Duração do curso
18 meses
thumb

DURAÇÃO DO CURSO

Realizado em cinco módulos de aprendizagem, o IMPM tem duração total de 18 meses. Ao longo do Programa, os executivos fazem imersões em cada uma das escolas de negócios parceiras, com sedes no Brasil, na Inglaterra, no Canadá, no Japão e na Índia. São, aproximadamente, 10 dias em cada uma dessas instituições.  

FREQUÊNCIA E HORÁRIOS

Cada módulo é realizado em um país diferente, com duração de 10 dias corridos, sem interrupção nos fins de semana.

Confira, abaixo, as próximas datas em cada centro: 

 

Módulo 1: A MENTALIDADE REFLEXIVA: CONTROLE DE SI 
  • Local: Universidade de Lancaster, Lancaster - Reino Unido 
  • Data: de domingo, 10 de setembro, a quarta-feira, 20 de setembro de 2023 

Módulo 2: O MINDSET ANALÍTICO: GERENCIANDO ORGANIZAÇÕES 
  • Local: Universidade MCGILL, Montreal, Canadá 
  • Data: de domingo, 19 de novembro, a quarta-feira, 29 de novembro de 2023 

Módulo 3: A MENTALIDADE MUNDIAL: GERENCIANDO O CONTEXTO 
  • Local: Indian Institute of Management Bangalore, Índia 
  • Data: de domingo, 21 de janeiro, a quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 

Módulo 4: A MENTALIDADE COLABORATIVA: GESTÃO DE RELACIONAMENTOS 
  • Local: Universidade Nacional de Yokohama, Japão 
  • Data: de domingo, 12 de maio, a quarta-feira, 22 de maio de 2024 

Módulo 5: A MENTALIDADE DE AÇÃO: GESTÃO DE MUDANÇAS 
  • Local: FGV Ebape, Rio de Janeiro, Brasil  
  • Data: de domingo, 8 de setembro, a quarta-feira, 18 de setembro de 2024 

CERTIFICADO

Declaração de Participação 

COORDENAÇÃO 

Professor Alexandre Faria (coordenador do IMPM no Brasil) 

DESENVOLVENDO LÍDERES

Transformando organizações

O IMPM promove uma rica troca de conhecimento entre executivos de diversos continentes, líderes de grandes empresas dos mais diferentes setores. As aulas são conduzidas por meio de ferramentas pedagógicas inovadoras e suporte personalizado, o que enriquece o aprendizado e promove mudanças comportamentais. 

Com formato modular, o programa permite que o executivo não se ausente por muito tempo do seu trabalho. Além disso, conta com custo extremamente competitivo, com um excelente retorno sobre o investimento.  

DESENVOLVENDO LÍDERES

Um novo currículo construído em torno de desafios gerenciais

A diversidade é a base do IMPM, característica que deve fazer parte de um gestor realmente excepcional. Como um programa autenticamente internacional, oferece a gerentes e empreendedores experientes, de todo o mundo, uma oportunidade única de refletir e aprender com as perspectivas e experiências uns dos outros. O aprendizado e o intercâmbio acontecem em cinco escolas de negócios líderes em cinco países. 

As turmas são compostas por empreendedores, gerentes de empresas familiares, profissionais e gerentes seniores que atuam nas principais corporações globais e instituições do setor público baseadas nos cinco continentes, tais como Grupo UnitedHealth, AstraZeneca, IBM, HP, Boeing, Bayer, Hotéis Fairmont, entre outras. 

ABORDAGEM INOVADORA

Aprendizado transformador

Com uma série de inovações pedagógicas, o IMPM faz com que líderes atinjam todos os seus potenciais.

Mindsets Gerenciais

TEMPO DEDICADO A REFLEXÕES E INSIGHTS 

A reflexão é a base para uma aprendizagem impactante. Justamente por isso, o início de cada aula é reservado para um momento de análise cuidadosa, com debates de questões que trazem contribuições do corpo docente, insights de outros participantes e as próprias experiências vividas. Os discentes são estimulados a registrar todas as trocas realizadas com o grupo, bem como a compartilhar os seus pontos de vista, de modo a gerar o pensamento crítico e a estimular mudanças comportamentais. 

CONSULTORIA AMIGÁVEL (FRIENDLY CONSULTING) 

A consultoria amigável é um processo de compartilhamento de competências que se concentra nos tipos de desafios e oportunidades que os gerentes seniores enfrentam em seus ambientes de negócios. O aluno leva para o grupo questões com as quais está lidando no trabalho e se beneficia da troca de ideias e de percepções de outros participantes do programa, o que amplia seu campo de visão para tomada de decisões estratégicas. 

INTERCÂMBIOS GERENCIAIS (MANAGERIAL EXCHANGES) 

No decorrer do programa, os alunos reúnem-se para trocar experiências, podendo atuar como anfitrião na sua empresa ou como visitante nos locais de trabalho de outros participantes: é uma oportunidade única e extremamente enriquecedora, durante a qual podem observar outros gerentes em ação e trocar feedbacks extremamente construtivos e poderosos. 

EQUIPES DE IMPACTO (IMPACT TEAMS) 

O IMPM muda as pessoas para que elas possam mudar as organizações. As Equipes de Impacto consistem na formação de times entre colegas de curso, os quais irão debater questões da corporação e propor mudanças construtivas para ela. É uma experiência prática que desenvolve o trabalho em equipe e auxilia no desenvolvimento de líderes. Assim, ganha o aluno, a empresa e, também, a sociedade.  

ESTUDO DE REFLEXÃO (REFLECTION PAPERS) 

No final de cada módulo, o aluno deve fazer um Estudo de Reflexão, que consiste em um artigo com os principais conceitos aprendidos. O documento é feito com o apoio de um tutor e de uma equipe de colegas de curso, sendo uma excelente estratégia de assimilação de todos os ensinamentos adquiridos ao longo daquele módulo.  

Quatro Acreditações Internacionais

Uma Escola célebre e renomada como a FGV EBAPE possui amplo reconhecimento de instituições internacionais de avaliação acadêmica. Cursos, programas, corpo docente e conteúdos programáticos têm vários selos e acreditações: 

 

"O IMPM é um programa bem diferente do que estamos acostumados a ver na maioria das escolas. Com um formato inovador, focado nas diferentes mentalidades que os gestores desenvolvem ao longo dos ciclos, ele nos estimula a todo momento a aplicar conceitos e práticas por meio de uma profunda reflexão e aulas com os melhores professores de cinco das maiores escolas de negócios do mundo. 

A integração e a troca de experiências profissionais e de vida com pessoas de todos os continentes e do mais alto nível executivo tornam o programa único. A oportunidade de participar disso em países com culturas diferentes, em ambientes bem-preparados, faz do IMPM uma poderosa jornada de desenvolvimento pessoal e profissional." 

Pedro Iootty

Engenheiro do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
Retrato do Pedro Iootty

Em setembro de 2019, tive a sorte de participar do módulo Action Mindset, dirigido pelo professor Alexandre Faria,  da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial. Essa experiência teve um impacto significativo em mim, tanto profissional quanto pessoal. É importante ressaltar que a minha mentalidade em relação à diversidade e à diferença mudou. Por isso, agradeço ao professor Faria por seu apoio e incentivo contínuos e gostaria de encerrar este depoimento com uma citação de Alex, que acredito que transmite o espírito do módulo Action Mindset: 'Porque somos iguais, temos direito à diferença e à convivência. O nosso segredo é respeitar e reconhecer o diferente de forma inovadora e generosa." 

Kathryn Munt

CEO da empresa Phoenix Learning and Development - Reino Unido
retrato da Kathryn

Durante o Mindset Analítico, fomos expostos a diferentes abordagens de estratégia e planejamento. Isso teve um grande impacto em nossa empresa. Fizemos uma revisão completa do processo de planejamento estratégico. Esse novo processo nos permitiu ser mais ágeis, incentivou a flexibilidade e permitiu estratégias emergentes fora dos ciclos normais de planejamento de negócios. Perto do final do programa, ao visitar um de meus colegas da LG na Coréia, percebi que nossa empresa é vulnerável a uma tecnologia disruptiva. Como resultado, lançamos uma empresa em parceria com uma das melhores universidades de TI do Brasil. Acreditamos que isso salvará nossos negócios.

Gustavo Miotti

Integrante do Conselho Soprano Eletrometalúrgica - Brasil
Foto do Gustavo Miotti
EBAPE
Programas Internacionais
International Masters Program for Managers
RJ
Rio de Janeiro
A A A
High contrast