• Mestrado em Gestão Empresarial (MEX-Intensivo)

Disciplinas

DISCIPLINAS OFERECIDAS

Disciplinas obrigatórias

Obrigatórias para todos os alunos:

  1. Novas tecnologias para tomada de decisão
  2. Governança Estratégica e Sustentabilidade
  3. Gestão da Inovação
  4. Consulting Project 1
  5. Consulting Project 2

Obrigatórias e passíveis de aproveitamento de carga-horária:

  1. Estrutura e Processos Organizacionais
  2. Comportamento nas Organizações
  3. Análise de Demonstrações Financeiras

De metodologia:

  1. Metodologia de Pesquisa
  2. Métodos Quantitativos Aplicados a Negócios
Disciplinas eletivas
  1. Estratégia, Sociedade e Governo
  2. Gestão da Carreira e Empregabilidade
  3. Competitividade
  4. Estratégia de Ensino
  5. Liderança
  6. Estratégias Globais
  7. Marketing Estratégico - Tendências e Inovações
  8. Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade.

* As disciplinas eletivas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade do corpo docente e o número de alunos interessados.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Demonstrações contábeis de propósito geral. Fundamentos da análise de demonstrações financeiras: análise vertical, análise horizontal, análise por indicadores, análise da demonstração dos fluxos de caixa. Estrutura conceitual para elaboração de demonstrações financeiras. Qualidade da informação contábil. Papel da convergência aos padrões internacionais de contabilidade. Papel da auditoria externa. Atuação da Comissão de Valores Mobiliários. Fundamentos da contabilidade: método das partidas dobradas, regime de competência, contabilização de alguns ativos, alguns passivos e das receitas de vendas e prestação de serviços. Julgamento profissional e estimativas em contabilidade. Notas explicativas. Relatório da Administração. Gerenciamento da informação contábil (earnings management). Gerenciamento de impressão (impression management). Análise aprofundada das demonstrações financeiras.
COMPETITIVIDADE SETORIAL
Conceitos de competitividade. Competição x Competitividade. Competitividade Sistêmica. Dimensões e Variáveis da competitividade. Diferentes estudos de competitividade. Mensuração da competitividade. Rankings de competitividade. Construção de indicadores de competitividade. Construção de projetos de incremento de competitividade setorial
COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e Liderança. Variáveis que afetam o comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em administração. Equipes de alto desempenho.
ESTRATÉGIA, SOCIEDADE E GOVERNO
Origens do conceito de estratégia corporativa; Capitalismo gerencial e tipos de capitalismo; Teorias de globalização; Política global e governança; Debates contemporâneos em strategic management; Estratégia política; Estratégia institucional; Mercado e não-mercado; Teoria política das corporações; Estratégia de responsabilidade social corporativa; Estratégia social; Estratégia internacional e desenvolvimento; Estratégia em/para países emergentes.
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Conceitos: bens públicos, design thinking, novos modelos de negócios, oceano azul, desenvolvimento ágil. Instrumentos analíticos: utilizando o conceito de bem público como referência de efetividade no setor público; busca de soluções inovadoras que atendam as reais necessidades da sociedade; atendendo stakeholders com efetividade; o processo de inovação e o papel do governo. Sustentabilidade; equilíbrio entre força e fraqueza; cooperação e competição; diversidade e padronização; indústria e comunidade. Esta disciplina tem o objetivo de desenvolver a capacidade de utilizar uma abordagem integrada e criativa em duas etapas: primeiro, ao compreender os principais fatores que impactam as organizações e a sociedade a partir do ponto de vista teórico e, segundo, aprendendo a utilizar esses instrumentos conceituais e teóricos para realizar análises práticas de inovação no meio público.
CONSULTING PROJECT 1 e 2
Projeto de Consultoria (“Consulting Project”) oferece aos alunos de mestrado executivo a oportunidade de mergulhar no universo da consultoria de gestão, permitindo combinarem suas experiências profissionais e de vida com as teorias de gestão e ferramentas de resolução de problemas na entrega de um projeto de consultoria para um cliente, trabalhando em um desafio empresarial da vida real.

O formato do curso está em linha com os existentes nas melhores escolas de negócio do mundo e responde à crescente demanda de profissionais experientes que desejam se capacitar como consultores, conselheiros ou assessores de confiança, bem como cria espaço para pesquisa e científica e desenvolvimento de novas ferramentas de gestão e resolução de problemas.

O curso explora o universo das consultorias de gestão, seus mercados, estratégias, modelos de negócio e operacional, fazendo uma ponte entre a pesquisa acadêmica e a prática de consultoria (e firmas de serviços profissionais em geral).

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
O Estudo da Administração: evolução e relevância. Educação, ensino e aprendizagem. Educação no Brasil. Política Educacional: Seleção e Análise de Políticas Educacionais no Brasil. Métodos e técnicas de ensino. Simulando a função docente.
ESTRATÉGIAS GLOBAIS
Essa disciplina pretende dar ao aluno uma visão geral do campo de estratégias globais e negócios internacionais; apresentando os conceitos e modelos teóricos básicos para o entendimento da performance das empresas multinacionais no mundo globalizado. O curso mesclará o aprofundamento teórico de literaturas clássicas e atuais, assim como de estudos de casos práticos que ajudarão ao aluno a aprimorar o conhecimento e domínio das práticas na área de estratégias globais e negócios internacionais.
ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
As diferentes naturezas das organizações. As múltiplas estruturas organizacionais: definição, complexidade, formalização, tamanho. Novas formas organizacionais. Reflexos da estrutura na vida e arranjos organizacionais. Processos organizacionais: desenho e redesenho dos fluxos de informações.
GESTÃO DA INOVAÇÃO
Fundamentos da natureza da tecnologia e da inovação. O papel da inovação no progresso industrial e econômico. Papel da gestão tecnológica e da inovação na estratégia corporativa. Tipos e níveis de inovação e de capacidades tecnológicas, incluindo “inovação aberta” e “capacidades distribuídas”. Inovação no contexto de organizações em economias emergentes: porque é necessária uma base analítica diferente? Gestão de capacidades tecnológicas inovadoras em nível de empresas. Processos de inovação em subsidiárias de empresas multinacionais. Gestão de fontes para a construção de capacidades tecnológicas: estratégias aprendizagem tecnológica como insumos para inovação. Usuários como fontes de inovação. Inovação em serviços. Clusters e sistemas (setoriais, regionais e nacionais) de inovação, políticas governamentais e instituições como apoio à inovação em empresas. Tópicos Especiais em Gestão da Inovação. Gestão da propriedade intelectual. Inovação tecnológica e meio ambiente. Globalização da inovação no contexto de economias emergentes.
GESTÃO DE CARREIRA E EMPREGABILIDADE
Transformações no mundo do trabalho. Contrato psicológico. O trabalho e seus significados. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Empregabilidade e suas dimensões. Gestão organizacional da carreira e autogestão da carreira. Desenvolvimento de carreira e a carreira gerencial. Satisfação e sucesso na carreira. Equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.
GOVERNANÇA ESTRATÉGICA E SUSTENTABILIDADE
A visão histórica da firma e o surgimento da empresa moderna. Propriedade e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Governança corporativa: origens e desenvolvimento. Questões centrais de governança: decisão coletiva e monitoramento da gestão. Governança das organizações públicas e terceiro setor. O problema de agência. Governança e poder. Estruturas de propriedade, governança corporativa e estratégia empresarial. O papel do conselho de administração. O papel dos investidores na governança corporativa. Acionistas e stakeholders. Governança e sustentabilidade.
LIDERANÇA
A disciplina apresenta uma abordagem interdisciplinar para o exercício da liderança em diferentes contextos institucionais e organizacionais. Apresentaremos as principais teorias sobre liderança, seus conceitos e fundamentos, e estudos de casos que ilustram o exercício da liderança nas organizações. Serão abordados os temas: liderança e gestão, competências essenciais da liderança, liderança em contextos de alta incerteza e complexidade.
MARKETING ESTRATÉGICO -TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES
Marketing Disruptivo. Análise e Gestão de Mudanças e Tendências. Proposições de Valor. Comportamento do Consumidor. Desafios e Realidades do Marketing Digital. Varejo Digital. Dark Pattern. Proporcionar conhecimentos e discutir sobre os conceitos de Marketing Disruptivo e as inovações provenientes do Marketing Digital e as principais orientações teóricas da área de conhecimento. Compreender a importância da transformação digital para o Marketing e no processo de formulação da estratégia organizacional. Pontar os campos recentes de pesquisa e aplicação gerencial do Marketing Digital.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresentação do curso. Fontes de informação para a pesquisa em administração. Importância da pesquisa científica. Propósitos da pesquisa em administração. Investigação humana e ciências. Propósitos de uma pesquisa. Alegações de conhecimento. Estratégias de investigação. Roteiro de um projeto de pesquisa. O processo de escrever. Modelo científico tradicional. Teorias e paradigmas. Pesquisa quantitativa x qualitativa. A natureza da causalidade. Conceptualização e medição. Operacionalização. Confiabilidade e validade. Generalização e triangulação. Operacionalização. Escalas de mensuração. Construção de escalas. Dimensão temporal das investigações. Medidas. Métodos quantitativos na pesquisa em administração. Generalização e triangulação. Construção de questionário. Surveys e entrevistas.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A NEGÓCIOS
Fundamentos de metodologia de pesquisa quantitativa. Possibilidades de pesquisa quantitativa em administração. Análise e elaboração de questionários. Estatística descritiva. Técnicas multivariadas para análise de dependência e interdependência de variáveis. Leitura e debate de teses e dissertações que utilizaram métodos quantitativos. Redação de relatório de pesquisa quantitativa.
NOVAS TECNOLOGIAS PARA TOMADA DE DECISÃO
Esta disciplina avalia como as organizações estão lidando com as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais provocadas pelos avanços tecnológicos rápidos e contínuos dos tempos atuais. Nosso objetivo principal é discutir os impactos para as Organizações de temas como Inteligência Artificial, Blockchain, IoT, Comunicação em Redes, Privacidade e Segurança, entre outros.

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