Informações

(Última atualização: 09/11/2018 - 17:43)

As inscrições do processo seletivo para o ingresso no Programa Acadêmico, composto pelos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração, ocorrerão em dois momentos:

  • Mestrado Acadêmico: Fevereiro/2019 a Novembro/2019
  • Doutorado: Novembro/2018 a Maio/2019

A seleção consistirá de análise curricular e entrevista em Inglês com o candidato. Para tal, o candidato deverá realizar seu cadastro no sistema, dentro do prazo estabelecido no edital, e informar seus dados pessoais para geração do boleto bancário e formulário de inscrição. A inscrição será finalizada mediante ao upload da documentação completa, na página de inscrição do Processo Seletivo.

FASE 1 – EXAME DE CURRÍCULO

Relação de documentos necessários para a participação do processo seletivo para o programa de Mestrado Acadêmico:
a. Documento de identidade;
b. CPF;
c. Passaporte (candidatos estrangeiros);
d. Currículo Lattes/CNPq atualizado (http://lattes.cnpq.br);
e. Diploma Graduação*.Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser apresentado com a consularização ou o apostilamento, conforme Convenção de Haia, além da tradução juramentada do referido documento.  
f. Candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatório a apresentação do Diploma ou declaração contendo a data de colação de grau;
g. Classificação e nota em um dos seguintes exames:
- GMAT (pontuação mínima: 600, validade: 3 anos);
- GRE (pontuação mínima: 155 em Raciocínio Verbal, 155 em Raciocínio Quantitativo, validade de 3 anos);
- ANPAD (percentil mínimo: 90%, validade de 2 anos);
- ANPEC (percentil mínimo: 90%, validade de 2 anos).
h. Certificado de proficiência em língua inglesa de um dos seguintes testes:
- IELTS (pontuação mínima: 6,5);
- TOEFL IBT (pontuação mínima 90);
- Cambridge CEFR (pontuação mínima: C1).
i. Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Mestrado em Administração da EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas);
j. Duas cartas de recomendação, em inglês, de professores pesquisadores ativos academicamente;
k. Formulário de inclusão de Nome Social (se aplicável);
l. Laudo Médico (candidatos portadores de deficiência) .

O UPLOAD DA DOCUMENTAÇÃO

  • •    Os documentos deverão ser digitalizados, salvos no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição;
    •    O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB;
    •    Não serão aceitas fotos de documentos;
    •    Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página, devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, Diploma etc);
    •     Documentos ilegíveis, incompletos ou fora dos padrões acima estabelecidos invalidarão a inscrição do candidato;
    •    Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo, no menu Visão Geral, no link Acompanhe sua inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis. 

FASE 2 – ENTREVISTA

Após uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos, os candidatos aprovados na Fase 1 serão contatados para uma entrevista em Inglês na sede da FGV EBAPE. Excepcionalmente, a entrevista poderá ser realizada por Skype (por exemplo, com candidatos residentes em outros Estados, ou no exterior). Os candidatos aprovados serão contatados por telefone/e-mail e deverão realizar a matrícula, dentro do prazo estabelecido no edital do Processo Seletivo.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).

No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima até o início do 2º trimestre letivo.

Obs.: Não é permitida a entrada de pessoas usando bermudas, shorts e chinelos nas dependências da FGV