprofundando relações existentes.
Manter e avançar nas classificações de qualidade e acreditação.
Aprofundar nossa posição de liderança de mercado no setor público.
O plano estratégico definiu seis caminhos principais:
1
Busca constante de distinção acadêmica: defender nossa notável reputação de ensino e pesquisa, redes internacionais bem estabelecidas e posição privilegiada de mercado no setor público. Atrair, treinar e reter um corpo docente diversificado, altamente engajado, responsável e produtivo.
2
Continuar a expansão de nossa presença internacional em pesquisa e ensino: recuperar espaço na América Latina e estabelecer novos esforços de cooperação em mercados desenvolvidos e emergentes (em particular na África Portuguesa e na Ásia);
3
Reposicionamento gradual da presença da FGV EBAPE no mercado para ser compreendida como uma marca aspiracional (amplamente conhecida e distinta), reforçando os seguintes atributos: premier, academicamente forte, internacional, socialmente responsável, empreendedora e inovadora. A estratégia Go-to-market e a entrega de conteúdo devem ser ajustadas de acordo com esses atributos. Projeto e implementação de uma nova experiência distinta e de alto nível ao aluno da FGV EBAPE.
4
Intensificar nossa conexão com a indústria, particularmente o setor privado, melhorando o diálogo entre a Escola e o mundo corporativo. Fazer a ponte entre teoria e prática, respondendo às necessidades do mundo real, explorando campos sensíveis ao mercado em ensino e pesquisa, e aproveitando a pesquisa aplicada de alta classe (por exemplo, o Venture Lab da FGV EBAPE). Preservar nossa posição de liderança no setor público.
5
Fortalecer nossos programas orientados à prática, priorizando cursos de Graduação como um motor de crescimento, reestruturando aqueles com baixo desempenho, planejando o lançamento de um programa de DBA e procurando oportunidades para oferecer formação contínua (lifelong learning).
6
Aprimorar nossa excelência operacional com automação, digitalização, inteligência de negócios e alavancagem dos ativos existentes da FGV EBAPE. Sinergias entre programas e funções de suporte para impulsionar a qualidade, a produtividade e o envolvimento. Ajustar o currículo para refletir o novo posicionamento (internacional, socialmente responsável, empreendedor e inovador). Progredir gradualmente o papel do Coordenador Acadêmico para a de Gestor de Produto/ Diretor de Programa.
Onde Estamos
Botafogo
Edifício Ministro Roberto Campos
R. Jorn. Orlando Dantas, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro.
Barra da Tijuca
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS)
Av. das Américas, 3434 / Bl. I - Barra da Tijuca , Rio de janeiro.