Estudo de professores da FGV EBAPE aponta que vítimas de pirâmide financeira têm mais risco de cair no esquema novamente

imagem

Um estudo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), conduzido por Matheus Moura, professor e doutorando em Finanças da FGV EBAPE, e Ricardo Lopes Cardoso, coordenador do programa MSC & PHD da FGV EBAPE e também coordenador do Centro de Pesquisa Aplicada em Contabilidade e Análise de Dados (ARC-A&A), aponta que indivíduos que caíram em esquemas de pirâmide financeira têm tendência a serem vítimas novamente..

O levantamento, realizado com 1.337 pessoas cadastradas no Serviço de Atendimento ao Consumidor da CVM, indicou que 45% dos participantes não sabiam identificar as características de uma pirâmide.

No estudo, os participantes eram apresentados a um quadro com quatro opções de investimentos fictícios, sendo que dois deles possuíam características de esquema de pirâmide. Os participantes que foram vítimas de pirâmides no passado apresentaram maiores chances de aderir a um investimento irregular de alto risco, quando em comparação com quem nunca caiu no esquema.

O estudo utilizou a Escala Likert, em que os entrevistados têm um número determinado de opções de resposta, que vão de 0 a 7.

Para o Professor Ricardo Lopes Cardoso, o principal achado do estudo faz referência ao fato de que as pessoas que caíram no esquema voltariam a investir em pirâmides. Segundo ele, “isso traz um novo entendimento para a prevenção e combate a pirâmides financeiras, assim como na criação de estratégias mais assertivas para combate a investimentos fraudulentos”, afirma.

Para ler o conteúdo da matéria da Folha de S. Paulo na íntegra, clique aqui.


SOBRE O CURSO

O Mestrado Acadêmico e o Doutorado em Administração da FGV EBAPE são cursos voltados para quem deseja ocupar o mais alto patamar acadêmico, realizando estudos científicos que contribuem para a evolução da sociedade.

Com duração de 21 e 24 meses, respectivamente, o Programa MSC & PHD está com as inscrições abertas. Todas as informações estão disponíveis na página do programa.

A A A
High contrast