12
Mar
2024

webinar

INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: A situação atual do ecossistema de informação do Brasil

Data

12/03/2024

Horário

14:00 até 17:00

Local

Virtual
imagem
Sobre o Evento

A digitalização transformou a maneira como a informação é criada e disseminada. Atualmente, estamos lidando com o lado mais sombrio desta transformação, em que ciclos viciosos de desinformação, polarização extrema e autocratização, que se reforçam mutuamente, ameaçam a paz, a justiça e a governança, no Brasil e no mundo.

Os fatores que moldam os ecossistemas de informação são altamente influenciados e variam de acordo com cada contexto, mas os debates sobre como combater a “desordem de informação” que vivemos atualmente tendem a ser muito específicos, e preponderantemente centrados na regulação de conteúdos online.

Para debater sobre esses e outros aspectos relevantes do tema, a FGV EBAPE recebe no âmbito do Projeto Prodigees especialistas das instituições German Institute of Development and Sustainability, FGV Direito Rio, UFPE, FGV-Sorbonne-Nouvelle, Unisinos e FGV ECMI para o Webinar To inform and misinform: The current situation of Brazil’s information ecosystem.

Este Webinar convida os participantes a ampliarem seu olhar sobre o tema. Reunindo especialistas em Desinformação com foco em suas raízes e impactos socioeconômicos, além do foco em Mídia, Política e Direito, tem como objetivo identificar riscos e oportunidades na sociedade brasileira. A questão maior é: como podemos restaurar a ordem em nossos ecossistemas de informação nacionais?

Programação
TimingSpeakers & Activity

14:00
14:05

Welcome

Gregory Michener, Associate Professor FGV EBAPE

14:05
14:15

Keynote  Presentation

Dr. Anita Breuer, Senior Researcher | German Institute of Development and Sustainability (IDOS), PRODIGEES Project

14:15
14:20

Housekeeping remarks

Gregory Michener, Associate Professor, FGV EBAPE

14:20
14:50

Session 1:
Social and socio-economic background

  • Analysis - Nina Santos, Professor and specialist in digital platforms, disinformation and their political impacts | FGV-Sorbonne-Nouvelle, Desinformante
  • Discussant - Victor Piaia, Specialist in monitoring digital political debate | FGV ECMI
  • Debate, Q&A

14:50
15:20

Session 2:
The media landscape / information eco-system

  • Analysis - Taís Seibt, Professor and Digital Media and fact-checking specialist | Unisinos, Fiquem Sabendo
  • Discussant - Victor Piaia, Specialist in monitoring digital political debate | FGV ECMI
  • Debate, Q&A

15:20
15:30

10-minute break

15:30
16:00

Session 3:
The regulatory / institutional context

  • Analysis - Luca Belli, Professor and digital governance specialist | FGV Direito Rio
  • Discussant - Victor Piaia, Specialist in monitoring digital political debate | FGV ECMI
  • Debate, Q&A

16:00
16:30

Session 4:
The political context

  • Analysis – Nara Pavão, Professor and specialist in political behavior and public opinion Z | Federal University of Pernambuco – UFPE
  • Discussant - Victor Piaia, Specialist in monitoring digital political debate | FGV ECMI
  • Debate, Q&A

16:30
16:50

Closing session

Q&A & plenary debate on the question: What actions need to be taken / prioritized in order to counter disinformation (and its negative impacts for democracy and social cohesion) in Brazil

16:50
17:00

Wrap-up and Farewell

Palestrantes

R. Gregory Michener

foto
Professor Associado

    Cidadão canadense e residente permanente brasileiro, a pesquisa e os escritos de Michener enfocam a política, políticas públicas, mensuração e a conceituação da transparência, acesso à informação pública (particularmente na América Latina) e dados abertos, bem como ações de combate à corrupção e políticas de accountability no Brasil. Michener participou da campanha pela criação de uma lei de acesso à informação pública brasileira contribuindo para que o esforço recebesse atenção internacional.

    imagem
    Anita Breuer
    German Institute of Development and Sustainability (IDOS), PRODIGEES Project

    Pesquisadora sênior do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS), onde trabalha no projeto Promovendo e Protegendo a Democracia para Combater a Autocratização e a Polarização.

    externo
    Luca Belli
    FGV Direito Rio

    Professor de Direito da Faculdade de Direito da FGV, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Regulação da Faculdade de Direito da FGV e atua como docente do LL.M. Programa de Direito, Inovação e Tecnologia da FGV Rio Law.

    foto
    Nara Pavão
    Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Professora Assistente em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, PhD em Ciência Política pela Universidade de Notre Dame e Pesquisadora de Pós-Doutorado no Centro para o Estudo de Instituições Democráticas da Universidade Vanderbilt.

    imagem
    Nina Santos
    FGV-Sorbonne-Nouvelle, Desinformante

    Diretora do Aláfia Lab, coordenadora do projeto "Desinformante" e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Democracia Digital, bem como do Centro de Pesquisa e Análise Interdisciplinar em Mídia.

    imagem
    Taís Seibt
    Especialista em Mídias Digitais e fact-checking

    Jornalista e Diretora de Operação da Agência de Dados Públicos Fiquem Sabendo, professora de Indústrias Criativas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e também do MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

    imagem
    Victor Piaia
    FGV ECMI

    Professor da FGV ECMI, líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política e Transformações Digitais e pesquisador do Dapp Lab, é doutor e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).

    PRODIGEES
    A A A
    High contrast