Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP)

(Última atualização: 14/10/2019 - 15:32)

O Núcleo de Apoio Pedagógico da Fundação Getulio Vargas é um setor especializado em atendimento pedagógico e psicopedagógico aos alunos, apoio didático-pedagógico aos professores e coordenadores dos cursos de graduação das Escolas da FGV no Rio de Janeiro.

O NAP apresenta-se como o canal de referência aos alunos, de forma a atendê-los em suas necessidades individuais e/ou coletivas, emocionais e/ou cognitivas e em qualquer outra forma de aprender, de ser e de se relacionar com o interdisciplinar e dinâmico mundo do conhecimento do ensino superior.

O setor desenvolve estratégias de acolhimento aos alunos e por meio de uma escuta qualificada busca compreender suas demandas para atuar criando melhores condições pedagógicas que visam a favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional desses jovens nessa nova etapa da vida, tentando, desta forma, prevenir o fracasso acadêmico.

Além disso, o Núcleo adota uma postura ativa de busca das manifestações dos alunos sobre sua experiência ao longo das atividades acadêmicas, suas dúvidas, sugestões e necessidades especiais.

Atua de forma efetiva como um canal de apoio aos coordenadores e tem por competência acompanhar e supervisionar a execução do Projeto Pedagógico de Curso, além de atuar junto aos alunos e professores com vistas a atender suas demandas didático-pedagógicas e psicopedagógicas.

FUNÇÕES DO NAP

Destacam-se dentre as diversas funções do NAP:

  • Entrevistar, individualmente ou em pequenos grupos, os alunos que ingressam nos cursos de graduação, com o objetivo de conhecer suas expectativas relacionadas ao curso e suas histórias de vida;
  • Acolher, apoiar e orientar o aluno que busca ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, identificar algum comprometimento emocional e, se for o caso, orientá-lo a buscar ajuda profissional;
  • Auxiliar o aluno a superar desafios, a estabelecer novas relações interpessoais e a se adaptar ao novo ambiente social;
  • Realizar o acompanhamento pedagógico e psicopedagógico do aluno, desde o momento do seu ingresso, até a integralização do seu currículo;
  • Oferecer suporte pedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos;
  • Elaborar orientação de estudo individualizada para o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem;
  • Organizar oficinas e palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;
  • Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e propor reuniões pedagógicas com o corpo docente às coordenações dos cursos;
  • Promover reuniões com representações de turmas e demais entidades estudantis;
  • Traçar o perfil das turmas e orientar professores sobre demandas específicas relacionadas a situações didático-pedagógicas diferenciadas.
ALGUNS PROJETOS DO NAP

ACOLHIDA NAP
Com o objetivo de promover a inserção dos alunos ingressantes ao ambiente universitário, o NAP realiza no início do ano letivo atividades de acolhimento com os alunos do primeiro período de todos os cursos de graduação.  Em um clima bastante descontraído, as turmas dos calouros conhecem um pouco sobre as práticas desenvolvidas pelo setor e participam de uma dinâmica sobre temas como: autoconhecimento, desenvolvimento da empatia, entre outros. As atividades são estruturadas visando à integração do grupo a fim de contribuir para o fortalecimento das relações interpessoais.

OFICINAS / WORKSHOPS / RODAS DE CONVERSAS / PALESTRAS
O NAP no decorrer do ano letivo busca promover oficinas, workshops, rodas de conversas e palestras sobre temas de interesse dos alunos visando o desenvolvimento socioemocional dos nossos jovens.

FGV ENCONTROS CULTURAIS
O NAP em parceria com o Programa Cultural Internacional FGV – Sorbonne elaborou este projeto que propõe aos alunos da FGV um conjunto de atividades culturais, tais como visitas a museus e lugares históricos, peças de teatro, exposições de arte, espetáculos de dança e música e etc. Tem como objetivo incentivar a imersão dos alunos da graduação no mundo da arte para suscitar a reflexão e fazer (re) agir o espectador-cidadão, buscando enriquecer e ampliar a cultura geral do aluno.

AÇÕES SOCIAIS
Os projetos de ação social têm como objetivo integrar, conscientizar e sensibilizar alunos, professores e funcionários sobre a importância de criar espaços de informação e discussão dos diversos temas da atualidade; além de estimular o exercício da empatia e do olhar sensível para com o outro.
São algumas das nossas campanhas: Outubro Rosa, Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães, Asilos, Orfanatos.

SETEMBRO AMARELO – PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA
O Núcleo de Apoio Pedagógico da FGV procurar realizar o evento Setembro Amarelo – Pela valorização da vida com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os alunos, professores e funcionários para a importância da preservação da saúde mental e da prevenção ao suicídio.

REGULAMENTO DO NAP 
MATERIAIS PRODUZIDOS PELO NAP

     

    Atendimento Pedagógico/ Psicopedagógico

    Coordenação do NAP:

    Helena Giolito

    Assistente Técnico-Pedagógico:

    Tatiane Rosa Santos

    Analistas Pedagógicas:

    Bruna Ruffoni
    Claudia Cossich
    Danielle Alves
    Karine Pimentel

    Suporte Acadêmico:

    Isabel de Moraes Ferreira

    Funcionamento

    Horário: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h
    Local: Edifício Sede - Praia de Botafogo, 190 - 3º andar, Sala 309
    Telefone: (55 21) 3799-5910
    E-mail: nucleo.pedagogico@fgv.br
    Facebook: fb.com/nucleopedagogicofgvrio