FGV

Nova edição da RAP já está disponível para leitura

A mais nova edição da Revista de Administração Pública (RAP) já está disponível para leitura. Este último número de 2015 traz 11 artigos que propõem debates sobre temas como desenvolvimento sustentável, monitoramento, planejamento estratégico, desenvolvimento tecnológico, legitimidade, entre outros conteúdos com o olhar voltado para a gestão pública.

Esta edição foi dirigida pelo Prof. Peter K. Spink - FGV/EAESP, que encerra a sua gestão, jubiloso em participar ativamente da comunidade acadêmica e intelectual da Revista de Administração Pública — RAP. No editorial, o professor apresenta a evolução do periódico ao longo destes anos como também a gratulação e reconhecimento aos que estão envolvidos no processo editorial da revista.

O artigo de Ligia Maura Costa analisa a questão do desenvolvimento sustentável do órgão de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio. Já Samuel Façanha Câmara e Alexandre Brasil avaliam a coevolução entre políticas públicas/instituições e o desenvolvimento tecnológico a partir do caso da Petrobras Biocombustível.

A RAP v.49, nº 6 traz ainda um estudo sobre os principais desafios para o Ministério Público do Rio Grande do Norte para a reestruturação organizacional e uma comparação entre empresas do setor público e privado no que diz respeito à cultura de aprendizagem contínua, atitudes e desempenho no trabalho.

Visando o processo de internacionalização do periódico, neste número são apresentados três trabalhos em idiomas estrangeiros: “Accountability and co-production of information and control: social observatories and their relationship with government agencies”, de Schommer, Paula Chies et al.; “La reagrupación familiar en el ámbito municipal en España. Análisis comparado en región mediterrânea” de Enrique Pastor Seller e Blas José Martínez Gallardo da Universidad de Murcia (Espanha) e “Empoderamiento de mujeres de una ONG colombiana. Um estudio de caso simple” de Silvia Cristina Caicedo Muñoz e Leonardo Solarte-Pazos da Universidad del Valle (Colômbia).

A publicação da RAP conta ainda com os artigos “O processo de formulação e monitoramento do planejamento estratégico de Tribunais de Contas sob a ótica da Nova Sociologia Institucional”, “Monitoramento e avaliação de resultados dos programas governamentais delineados no PPA”, “O impacto da criação da Funpresp sobre os benefícios previdenciários dos servidores públicos federais” e “Legitimidade e efetividade em arranjos institucionais de políticas públicas: o Programa Minha Casa Minha Vida”, apresentando os resultados dos estudos realizados pelos autores/pesquisadores.

A Revista de Administração Pública (RAP) é um dos mais importantes e influentes periódicos da área. Criada em 1967, a sua missão é concentrar esforços para servir de instrumento indispensável ao aperfeiçoamento continuado de pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com a efetividade e a equidade da ação pública.

A atual editora da RAP é a Profa. Alketa Peci – FGV/EBAPE.  As publicações sob sua direção/editoração serão apresentadas a partir do v. 50, n.1 (Jan.-Fev.) de 2016.


A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.