13/06/2022

Empreendedor do ramo de café destaca caminhos para ter produtos de alta qualidade e conquistar clientes, durante webinar realizado pela coordenação da Graduação Online FGV

Conhecer o mercado, definir o nicho, traçar o perfil de consumo e prezar pela qualidade do produto oferecido foram alguns dos pontos destacados durante o webinar Empreendedorismo no Agronegócio – Estratégias e desafios para micro e pequenas empresas, realizado no dia 31 de maio pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico – FGV IDT. O evento teve como palestrante convidado, o empreendedor na Pop Café & Waffle House, Rodolfo Soares Barbosa, e contou com a participação do coordenador da Graduação, professor Bernardo Fajardo; e do coordenador do Mestrado em Gestão Empresarial, professor Augusto Sales.

Durante o webinar, que também contou com a participação de alunos da Graduação Online, o gestor Rodolfo Soares destacou as oportunidades e desafios para empreender no setor. O executivo, morador da região de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, viu no interesse das pessoas em saborear cafés especiais, uma oportunidade de negócio, uma vez que os moradores da região buscavam atendimento diferenciado, a 60 ou 70 km de distância, em cafeterias localizadas na Zona Sul ou no Centro da Cidade.

Ao decidir abrir uma cafeteria especializada, voltada para o público local, Rodolfo ressalta que teve dificuldade para encontrar fornecedores que pudessem oferecer o maquinário necessário para produzir café de qualidade na região. Contudo, o executivo destaca como maiores desafios para empreender no setor de café: encontrar mão de obra qualificada; e enfrentar a barreira cultural, sendo este último muito mais complexo de ser trabalhado. A forma de extração de café especial é distinta do café tradicional, o que revela um sabor diferenciado. Ao apostar no produto, o executivo precisou levar uma nova cultura para a região e, para tanto, realizou análise do comportamento do consumidor.

O executivo capacitou seus funcionários para compreender as etapas de produção do café especial e perceber a diferença em relação ao café tradicional. A partir de experiências sensoriais, tanto sua equipe interna quanto os próprios clientes, puderam saborear um café proveniente dos melhores produtores cafeeiros, e com qualidade potencializada a partir de rigorosos processos de produção.

Rodolfo destaca que sempre se preocupou em ver todo o processo de produção, o que o fez estudar produtores de café especial (das etapas de plantio, colheita e armazenagem) para escolher os melhores em termos de qualidade e logística.

Assista ao webinar

O IDT oferece, ao todo, 7 cursos de Graduação Online, sendo os dois mais recentes - Gestão em Recursos Humanos e Logística, este último, lançado em novembro de 2021. Cada curso possui carga horária de 1.605 horas, estruturadas em 8 (oito) trimestres (2 anos).

A partir de plataforma virtual de aprendizagem, os discentes participam de atividades individuais, em equipe, fóruns, reuniões on-line e aulas ao vivo. Cada disciplina é conduzida por um professor-tutor com título de mestre ou doutor na área de conhecimento da disciplina e capacitado para atuar em educação a distância.

Veja abaixo todos os cursos ofertados pela Graduação Online da FGV IDT.