Informações

(Última atualização: 18/12/2018 - 17:41)

As inscrições do processo seletivo para o ingresso no Programa Acadêmico, composto pelos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração, ocorrerão em dois momentos:

Doutorado: Novembro/2018 a Maio/2019
Mestrado Acadêmico: Fevereiro/2019 a Novembro/2019

A seleção consistirá de análise curricular e entrevista em Inglês com o candidato. Para tal, o candidato deverá realizar seu cadastro no sistema, dentro do prazo estabelecido no edital, e informar seus dados pessoais para geração do boleto bancário e formulário de inscrição. A inscrição será finalizada mediante ao upload da documentação completa, na página de inscrição do Processo Seletivo.

FASE 1 – EXAME DE CURRÍCULO

Relação de documentos necessários para a participação do processo seletivo para o programa de Mestrado Acadêmico:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Passaporte (candidatos estrangeiros);
  • Currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br);
  • Diploma Graduação*.Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser apresentado com a consularização ou o apostilamento, conforme Convenção de Haia, além da tradução juramentada do referido documento.  
  • Candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatório a apresentação do Diploma ou declaração contendo a data de colação de grau;
  • Classificação e nota em um dos seguintes exames:
    • GMAT (pontuação mínima: 600, validade: 3 anos);
    • GRE (pontuação mínima: 155 em Raciocínio Verbal, 155 em Raciocínio Quantitativo, validade de 3 anos);
    • ANPAD (percentil mínimo: 90%, validade de 2 anos);
    • ANPEC (percentil mínimo: 90%, validade de 2 anos).
  • Certificado de proficiência em língua inglesa de um dos seguintes testes:
    • IELTS (pontuação mínima: 6,5);
    • TOEFL IBT (pontuação mínima 90);
    • Cambridge CEFR (pontuação mínima: C1).
  • Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Mestrado em Administração da EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas);
  • Duas cartas de recomendação, em inglês, de professores pesquisadores ativos academicamente;
  • Formulário de inclusão de Nome Social (se aplicável);
  • Laudo Médico (candidatos portadores de deficiência) .
O UPLOAD DA DOCUMENTAÇÃO
  • Os documentos deverão ser digitalizados, salvos no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição;
  • O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB;
  • Não serão aceitas fotos de documentos;
  • Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, Diploma etc);
  • Documentos ilegíveis, incompletos ou fora dos padrões acima estabelecidos invalidarão a inscrição do candidato;
  • Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo, no menu Visão Geral, no link Acompanhe sua inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis. 

FASE 2 – ENTREVISTA

Após uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos, os candidatos aprovados na Fase 1 serão contatados para uma entrevista em Inglês na sede da FGV EBAPE. Excepcionalmente, a entrevista poderá ser realizada por Skype (por exemplo, com candidatos residentes em outros Estados, ou no exterior). Os candidatos aprovados serão contatados por telefone/e-mail e deverão realizar a matrícula, dentro do prazo estabelecido no edital do Processo Seletivo.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).

No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima até o início do 2º trimestre letivo.

Obs.: Não é permitida a entrada de pessoas usando bermudas, shorts e chinelos nas dependências da FGV