O Programa de Estudos em Gestão Social da EBAPE, coordenado pelo Prof. Fernando Guilherme Tenório, inaugurou no dia 28 de Julho, o Laboratório de Transferência de Tecnologias em Gestão Social (laboratório de informática) na Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, localizada na Catedral Metropolitana da cidade. A ação faz parte de um projeto de extensão universitária financiado pela FAPERJ - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – e que também fornece suporte ao desenvolvimento de pesquisas referentes ao Programa.
Dezenas de pessoas, entre representantes da Igreja Católica, da FAPERJ, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que é parceira na interiorização das atividades do Laboratório, compareceram a inauguração.
O laboratório tem por finalidade promover a capacitação em gestão social de moradores de comunidades assistidas pela Cáritas do estado do Rio de Janeiro; possibilitar, a partir da estrutura tecnológica, o auxilio necessário na implementação de projetos desenvolvidos pelos moradores nas comunidades de origem e na inserção em espaços institucionalizados de participação social; proporcionar a sistematização das informações que possam ser utilizadas nas pesquisas desenvolvidas pelo PEGS e pelas demais instituições de ensino superior envolvidas; possibilitar, aos alunos de graduação e de pós-graduação das instituições de ensino superior participantes do Projeto, experiências em pesquisa, prática e ensino em gestão social.
Essa atividade de extensão universitária é realizada pelo Programa desde 1990 por meio de cursos de capacitação para moradores e lideranças comunitárias de diversos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Os cursos visam capacitar os participantes para gerir projetos comunitários ou estimular o desenvolvimento de lideranças para a inserção de moradores em espaços de deliberação de políticas públicas como os Conselhos Municipais de Políticas Públicas.
Ao longo dos 21 anos em que os cursos são oferecidos, cerca de 900 moradores foram capacitados, com o envolvimento de mais de 90 alunos da pós-graduação da EBAPE. Eles são oferecidos nas instalações da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e ofertados às comunidades por meio de comunicados das pastorais e paróquias da Região Metropolitana.
Para mais informações, acesse aqui.
Laboratório de Informática na Cáritas Arquidiocesana do RJ