A edição nº 6 de 2014 da Revista de Administração Pública (RAP) já está acessível para consulta e neste número conta com 11 artigos. O primeiro trabalho “O sistema brasileiro em transformação: propostas e mudanças na regulação do mercado e na reestruturação do modelo organizacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (1994-2011)”, de autoria de Tadeu Gomes Teixeira, tem como objetivo responder a seguinte questão: quais foram as propostas e as mudanças nos mecanismos de regulação do mercado postal brasileiro e na estrutura organizacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) entre 1994 e 2011?
O autor verificou que, entre 1994 e 2002, a proposta do governo federal, apresentada em 1999 por meio da “Nova Lei postal”, previa a criação do Sistema Nacional de Correios, liberalizando o mercado postal, criando um órgão regulador e transformando a ECT em uma empresa de economia mista. Apesar da não aprovação do projeto de lei, algumas de suas propostas foram retomadas, a partir de 2008, pelos diagnósticos e propostas do governo Lula para reestruturar o setor postal brasileiro. As propostas subsidiaram a aprovação da Lei no 12.490 de 2011, que internacionalizou a ECT, ampliou os segmentos de mercado da empresa e a reestruturou com base no modelo das sociedades anônimas.
Este número discute ainda o problema da falta de vagas em creches: matriz de loops e a priorização de causas de problemas complexos. Os autores José Osvaldo De Sordi, Reed Elliot Nelson e Pedro Reis Galindo afirmam que dez milhões de crianças brasileiras deveriam frequentar creches, mas apenas 21% delas estão regularmente matriculadas. O problema da falta de vagas em creches foi o cenário escolhido para evidenciar a utilidade do artefato proposto: procedimentos para análise de problemas complexos, composto pela aplicação integrada entre mapa causal e matriz de loops, duas técnicas associadas aos estudos de padrões de cognição nas organizações. O artefato proposto foi testado junto a três municípios brasileiros, segundo os preceitos da abordagem design science. Causas e associações intercausais foram identificadas e priorizadas pela técnica de mapa causal e, posteriormente, interdependências entre causas foram analisadas pela técnica matriz de loops, o que alterou a priorização inicial. Evidenciou-se que para problemas complexos é fundamental identificar e analisar os loops entre loops de amplificação de desvio (loops “explosivos”).
De periodicidade bimestral, a revista, que é uma publicação da FGV/EBAPE, teve a sua primeira edição no ano de 1967 e disponibiliza online e com acesso aberto todas as edições para consulta pelos leitores. Acesse a página da RAP e pesquise as temáticas de seu interesse. Para assinatura ou a renovação da revista (versão impressa), o leitor deve contatar pedidoseditora@fgv.br.
Aos acadêmicos e leitores interessados em submeter o seu artigo, devem consultar as normas de submissão do periódico com envio do trabalho pelo sistema de submissão e avaliação do periódico. A edição da revista é dirigida pelo professor Peter K. Spink, do Centro de Administração Pública e Governo - FGV/EAESP.