Disciplinas

DISCIPLINAS OFERECIDAS

 
Obrigatórias
  • Estratégia de Empresas
  • Finanças Corporativas
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
  • Metodologia de Pesquisa
  • Transformação Digital

Eletivas
  • Análise de Demonstrações Financeiras
  • Análise Quantitativa para Decisão Empresarial
  • Antropologia do Consumo
  • Competitividade Setorial
  • Comportamento nas Organizações
  • Cultura Organizacional
  • Economia e Contexto Empresarial
  • Estratégia de Ensino 
  • Gestão da Carreira e Empregabilidade
  • Gestão de Operações
  • Governança Corporativa
  • Métodos Qualitativos de Pesquisa
  • Microeconomia da Competitividade
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Negócios Internacionais

* As disciplinas eletivas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade do corpo docente e o número de alunos interessados.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

 
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Demonstrações contábeis de propósito geral. Fundamentos da análise de demonstrações financeiras: análise vertical, análise horizontal, análise por indicadores, análise da demonstração dos fluxos de caixa. Estrutura conceitual para elaboração de demonstrações financeiras. Qualidade da informação contábil. Papel da convergência aos padrões internacionais de contabilidade. Papel da auditoria externa. Atuação da Comissão de Valores Mobiliários. Fundamentos da contabilidade: método das partidas dobradas, regime de competência, contabilização de alguns ativos, alguns passivos e das receitas de vendas e prestação de serviços. Julgamento profissional e estimativas em contabilidade. Notas explicativas. Relatório da Administração. Gerenciamento da informação contábil (earnings management). Gerenciamento de impressão (impression management). Análise aprofundada das demonstrações financeiras.
ANÁLISE QUANTITATIVA PARA DECISÃO EMPRESARIAL
Fundamentos de metodologia de pesquisa quantitativa. Possibilidades de pesquisa quantitativa em administração. Análise e elaboração de questionários. Estatística descritiva. Técnicas multivariadas para análise de dependência e interdependência de variáveis. Leitura e debate de teses e dissertações que utilizaram métodos quantitativos. Redação de relatório de pesquisa quantitativa.
ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
A disciplina tem por objetivo introduzir os alunos a uma abordagem analítica e investigativa que concebe o fenômeno do consumo como uma construção cultural. A discussão gira em torno das principais ferramentas conceituais da observação cultural sobre o consumo, exercitando, ao mesmo tempo, o debate sobre a criação de identidades, grupos e contextos sociais e históricos nos quais o consumo se inscreve. A contribuição da perspectiva antropológica para a atividade da pesquisa sobre o consumo será trabalhada a partir dos conceitos-chave que essa disciplina oferece. O curso visa capacitar os alunos a desenvolverem um olhar aprofundado, crítico e relativista sobre o consumo e suas manifestações.
COMPETITIVIDADE SETORIAL
Conceitos de competitividade. Competição x Competitividade. Competitividade Sistêmica. Dimensões e Variáveis da competitividade. Diferentes estudos de competitividade. Mensuração da competitividade. Rankings de competitividade. Construção de indicadores de competitividade. Construção de projetos de incremento de competitividade setorial.
COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e Liderança. Variáveis que afetam o comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em administração. Equipes de alto desempenho.
CULTURA ORGANIZACIONAL
A relação entre Cultura e Gestão. As dimensões de cultura com impacto nos negócios. “Programação mental” e modelos de gestão. A comparação entre culturas internacionais e modelos organizacionais. A cultura brasileira e os desafios da gestão estratégica. Ativos e passivos intangíveis. Perfis de culturas organizacionais. Cultura e gestão na comparação Ocidente x Oriente. Ativos e passivos intangíveis da cultura brasileira.
ECONOMIA E CONTEXTO EMPRESARIAL
Conceito de PIB; oferta e demanda; investimento e poupança; taxa de câmbio, balança de pagamentos, crises cambiais; mercado de trabalho; política monetária e taxa de juros; inflação e indexação, crescimento econômico; orçamento público, déficit público, dívida pública e dinâmica da dívida; função do Estado, Lei de Responsabilidade Fiscal e obrigações constitucionais; competição, monopólio e regulação; bens públicos e externalidades; efeito da tributação e curva de Lafer; federalismo e guerra tributária; privatição, concessões e parcerias público-privadas
ESTRATÉGIA DE EMPRESA
Conceitos e abordagens de estratégia. Vantagem competitiva sustentável e suas métricas. As noções de atratividade e de competitividade. O ciclo de vida do setor. O processo de formação da estratégia. Governança e estratégia: stakeholders e sua influência nas escolhas estratégicas. O lado soft da estratégia: propósito, missão, visão e core-values. Proposta de valor: drivers da criação, entrega e captura de valor. Análise do macroambiente e posicionamento no setor. Estratégias genéricas básicas para a criação e captura do valor: liderança de custos, diferenciação, nicho e estratégias mistas. Análise interna: cadeia de valor, recursos e competências. Arquitetura de competências estratégicas e vantagem competitiva. Introdução às estratégias corporativas: diversificação, integração vertical, fusões e aquisições, alianças estratégicas e internacionalização. Implementação da estratégia: adequação da estrutura e dos processos. O controle da estratégia.
ESTRATÉGIA DE ENSINO
O Estudo da Administração: evolução e relevância. Educação, ensino e aprendizagem. Educação no Brasil. Política Educacional: Seleção e Análise de Políticas Educacionais no Brasil. Métodos e técnicas de ensino. Simulando a função docente.
FINANÇAS CORPORATIVAS
Introdução às Finanças. Funding e bases de capitalização. A Empresa Como Um Fluxo de Caixa. Escolha do Funding: Origem dos recursos e sua tipologia. Decisões Empresarias. Análise de Cenários. Acompanhamento de Projetos. Importância do Gerenciamento do Caixa. Tópicos Avançados para a escolha do tipo de Financiamento da Dívida. Conclusões financeiras estratégicas e táticas. Agindo com olhos de empresário. Agindo como gestor público. Agindo como manager de ONGs.
GESTÃO DE MARKETING
O Conceito de marketing e orientação de mercado. Análise do ambiente de marketing. Comportamento do consumidor. A Gestão do composto de marketing: produto, preço, distribuição e comunicação. Marketing de serviços e relacionamento.
GESTÃO DA CARREIRA E EMPREGABILIDADE
Transformações no mundo do trabalho. Contrato psicológico. O trabalho e seus significados. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Empregabilidade e suas dimensões. Gestão organizacional da carreira e autogestão da carreira. Desenvolvimento de carreira e a carreira gerencial. Satisfação e sucesso na carreira. Equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.
GESTÃO DE OPERAÇÕES
Fundamentos da competitividade. O mercado e as diferentes estruturas de produção e serviços. Os principais enfoques e tecnologias de gestão de operações. Indicadores para monitorar o desempenho operacional. Eficácia, Eficiência, Qualidade, Produtividade e Efetividade. Indicadores operacionais e financeiros. “O pensamento enxuto (Lean Thinking)”. Métodos e ferramentas da produção enxuta. A Teoria das Restrições. Métodos e ferramentas da Teorias das Restrições. Introdução a estoques: causas, tipos e funções. Sistemas integrados de gestão de materiais e de capacidade. Sequenciamento de atividades e gestão de curto prazo em sistemas com produção sob encomenda. Tendências e fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações.
GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO
Organizações e evolução histórica da gestão de pessoas. Subsistemas de RH. Responsabilidade social corporativa (RSC). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança. Gestão do Desempenho. Modelo de Competências. Comunicação. Gestão de carreira. As áreas organizacionais. O fator humano. Os diferentes níveis de influência operacionais, táticos e estratégicos. A evolução dos processos em gestão.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A visão histórica da firma e o surgimento da empresa moderna. Propriedade e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Fundamentos do mercado de capitais. Governança corporativa: origens e desenvolvimento. Principais modelos internacionais de governança corporativa. Estruturas de propriedade e estratégia empresarial. Organização e dinâmica dos Conselhos. O problema de agência. Estruturas de governança das organizações. Remuneração e incentivos como problema de governança. Contexto brasileiro da governança corporativa. O papel dos investidores institucionais na governança. A função controle na governança. Falhas na governança: casos recentes. Governança de empresas não listadas. Modelos teóricos associados à governança. Desafios e tendências em governança corporativa.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Apresentação do curso. Fontes de informação para a pesquisa em administração. Importância da pesquisa científica. Propósitos da pesquisa em administração. Investigação humana e ciências. Propósitos de uma pesquisa. Alegações de conhecimento. Estratégias de investigação. Roteiro de um projeto de pesquisa. O processo de escrever. Modelo científico tradicional. Teorias e paradigmas. Pesquisa quantitativa x qualitativa. A natureza da causalidade. Conceptualização e medição. Operacionalização. Confiabilidade e validade. Generalização e triangulação. Operacionalização. Escalas de mensuração. Construção de escalas. Dimensão temporal das investigações. Medidas. Métodos quantitativos na pesquisa em administração. Generalização e triangulação. Construção de questionário. Surveys e entrevistas.
MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA
Características da pesquisa qualitativa. Situações de uso da pesquisa qualitativa. O processo da pesquisa qualitativa: questões de pesquisa, planejamento, estratégias amostrais. Métodos de coleta verbais: entrevistas individuais, narrativas e grupos focais. Métodos de observação: etnografia e coleta de dados visuais. Transcrição e codificação dos resultados. Métodos de interpretação: análise de conteúdo e análise do discurso. A pesquisa qualitativa online. Teoria ancorada (grounded theory).
MICROECONOMIA DA COMPETITIVIDADE
Introdução à competitividade. Competitividade de empresas, de arranjos produtivos locais (APLs) e de países. Competindo internacionalmente: estratégias globais para as multinacionais. Cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em economias emergentes. Arranjos produtivos locais em países avançados. O papel das empresas e do setor público no desenvolvimento econômico e social. Arranjos produtivos locais no Brasil.
NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Fundamentos de negociação e de administração de conflitos. A negociação como competência organizacional. Atitudes e comportamentos dos negociadores. O processo e as fases da negociação. Enquadramento, planejamento e preparação da negociação. Estratégias e táticas de interação entre os negociadores. Negociação em um contexto multicultural. Ética na negociação.
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Este curso explorará os negócios internacionais desde a perspetiva global e também da perspetiva do Brasil como mercado emergente de América Latina. O curso analisará: o papel dos negócios internacionais no desenvolvimento econômico e social; as perspetivas acadêmicas e de consultoria sobre teorias de expansão dos negócios internacionais; e o Brasil e América Latina como mercados para comercio e investimento internacional. Uma abordagem interdisciplinar encoraja os alunos a considerar perspetivas e materiais do setor público global, organizações não-governamentais, acadêmicos e consultores privados. As visões globais que historicamente foram desenvolvidas nos EUA e na Europa Ocidental serão avaliadas, juntamente com novas visões vindas dos mercados emergentes, incluindo o Brasil. O curso é destinado para estudantes Brasileiros e internacionais, com foco dos executivos dos setores privado e público. Como tal, o curso busca considerar as perspetivas de “negócios internacionais” e “gerenciamento internacional” relacionadas a tendências globais, mercados emergentes e o Brasil.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Conceitos Básicos. Alinhamento Estratégico da Transformação Digital. Impactos da transformação digital em Indústrias de Negócio. Resistência organizacional à transformação digital. Aceitação do usuário à transformação digital. Business Analytics and Intelligence aplicados à transformação digital. Transformação digital de cidades: smart cities. Transformação digital do governo e da sociedade: e-government e e- participation de análise organizacional e suas interfaces com comportamento organizacional e estratégia, com foco nas diversas abordagens de mudança dadas por cada uma destas diferentes perspectivas teóricas.

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