Informações

(Última atualização: 05/07/2018 - 17:59)

Inscrições do processo seletivo para o ingresso no Programa Acadêmico, composto pelos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração, ocorrem em dois momentos:

  • Mestrado Acadêmico: abril a outubro;
  • Doutorado: novembro a julho

A seleção consistirá de análise curricular e entrevista em Inglês com o candidato. Para tal, o candidato deverá realizar seu cadastro no sistema, dentro do prazo estabelecido no edital, e informar seus dados pessoais para geração do boleto bancário e formulário de inscrição. A inscrição será finalizada mediante ao upload da documentação completa, na página de inscrição do Processo Seletivo.

FASE 1 – EXAME DE CURRÍCULO

Relação de documentos necessários para a participação do processo seletivo para o programa de Mestrado Acadêmico:
a. Documento de identidade;
b. CPF;
c. Passaporte (candidatos estrangeiros);
d. Currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br);
e. Diploma Graduação*.
f. Candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatório a apresentação do Diploma ou declaração contendo a data de colação de grau;
g. Classificação e nota em um dos seguintes exames:
- GMAT (pontuação mínima: 600, validade: 3 anos);
- GRE (pontuação mínima: 155 em Raciocínio Verbal, 155 em Raciocínio Quantitativo, validade de 3 anos);
- ANPAD (percentual mínimo: 90%, validade de 2 anos);
- ANPEC (percentil mínimo: 90%, validade de 2 anos).
h. Certificado de proficiência em língua inglesa de um dos seguintes testes:
- IELTS (pontuação mínima: 6,5);
- TOEFL IBT (pontuação mínima 90);
- Cambridge CEFR (pontuação mínima: C1).
i. Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Mestrado em Administração da EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas);
j. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
k. Formulário de inclusão de Nome Social;
l. Laudo Médico (candidatos portadores de deficiência) .

* Obs.: Documentos emitidos por instituições estrangeiras somente serão aceitos para a participação no processo seletivo. Isto é, caso o candidato seja aprovado, serão solicitadas traduções juramentadas de todos os documentos apresentados em língua estrangeira. A consularização dos documentos será também necessária para regularização da matrícula. A FGV poderá orientar o candidato com relação aos procedimentos, caso necessário.

O UPLOAD DA DOCUMENTAÇÃO

  • Os documentos deverão ser digitalizados, salvos no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição;
  • O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB;
  • Não serão aceitas fotos de documentos;
  • Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, Diploma etc); Documentos ilegíveis, incompletos ou fora dos padrões acima estabelecidos invalidarão a inscrição do candidato.

FASE 2 – ENTREVISTA

Após uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos, os candidatos aprovados na Fase 1 serão contatados para uma entrevista em Inglês na sede da FGV EBAPE. Excepcionalmente, a entrevista poderá ser realizada por Skype (por exemplo, com candidatos residentes no exterior). Os candidatos aprovados serão contatados por telefone/e-mail e deverão realizar a matrícula, dentro do prazo estabelecido no edital do Processo Seletivo.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).

No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima até o início do 2º trimestre letivo.

Obs.: Não é permitida a entrada de pessoas usando bermudas, shorts e chinelos nas dependências da FGV