A Escola
Uma escola Global
A Escola
Excelência da FGV EBAPE
Com mais de 70 anos de inovação e pioneirismo em ensino e pesquisa, a FGV EBAPE é a maior referência em Administração do Brasil, com diferenciais como: forte internacionalização, excelência do corpo docente e reconhecimento global.
Além das maiores notas do MEC e da CAPES, a Escola possui acreditações internacionais e valiosas parcerias com instituições de todo o mundo, consolidando a sua alta qualidade e propiciando um ensino de ponta para alunos em diferentes fases da carreira.
A FGV EBAPE é, também, um polo de conhecimento de ponta, com a realização de pesquisas de grande aplicabilidade, extremamente relevantes para a evolução da sociedade.

Acreditações
A FGV EBAPE é reconhecida em todo o mundo pela excelência do seu ensino, a assertividade da sua metodologia e pela qualidade de seus professores. Isso se comprova por meio da conquista de importantes selos de acreditação em todo o mundo, que atestam o alto padrão de qualidade da Escola e de quem faz parte dela.
Documentos
Estatuto da FGV
O Estatuto Social da FGV disciplina a qualificação da entidade, o tipo jurídico da sociedade da qual ela faz parte, a sua localização, o seu objeto social, entre outros.
Código de Ética e Conduta
Referência para atuação pessoal e profissional de todos os públicos que fazem parte da comunidade FGV, o Código de Ética e Conduta estabelece um padrão de relacionamento respeitoso e transparente aderente à missão, à visão e aos valores e princípios éticos da Instituição.
Regimento da Escola
O Regimento é um conjunto de regras que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar, estabelecendo a forma de trabalho, as normas para realizá-lo, assim como os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente.
Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior, as estratégias para atingir suas metas e objetivos e as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão. Abrangendo um período de cinco anos, o PDI contempla o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações e a manutenção de padrões de qualidade.
Autos Autorizativos
Os atos autorizativos são expedidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para garantir o funcionamento de uma instituição de ensino superior para a oferta de cursos de Graduação e de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
Graduação: credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior (IES) e autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.
Programas de Pós-graduação Stricto Sensu: a CAPES se utiliza de avaliação quadrienal, com atribuição de conceitos que variam de 1 a 7.
Comissão Própria de Avaliação
A FGV EBAPE tem uma Comissão própria de Avaliação (CPA), responsável por coordenar e articular o processo interno de avaliação e sistematizar e disponibilizar informações e dados importantes. A criação da CPA visa atender à Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Em cumprimento à Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº. 65/2014, o processo de autoavaliação da Escola contempla os cinco eixos:
Planejamento e Avaliação
Desenvolvimento Institucional
Políticas Acadêmicas
Políticas de Gestão
Infraestrutura Física
A Comissão Própria de Avaliação é composta por representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A CPA promove a autoavaliação da Escola com o objetivo de identificar as potencialidades e os desafios, corrigir rumos e fortalecer a participação acadêmica.
São membros da CPA 2021/2022:
REPRESENTAÇÃO | NOME |
Corpo Docente – Presidente da CPA | Roberto da Costa Pimenta Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa – CFAP |
Corpo Docente – Pós-graduação | Joaquim Rubens Fontes Filho Coordenador do Mestrado Executivo e Gestão Empresarial |
Corpo Docente – Graduação | Bernardo de Abreu Guelber Fajardo Coordenador de Graduação em Administração |
Corpo Discente – Graduação | Igor Xavier de Paiva Terra Ferreira Aluno da Graduação; Presidente do Diretório Acadêmico |
Corpo Discente – Pós-Graduação | Kelly Weires Rodrigues Soares Avelino Aluna do Doutorado em Administração |
Corpo Discente – Graduação Online Tecnológica | Vanessa Barbosa Teixeira Aluna de Processos Gerenciais |
Corpo Técnico-Administrativo | Marcelo Nascimento de Almeida Supervisor de Regulação, Propesquisa e Gestão Acadêmica |
Corpo Técnico-Administrativo | Marco Antônio Teixeira do Amaral Diretoria de Operações da FGV |
Corpo Técnico-Administrativo | Darliny Maria Amorim de Sousa Oliveira Coordenadora de Comunicação Integrada e da Rede Alumni |
Sociedade Civil Organizada – Setor Privado | Bruno Souza Gomes CEO da Digital Media Academy |
Sociedade Civil Organizada – Setor Público | Gustavo Guimarães Marchisotti Gestor de Tecnologia da Informação do DATAPREV |
Sociedade Civil Organizada – Terceiro Setor | Aline de Matos Lima Fróes Cofundadora e Diretora Executiva da 1STi e Vai na Web |
Veja os relatórios da CPA
Para entrar em contato com a Comissão Própria de Avaliação, envie um e-mail para cpa.ebape@fgv.br
Conselho Consultivo Internacional
Para manter o padrão de ensino das melhores Escolas de Negócios do mundo, a FGV EBAPE busca expandir cada vez mais sua atuação internacional. Com esse objetivo, foi criado o Conselho Consultivo Internacional, que aproxima a Escola de executivos e diretores de instituições renomadas no exterior.
O trabalho do Conselho tem como foco principal o direcionamento estratégico da FGV EBAPE, discutindo aspectos acadêmicos, melhoria dos programas e temas relacionados à carreira e às relações corporativas.
Comitê de Diversidade
Diversidade e inclusão são valores essenciais
Promover e apoiar um ambiente diverso e acolhedor, que permita uma multiplicidade de visões e perspectivas em todas as atividades da FGV EBAPE, é a missão do Comitê de Diversidade.
Representantes do Corpo Docente:
Prof. Yuna Souza dos Reis da Fontoura
Prof. Hélio Arthur Reis Irigaray
Prof. Alexandre de Almeida Faria
Prof. Fatima Bayma de Oliveira
Representantes do Corpo Técnico Administrativo:
Darliny Maria Amorim de Sousa Oliveira
Danusa Santos de Vasconcellos
Carlos Victor Moura Fé Loos
Conselho Alumni
O Conselho Alumni FGV EBAPE foi criado para dar direcionamento estratégico, com foco no desenvolvimento contínuo da pesquisa e da prática em Administração. Dessa forma, a Escola se mantém entre as principais instituições de ensino superior do mundo.
O Conselho expande a conexão da FGV EBAPE com o mercado devido à visão e à experiência de seus egressos, que são profissionais e executivos em grandes instituições. Assim, aumenta a sinergia entre Escola, organizações e sociedade. Também são ampliadas as possibilidades de inserção dos alunos e alumni no mercado.
Plano Estratégico
Com um Plano Estratégico de cinco anos de duração (de 2021 a 2025), a FGV EBAPE busca se reposicionar no mercado, incorporar novos atributos da marca, priorizar, renovar, lançar novos programas e buscar oportunidades para alcançar excelência operacional.
O plano foi elaborado a partir de um amplo processo de consulta realizado entre outubro de 2020 e março de 2021, no qual professores, alunos, funcionários, alumni e representantes do mercado ofereceram valiosas contribuições, que foram complementadas por pesquisa secundária em alto nível para entender como as melhores escolas de negócios do mundo estão se posicionando.
O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma visão unificada de futuro e estabelecer um norte estratégico, ratificando e retificando o plano de iniciativas atualmente em vigor.
O plano estratégico foi estruturado para endereçar três linhas de ação:
Promover o crescimento com novas iniciativas
Construir uma marca aspiracional (amplamente conhecida e distinta): premier, internacional, socialmente responsável, empreendedora e inovadora – a entrega de conteúdo deve estar à altura da marca.
Ajustar o foco para ampliar os negócios orientados à prática, priorizando a Graduação (tradicional e tecnológica) como um motor para incrementar o volume e reestruturando programas de baixo desempenho.
Aumentar a penetração no setor privado (B2B).
Projetar e implementar o Venture Lab da FGV EBAPE, fomentando o empreendedorismo universitário.
Cobrir espaços em branco – DBA, lifelong learning, cursos modulares (debundling) – visando crescimento adicional.
Ajustar iniciativas já existentes, de forma que sejam alavancas para o crescimento
Evoluir o Coordenador Acadêmico para Gestor de Produto/ Diretor de Programa.
Continuar trabalhando no aprimoramento da comunicação (interna e externa).
Avaliar constantemente a remuneração, medidas e incentivos para atrair e reter um corpo docente diversificado, altamente engajado, responsável e produtivo.
Digitalização e automação de processos para incremento de produtividade.
Alavancar sinergias entre programas e departamentos (apontar um responsável).
Projetar e implementar uma nova jornada do aluno na FGV EBAPE (pré/durante/pós).
Defender as áreas de vantagem competitiva
Impulsionar nossa excelência na reputação em pesquisa.
Expandir nossa liderança em presença internacional, aprofundando relações existentes.
Manter e avançar nas classificações de qualidade e acreditação.
Aprofundar nossa posição de liderança de mercado no setor público.
O plano estratégico definiu seis caminhos principais:
1
Busca constante de distinção acadêmica: defender nossa notável reputação de ensino e pesquisa, redes internacionais bem estabelecidas e posição privilegiada de mercado no setor público. Atrair, treinar e reter um corpo docente diversificado, altamente engajado, responsável e produtivo.
2
Continuar a expansão de nossa presença internacional em pesquisa e ensino: recuperar espaço na América Latina e estabelecer novos esforços de cooperação em mercados desenvolvidos e emergentes (em particular na África Portuguesa e na Ásia);
3
Reposicionamento gradual da presença da FGV EBAPE no mercado para ser compreendida como uma marca aspiracional (amplamente conhecida e distinta), reforçando os seguintes atributos: premier, academicamente forte, internacional, socialmente responsável, empreendedora e inovadora. A estratégia Go-to-market e a entrega de conteúdo devem ser ajustadas de acordo com esses atributos. Projeto e implementação de uma nova experiência distinta e de alto nível ao aluno da FGV EBAPE.
4
Intensificar nossa conexão com a indústria, particularmente o setor privado, melhorando o diálogo entre a Escola e o mundo corporativo. Fazer a ponte entre teoria e prática, respondendo às necessidades do mundo real, explorando campos sensíveis ao mercado em ensino e pesquisa, e aproveitando a pesquisa aplicada de alta classe (por exemplo, o Venture Lab da FGV EBAPE). Preservar nossa posição de liderança no setor público.
5
Fortalecer nossos programas orientados à prática, priorizando cursos de Graduação como um motor de crescimento, reestruturando aqueles com baixo desempenho, planejando o lançamento de um programa de DBA e procurando oportunidades para oferecer formação contínua (lifelong learning).
6
Aprimorar nossa excelência operacional com automação, digitalização, inteligência de negócios e alavancagem dos ativos existentes da FGV EBAPE. Sinergias entre programas e funções de suporte para impulsionar a qualidade, a produtividade e o envolvimento. Ajustar o currículo para refletir o novo posicionamento (internacional, socialmente responsável, empreendedor e inovador). Progredir gradualmente o papel do Coordenador Acadêmico para a de Gestor de Produto/ Diretor de Programa.
Onde Estamos
Botafogo
Edifício Ministro Roberto Campos
R. Jorn. Orlando Dantas, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro.
Barra da Tijuca
Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS)
Av. das Américas, 3434 / Bl. I - Barra da Tijuca , Rio de janeiro.



