Centros de pesquisa
PESQUISA E CONHECIMENTO
Centros de Pesquisa
Centro de Pesquisas Comportamentais (CBR)
O Centro de Pesquisas Comportamentais (CBR) desenvolve pesquisas interdisciplinares que visam entender como a economia, o ambiente e o contexto social influenciam a tomada de decisão individual nos negócios, nos governos e nas entidades do terceiro setor. Usando conhecimento das ciências comportamentais, o centro identifica, desenha e testa a eficácia de intervenções que têm como objetivo solucionar problemas sociais, melhorando o bem-estar coletivo.
Center for Banking and Finance Research in Rio (CBFR)
O Center for Banking and Finance Research in Rio (CBFR) promove pesquisa internacional de ponta nas áreas de banking e finanças, servindo como um fórum para transferência de conhecimento e colaboração entre acadêmicos e profissionais de mercado. O Centro também coopera com pesquisadores de universidades na Ásia, Europa e Estados Unidos, todos internacionalmente conhecidos nas áreas de banking e finanças.
Os pesquisadores do CBFR investigam questões relacionadas ao tema, tais como o funcionamento dos mercados de crédito, a importância do sistema bancário para o desenvolvimento econômico ou a interrelação entre regulação de mercados financeiros e bancários e a qualidade de seus serviços, divulgando os resultados em diferentes materiais e eventos de discussão de diretrizes de políticas públicas.
Centro de Pesquisa Aplicada em Contabilidade e Análise de Dados (ARC-A&A)
O ARC-A&A – Centro de Pesquisa Aplicada em Contabilidade e Análise de Dados tem por missão desenvolver e disseminar conhecimentos em contabilidade e análise de dados. Para isso, o núcleo desenvolve pesquisa aplicada e busca a resolução de problemas reais nas áreas de planejamento, orçamento, contabilidade, auditoria e análise de dados.
Trabalhando em cooperação com centros de pesquisa similares reconhecidos internacionalmente, o ARC-A&A elabora relatórios de pesquisa, os quais são publicados nos principais periódicos acadêmicos da área, além de white-papers destinados a influenciar formuladores de políticas, normatizadores e reguladores.
Centro de Pesquisa Aplicada em Gestão de Pessoas (ARC-PM)
O Centro de Pesquisa Aplicada em Gestão de Pessoas é dedicado aos estudos sobre liderança, (sub) sistemas de Recursos Humanos, people analytics e, fundamentalmente, questões de justiça social que tangem os grupos não hegemônicos (raça, etnia, nacionalidade, migração, classe social, identidade e expressão de gênero), incluindo todos os outros domínios de diversidade das relações humanas.
O objetivo do centro de pesquisa é explorar todas as dimensões da gestão de pessoas e empresas, compreender os vários aspectos do trabalho contemporâneo vinculados às mudanças das organizações e seu ambiente, bem como estudar respostas estratégicas viáveis às pressões institucionais, como movimentos sociais, legislação e ESG, por exemplo.
No limite, o centro de pesquisa busca contribuir para a sociedade como um todo, governos, organizações, profissionais da área de Gestão de Pessoas e acadêmicos, apoiando programas educacionais e de pesquisas, que se concentram em fatores que afetam o desempenho humano em ambientes de trabalho e que têm implicações nas práticas de gestão. Desta forma, contribuiremos para o desenvolvimento das dimensões humanas na gestão das organizações, alinhando seu desempenho aos valores humanistas.
O centro visa construir uma rede de agentes (professores, pesquisadores, profissionais, organizações e agentes públicos) para desenvolver pesquisas aplicadas na área de Recursos Humanos, Estudos Organizacionais e Negócios & Sociedade.
Centro de Estudos de Competitividade e Inovação (CECIN)
O Centro de Estudos de Competitividade e Inovação (CECIN) é uma iniciativa da FGV EBAPE que tem como objetivo desenvolver a pesquisa aplicada relacionada aos temas da competitividade e da inovação, fomentando a cooperação de projetos com pesquisadores, organizações públicas e privadas, tanto nacional quanto internacionalmente.
O CECIN tem como objetivo se tornar referência no Brasil e na América Latina nas questões relacionadas à pesquisa aplicada no campo da competitividade, à gestão pública eficiente, aos estudos econômicos em inovação pública e empresarial, à indústrias criativas e à economia da experiência.
Centro de Estudos em Sustentabilidade e Gestão de Excelência (CESGE)
O Centro de Estudos em Sustentabilidade e Gestão de Excelência (CESGE) foi criado, em agosto de 2011, para apoiar as organizações públicas e privadas brasileiras no desenvolvimento de conhecimento específico orientado para obter ganhos de produtividade e competitividade. Assim, por meio de pesquisa aplicada, o CESGE atua no ajuste de metodologias de gestão importadas de outros contextos culturais e institucionais para o Brasil.
As pesquisas comprovam que os fatores intangíveis, como confiança e cultura, são os que melhor explicam as baixas produtividade e competitividade das organizações brasileiras. E os resultados são promissores desde o nível mais macro, em que são encontrados forte correlação entre a baixa competitividade e a baixa confiança, utilizando e cruzando indicadores globais, até o nível mais micro, onde é possível isolar os fatores de gestão que, internamente na organização, geram inúmeras perdas não mensuráveis.
Essas descobertas são relevantes para as organizações brasileiras e podem servir de base para que a pesquisa aplicada orientada para a produtividade e para o crescimento a partir da gestão.