FGV

Presidente do Instituto Natura fala sobre sua trajetória profissional em palestra na FGV

FGV recebeu, na noite do dia 29 de julho de 2014, o presidente-diretor do Instituto Natura Pedro Villares. Dezenas de pessoas, entre estudantes, acadêmicos e gestores, compareceram ao edifício-sede da FGV, no Rio de Janeiro, para prestigiar o evento. Na oportunidade, ele falou sobre a sua trajetória profissional desde os tempos em que trabalhava no Grupo Villares, empresa de sua família, até despontar como uns dos principais nomes da empresa de cosméticos brasileira Natura.

“Na minha vida profissional aprendi que é preciso ter planejamento, micro management, convivência, coragem (no coletivo) e Let it flow (você nunca tem todas as respostas). Tenha sempre uma meta mais distante do que o alcance das decisões que você pode tomar em determinado momento da sua vida”, explicou ele.

Na Natura, empresa em que trabalha há 15 anos, Villares passou por alguns setores e foi fundamental na implementação da estratégia de internacionalização da empresa. 

“A operação fora do Brasil teve tanto sucesso que optamos por abrir uma sede em um país que tivesse a cara da empresa na América Latina: a Argentina. Não foi fácil treinar e motivar as consultoras, mas foi uma estratégia vencedora a ponto da surgir uma proposta para trabalhar no país. Recusei porque, naquele momento da minha vida, priorizei a família”, explicou ele, que também foi o criador da Sou, linha de produtos da Natura que possui um posicionamento intermediário no mercado (nem Premium, nem voltado para a massa). 

Após a recusa em trabalhar na Argentina, a Natura surpreendeu e fez um novo convite de trabalho. Ser diretor-presidente do Instituto Natura, uma rede ligada à educação, que promove a aprendizagem, ao longo de toda a vida, e apoia a excelência na gestão pública da educação e fomentar a inovação em tecnologias educacionais.

“Pensei que a empresa fosse me demitir, mas me propôs um novo desafio. No Instituto queremos fazer a diferença em educação pública no país. A meta é daqui a 10 anos fazer parte na mudança da educação no país. É uma situação extremamente complexa, mas acredito que o instituto pode ter sim um efeito catalisador na educação do Brasil”, disse. 

O Ciclo de Palestras do MEX sobre Liderança e Estratégia é uma parceria entre a FGV/EBAPE e a FGV/Energia, sob a organização dos professores Carlos Otavio Quintella e Marco Tulio Zanini. Trata-se de uma atividade do programa de Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da FGV/EBAPE (MEX) que reunirá, de julho a outubro de 2014, líderes de grandes organizações públicas e privadas. A ideia é trazer reflexões sobre os dilemas e desafios para a gestão no Brasil.

CONFIRA AQUI O VIDEO DA PALESTRA!

 

Marco Tulio, Pedro Villares e Carlos Quintella

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.