Para quem é o curso?
Único no Brasil, o Master in Management (MiM) é um programa realizado em tempo integral, feito para recém-formados de todas as áreas, com aulas 100% ministradas em inglês por um corpo docente de reconhecimento mundial.
Realizado inteiramente no Brasil, esse Programa Internacional atrai estudantes de todos os continentes, o que propicia um ambiente multicultural e desafiador.
O MiM é um passaporte para aqueles que querem alcançar carreiras excepcionais em gestão, obtendo uma educação ágil e de excelência. Com uma duração mais curta e, ao mesmo tempo, com um aprendizado intensivo, o curso é ideal para estudantes que estão prestes a obter diploma de Graduação ou estejam formados há, no máximo, três anos, com pouca ou nenhuma experiência de trabalho.
O que esperar?
O Master in Management (MiM) impulsiona carreiras de jovens profissionais, aprofundando os seus conhecimentos nas áreas de Gestão Empresarial e tornando-os atrativos para o mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional. O Programa abre portas em todo o mundo, aumentando a empregabilidade de seus egressos e as chances de trilharem uma trajetória corporativa de sucesso.
O que você irá alcançar?
O MiM oferece uma base sólida em áreas centrais de gestão, com forte perspectiva internacional. Com professores multiculturais e conteúdos multidisciplinares, o curso combina soft skills com uma metodologia baseada em casos reais.
Os alunos podem escolher entre duas trilhas:
- Gestão Geral, que traz uma visão ampla sobre gerenciamento
- Gestão de Sustentabilidade em Mercados Emergentes, que capacita os alunos quanto ao desenvolvimento sustentável nos setores público, privado ou terceiro setor.
Duração Total do Curso
Formato Regular: 15 meses
Dupla Titulação: 21 meses
FREQUÊNCIA E HORÁRIOS
Com início no primeiro semestre, as aulas ocorrem trimestralmente, de segunda a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. As aulas de reposição estão programadas para as sextas-feiras e sábados.
Os alunos que optarem pelo formato Regular podem escolher entre as trilhas de Gestão Geral ou Gestão de Sustentabilidade em Mercados Emergentes. Os que escolherem a Dupla Titulação poderão optar por algumas alternativas diferentes de diplomação pela CATÓLICA-LISBON, pela Montpellier Business School e pela ESCP Business School. Em todas as instituições, os alunos terão que fazer disciplinas obrigatórias e eletivas, participar de cursos extras e palestras.
Titulação
Os alunos que se formam no Master in Management da FGV EBAPE recebem o título de Mestre em Administração.
Já os alunos que optam pela Dupla Titulação têm algumas possibilidades, dependendo da opção escolhida:
Dupla titulação FGV EBAPE – CATÓLICA LISBON: Mestre em Administração por ambas as instituições
Dupla Titulação FGV EBAPE-ESCP: Mestre em Administração por ambas as instituições
Dupla Titulação FGV EBAPE-Montpellier Business School: Mestre em Administração por ambas as instituições
COORDENAÇÃO DO CURSO
Prof. Augusto Sales
Projeto de Consultoria
O Projeto de Consultoria oferece aos alunos a oportunidade de aplicar, na prática, aquilo que aprenderam na teoria. Os alunos precisam realizar um projeto de consultoria estratégica para uma organização parceira, solucionando problemas reais.
Escolas parceiras
A FGV EBAPE conta com a parceria das melhores escolas de Administração e Negócios do mundo. Tudo isso com o objetivo de fomentar a internacionalização entre alunos, professores e instituições estrangeiras.
Trilha Gestão da Sustentabilidade em mercados emergentes
- Essa trilha do MiM atende às necessidades do mercado de trabalho sobre desenvolvimento sustentável, que é dinâmico e apresenta rápido crescimento, contando com uma combinação de disciplinas distintas: Gestão, Economia, Ciências Sociais e Estudos de Desenvolvimento.
- O programa oferece aos alunos não apenas conteúdo, mas também projetos práticos e experiências nas regiões ambientais críticas e, muitas vezes, vulneráveis do Brasil.
- Na trilha, os estudantes adquirem conhecimento sobre conceitos e teorias relacionadas à sustentabilidade e habilidades necessárias para gerenciar, de forma prática, os desafios ambientais nos setores público, privado e terceiro setor de mercados emergentes.
A trilha de Gestão de Sustentabilidade em mercados emergentes oferece aos alunos não apenas conteúdo, mas também projetos práticos e experiências nas regiões ambientais críticas do Brasil que, muitas vezes, apresentam vulnerabilidades.
Os principais intuitos são oferecer:
- Conhecimento básico sobre conceitos e teorias relacionadas à sustentabilidade; e
- Habilidades necessárias para gerenciar, de forma prática, os desafios ambientais nos setores público, privado e terceiro setor de mercados emergentes.
A trilha de Gestão de Sustentabilidade em Mercados Emergentes está organizada em três períodos, com duração de um trimestre cada
Etapa 1 (julho a outubro)
Disciplinas essenciais de sustentabilidade:
Neste trimestre, os alunos são expostos aos conceitos críticos e desafios enfrentados pela Gestão e Desenvolvimento da Sustentabilidade. O escopo é amplo o suficiente para abordar temas como fortalecimento institucional, capacitação, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, finanças verdes, desigualdade e políticas sociais, manejo florestal, biodiversidade (conservação e exploração econômica), entre outros.
Etapa 2 (outubro a dezembro)
Além de cursos curtos adicionais, este trimestre oferece experiências práticas que ajudarão os alunos a ampliar e aprofundar seus conhecimentos, promovendo uma ampla rede de parceiros locais e internacionais.
Este período é composto por três componentes principais:
- Cursos adicionais de 15 horas;
- Possibilidade de Imersão na Amazônia;
- Possibilidade de projetos de consultoria com organizações parceiras para resolver um problema organizacional específico
Palestras e Networking
Uma série de palestras com os principais especialistas em negócios, mundo acadêmico e empreendedorismo social do Brasil e do exterior são oferecidas durante este período final.
Etapa 3 (de janeiro a maio)
Pesquisa e dissertação
Espera-se que os alunos dediquem uma quantidade significativa de tempo e esforço para concluir a revisão da literatura, ajustar a questão da pesquisa, coletar e analisar dados e escrever e defender a dissertação com o apoio do orientador.
Indivíduos
Recém-formados em qualquer curso de Graduação, que tenham interesse em sustentabilidade; jovens profissionais que desejam atualizar os seus conhecimentos antes de ascender no mercado de trabalho; e profissionais em meio de carreira que querem adquirir experiência em políticas públicas voltadas para desenvolvimento sustentável.
Organizações
Governos — municipal, estadual e federal— que queiram investir na qualificação de servidores efetivos em novas áreas; empresas multinacionais que desejam apoiar seus funcionários em abordagens inovadoras para a sustentabilidade; fundações e entidades filantrópicas do terceiro setor que pretendam profissionalizar seu quadro de funcionários em temas de políticas pertinentes a suas áreas de atuação.
Internacionalização
Além de ser todo ministrado em inglês, o MIM oferece a possibilidade de uma segunda titulação no exterior, contando com parceiros em vários países e com a abertura de oportunidades de trabalho em todos os cantos do mundo.
Com 80% dos alunos vindos de fora, o curso propicia a convivência entre pessoas de culturas diferentes, com múltiplas experiências e diferentes pontos de vista, o que é muito enriquecedor.
Dupla Titulação
O Programa de Dupla Titulação da FGV EBAPE conta com três escolas renomadas a escolher:
Católica-Lisbon
Fundada há mais de 40 anos, a CATÓLICA-LISBON é especializada em Economia e Gestão, sendo líder entre as instituições de ensino de Portugal. A Escola tem uma reputação de longa data pelo ensino inovador e pela atuação acadêmica rigorosa, estimulando o pensamento crítico e a excelência no aprendizado.
A CATÓLICA-LISBON tem, ainda, forte ligação com o mundo empresarial, já que grande parte dos seus ex-alunos ocupam altos cargos executivos em organizações de variados portes.
Montpellier Business School
Fundada em 1897, a MBS oferece a talentos franceses e internacionais a excelente formação de uma Escola de Gestão reconhecida em todo o mundo. Comprometida e inclusiva, educa os alunos para mudarem o futuro, realizando uma transição econômica responsável.
ESCP Business School
Pioneira nos últimos 200 anos, a ESCP pode se orgulhar de um grande número de inovações adotadas com sucesso em todo o mundo e, também, por ser a única escola pan-europeia, com campus em Berlim, Londres, Madrid, Paris, Turim e Varsóvia.
Atividades de desenvolvimento profissional
Desenhando um bom currículo
Atividades baseadas em grupo:
- Revisão da composição geral do que é um bom currículo — estrutura e conteúdo;
- Ilustração do que fazer e do que não fazer em um currículo-padrão;
- Crítica do grupo sobre amostras de currículos ruins;
- Rascunho coletivo — criação de um currículo fictício.
Atividades individuais:
- Sessões individuais de crítica e revisão conjunta de currículos.
Oficinas de carta de apresentação
Atividades baseadas em grupo:
- Revisão da composição geral de uma carta de apresentação-padrão;
- Estruturação e conteúdo específico da carta de apresentação;
- Trabalho das habilidades de escrita básicas e formais necessárias à sobrevivência diária, com foco no inglês comercial.
Atividades individuais:
- Sessões individuais para crítica de carta de apresentação e revisão conjunta.
Elaborando um LinkedIn
Atividades baseadas em grupo:
- O que fazer e o que não fazer no LinkedIn;
- Exploração do site – como usá-lo;
- Dinâmica de grupo – elaboração de um LinkedIn fictício (criação coletiva).
Entrevista (Conversa/Simulações)
Atividades baseadas em grupo:
- Revisão da dinâmica de uma entrevista: que tipo de perguntas são feitas e quais são seus propósitos;
- Melhor compreensão da entrevista numa perspetiva de “desastre”;
- Trabalho em estrutura específica de fala (formato Q&A);
- Simulação de entrevista/dinâmica em grupo (vaga de trabalho fictícia);
- Perguntas da entrevista e o propósito por trás delas.
Atividades individuais:
- Simulação de entrevista - presencial e via skype.
Tripla Acreditação
Uma Escola célebre e renomada como a FGV EBAPE possui amplo reconhecimento de instituições internacionais de avaliação acadêmica. Cursos, programas, corpo docente e conteúdos programáticos têm vários selos e acreditações:
Networking
Integração e Networking
Além da troca proporcionada dentro das salas de aula do MiM, os alunos podem cursar disciplinas em outros programas da Escola, no nível Mestrado, até o limite de três matérias eletivas.
A integração e o networking dos estudantes são tão completos que eles podem formar alianças no Brasil e no mundo, construindo uma sólida rede de contatos com seus colegas e vivenciando uma valiosa troca de experiências.
Vivência multicultural
Com 80% dos alunos oriundos de outros países, o MIM propicia a convivência entre pessoas de diversas culturas, com múltiplas experiências e diferentes pontos de vista, o que é muito enriquecedor.
Os alunos também são incentivados a submeter estudos e pesquisas em congressos acadêmicos, aumentando seu repertório e sua rede de contatos.
Alumni
A Rede Alumni FGV EBAPE oferece um canal para que os egressos possam propor iniciativas, compartilhar experiências, dar visibilidade a projetos que estejam desenvolvendo, além de outras iniciativas de interesse da comunidade.
Excelência Acadêmica
Corpo Docente
Com um grupo seleto dos melhores profissionais do país, o corpo docente do MIM se destaca pela qualidade acadêmica, sendo composto exclusivamente por doutores que participam ativamente de conferências e projetos de pesquisa reconhecidos internacionalmente.
Os professores também são referências em publicações técnicas e científicas em revistas e periódicos de todo o mundo.

Incentivo à Pesquisa Discente
A pesquisa é parte fundamental do Mestrado, portanto, o aluno terá pela frente desafios constantes nos âmbitos nacional e internacional. Estimulado a ser um pensador crítico, o mestrando é motivado a realizar intercâmbios com instituições de ensino e pesquisa parceiras da Escola, fazer publicações acadêmicas em periódicos da área e participar de congressos em todos os continentes.

Base de Dados
Com materiais completos e atuais, a FGV EBAPE sai na frente de todas as instituições quando o assunto é o seu acervo de conhecimento: a Escola possibilita um acesso riquíssimo a amplas bases de dados e indexadores, disponibilizados na própria instituição ou por conexão remota.
Alunos e professores experimentam os conteúdos da Harvard Business School (HBS) por meio do método-caso e do acesso aos casos produzidos pela HBS. Têm, também, direito à assinatura digital da plataforma do Financial Times (FT), com acesso à área de pesquisa e a um conteúdo completo sobre negócios, carreira, atualidades, sustentabilidade, dentre outros.
