Disciplinas e Ementas

DISCIPLINAS

1º PERÍODO
Comunicação Empresarial 30h
Comportamento Organizacional 30h
Estado, Governo e Sociedade 30h
Estatística Descritiva 30h
Estruturas e Processos Organizacionais 30h
Fundamentos de Administração 30h
Introdução à Ciência de Dados e Programação 30h
Matemática 1 30h
Matemática 2 30h
Matemática Financeira 30h
Modelagem Matemática 30h
Pensamento Crítico 30h
Programação Aplicada 1 30h
Psicologia 30h
Tópicos Especiais 1 30h
2º PERÍODO
Empreendedorismo 30h
Fundamentos de Marketing 30h
Gestão de Operações 30h
Gestão de Pessoas 30h
Inteligência de Negócios 30h
Introdução ao Direito e à Ética 30h
Matemática 3 30h
Matemática 4 30h
Mercados Competitivos 30h
Probabilidade e Inferência 30h
Programação Aplicada 2 30h
Regressão 30h
Teoria da Decisão 30h
Tópicos Especiais 2 30h
3º PERÍODO
Administração Pública 30h
Ciência de Dados 1 30h
Ciência de Dados 2 30h
Contabilidade Financeira 30h
Estatística Multivariada 30h
Finanças Corporativas 30h
Gestão de Comunicação e Promoção 30h
Logística e Cadeia de suprimentos 30h
Organização Industrial 30h
Pesquisa de Marketing 30h
Pesquisa Operacional 30h
Política Macroeconômica 30h
Responsabilidade Social Corporativa 30h
Tópicos Especiais 3 30h
4º PERÍODO
Análise de Investimentos 30h
Contabilidade Gerencial 30h
Direito Empresarial e Tributário 30h
Empresas e Governos 30h
Estratégia 30h
Gestão de Projetos 30h
Governança Corporativa 30h
Marketing Digital 30h
Negócios Internacionais 30h
Sistemas de Informação 30h
Tópicos Especiais 4 30h
Vivências Organizacionais 1 30h
Vivências Organizacionais 2 30h
Vivências Organizacionais 3 30h
Vivências Organizacionais 4 30h
5º PERÍODO
Experiência Multicultural 1 30h
Experiência Multicultural 2 30h
Experiência Multicultural 3 30h
Experiência Multicultural 4 30h
Experiência Multicultural 5 30h
Experiência Multicultural 6 30h
Experiência Multicultural 7 30h
Experiência Multicultural 8 30h
Experiência Multicultural 9 30h
Experiência Multicultural 10 30h
6º PERÍODO
Eletiva 1 30h
Eletiva 2 30h
Eletiva 3 30h
Eletiva 4 30h
Estágio 1 30h
Estágio 2 30h
Estágio 3 30h
Estágio 4 30h
7º PERÍODO
Eletiva 5 30h
Eletiva 6 30h
Eletiva 7 30h
Eletiva 8 30h
Estágio 5 30h
Estágio 6 30h
Estágio 7 30h
Estágio 8 30h
8º PERÍODO
Eletiva 9 30h
Eletiva 10 30h
Estágio 9 30h
Estágio 10 30h
TCC 1 30h
TCC 2 30h
Tópicos Especiais 5 30h
Tópicos Especiais 6 30h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares devem ser cumpridas entre o 1º e o 4 período. As Atividades Complementares são constituídas por atividades extracurriculares obrigatórias, conforme preconizado na Resolução Nº 4 de 13 de julho de 2005, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração.

Atividades Complementares 240h

 

EMENTAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Administração pública e administração empresarial: qual é a diferença? Administração pública / gestão pública / governança pública: os significados dos termos. Formulação e análise de políticas públicas. Planejamento no setor público; gestão estratégica nas organizações governamentais. O processo orçamentário. A gestão da força de trabalho. Controle na administração pública; mensuração e avaliação do desempenho. Reformas da gestão pública.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Tipos de ativos e instrumentos financeiros; Fundos de investimento; Teoria da carteira; Diversificação e risco; CAPM; Arbitrage Pricing Theory (APT); Renda fixa (avaliação e risco); Avaliação de performance de investimentos
CIÊNCIA DE DADOS 1 
Aplicações de Data Science nas organizações. Modelos de regressão não-lineares. Modelos de regressão logística. Árvores. Random Forests. O trade-off entre viés e variância. Overfitting. Previsão fora da amostra. Validação cruzada. Boostrapping. Boosting. Bagging. 
CIÊNCIA DE DADOS 2
Aprendizado supervisionado e não supervisionado. Análise de clusters. Redes Bayesianas. Noções sobre Redes neurais artificiais e Deep Learning. Web Scraping.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Fundamentos do comportamento de grupos nas organizações. Dinâmica de equipes de trabalho. Liderança e comunicação. Poder e política nas organizações. Resolução de conflitos e negociação. Cultura organizacional. Mudança organizacional
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Teoria da comunicação oral, escrita e não verbal. Visão crítica do processo comunicativo; desenvolvimento do processo comunicativo. Comunicação e o âmbito empresarial. Estruturação da rede formal e informal de informação e comunicação de uma organização. A comunicação empresarial e a Gestão Integrada da Comunicação nas organizações.
CONTABILIDADE FINANCEIRA
Conceito e estrutura dos Relatórios Financeiros de Propósito Geral: balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração do resultado abrangente, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração dos fluxos de caixa, notas explicativas, e demonstração do valor adicionado. Introdução à análise desses relatórios financeiros: análise vertical, análise horizontal, análise por indicadores. Elaboração de tais relatórios a partir da contabilização de transações típicas: receita de contrato com clientes, ativos financeiros básicos, estoques, imobilizado, empréstimos e financiamentos, arrendamento.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Contabilidade Gerencial na Era da Informação; Custeio por Ordem de Produção para Empresas Industriais e Empresas Prestadoras de Serviços; Custeio por Processo; Análise Custo-Volume-Lucro; Custeio Variável; Alocação de Custos e Custeio Baseado em Atividades; Uso das Informações de Custos na Tomada de Decisões Gerenciais; Decisões de Formação de Preços, Análise de Rentabilidade do Cliente e Formação de Preços Baseada em Atividades; Orçamento de Investimentos e Outras Decisões de Longo Prazo; Planejamento e Controle Orçamentários; Custos-Padrão e Análise da Variação; Descentralização e Avaliação de Desempenho; Análise de Demonstrações Contábeis – uma perspectiva Gerencial; Demonstração dos Fluxos de Caixa.
DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO 
Direito tributário e aspectos econômicos da tributação. Poder de tributar e competência tributária. Limitações constitucionais ao poder de tributar. Princípios constitucionais tributários. Conceito jurídico-econômico de tributo. Espécies tributárias. A relação jurídico-econômica-tributária, fato gerador, obrigação e crédito tributário. Sujeição passiva e responsabilidade tributária. Noções gerais de lançamento, suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário. Aspectos gerais de interpretação, aplicação e integração das normas tributárias. Prevenção de passivos tributários. Planejamento tributário. Função Social da Empresa. Teoria da Empresa. Elementos do Contrato de Sociedade. Classificação das Sociedades. Nome Empresarial. Consideração e Desconsideração da Personalidade Jurídica.
ELETIVAS
Disciplina à escolha do aluno e aprovada pela coordenação que poderá ser cursada na FGV EBAPE, outra escola da FGV ou nas parceiras internacionais.
EMPREENDEDORISMO 
Conceitos de empreendedorismo focado em startups; debates de casos reais de empreendedores de sucesso e relação com a teoria subjacente à disciplina; aplicação de conceitos centrais da disciplina na estruturação de um negócio.
EMPRESAS E GOVERNOS
Competitividade do setor público. Brasil no cenário mundial. Negociação com o setor público seus custos de transação e o jogo estratégico de barganha. As várias faces da Administração Pública brasileira. Administração direta e indireta. O novo regime das estatais. Noções de serviço público e desestatização. Noções de finanças públicas e contratação pública. As novas formas de contratação pública. Resolução de conflitos com o setor público. Arbitragem. Operações estruturadas com o setor público. Controle interno e externo. Corrupção e compliance.
ESTADO, GOVERNO E SOCIEDADE
Formação do Estado, poder político e dominação; A trajetória do Estado brasileiro: elites e burocracia; O conceito de democracia e as promessas não cumpridas; Democracia no Brasil: vícios e virtudes do sistema brasileiro; Federalismo; Administração pública, burocracia e políticas públicas; Participação e sociedade civil
ESTÁGIOS
Experiência profissional como estagiário, sem vínculo empregatício, em organizações no Brasil ou no exterior como complementação da formação do aluno sob orientação e supervisão do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreira da FGV.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA  
Escopo e perspectiva da disciplina – Tipos de variáveis: qualitativas/quantitativas. População e amostra. Medidas de tendência central e medidas de dispersão. Tabelas de contingência. Análise Gráfica uni e bivariada. Padronização. Covariância e correlação.
ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
Decomposição de séries temporais: Tendência + Sazonalidade + Ruído. Médias móveis. Tendências lineares, quadráticas, exponencial. Modelos aditivos e multiplicativos. Modelos Box & Jenkins. Detetando Estacionaridade e Sazonalidade. AR, MA, ARMA, ARIMA, SARIMA. Modelos ARCH e GARCH.
ESTRATÉGIA  
Conceito de estratégia; processo de formulação e implementação de estratégias nas organizações; análise do macroambiente e do setor; análise dos recursos e competências organizacionais; cadeias e redes de valor; posicionamento estratégico e estratégias genéricas; introdução às estratégias corporativas; instrumentos e ferramentas da estratégia.
ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Processos organizacionais. Mapeamento de processos: instrumentos e técnicas para obtenção de dados e informações organizacionais. Modelagem de processos: notações e abordagens. Análise de processos: avaliação e indicadores. Redesenho, melhorias e transformações. Gestão de processos: macroprocessos, processos, subprocessos, atividades e tarefas. Tomada de decisão. Digitalização e automatização de processos. Ciclo PDCA. Layout. Cultura organizacional. Organograma e estruturas organizacionais. Estrutura formal e informal. Representações Gráficas da Estrutura. Modelos organizacionais.
EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL
O objetivo do componente curricular Experiência Multicultural é proporcionar ao corpo discente vivência  pautada na diversidade  cultural, de modo a aprimorar a formação básica e profissional do estudante em Administração, preparando-o para o exercício da cidadania global. Fazem parte da Experiência Multicultural o intercâmbio internacional nas escolas parceiras ou a participação em disciplinas oferecidas pelas escolas da Fundação Getulio Vargas.
FINANÇAS CORPORATIVAS
Este curso oferece uma introdução à teoria e prática das finanças corporativas. Compreender a teoria e a prática das finanças corporativas é fundamental para gerentes financeiros e estudantes de finanças para quem as finanças corporativas costumam ser a primeira visão detalhada do mundo das finanças. O curso aborda tópicos como critérios para investimentos, oferece um primeiro olhar sobre a relação entre risco e retorno e discute o quebra-cabeça da estrutura de capital e da gestão financeira de longo prazo. Também oferecerá uma visão geral da importância e do funcionamento do mercado de classificações de crédito para as decisões de financiamento corporativo. Na última parte do curso, é apresentado o processo de abertura de capital e o curso discute a teoria e a prática de fusões e aquisições.
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Fundamentos da Administração: Introdução à administração e às organizações; A evolução do pensamento em administração; O ambiente organizacional; A tomada de decisão em administração; Funções da Administração: Planejamento e estratégia; Organização e estruturas; Direção e pessoas; Controle do desempenho; Áreas Funcionais da Administração: Administração de operações; Administração de marketing; Administração de recursos humanos; Administração financeira.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Definindo marketing: importância e escopo; o conceito de valor, conceitos básicos de marketing e orientações de marketing; sistema de informação de marketing e análise do macroambiente; diferenças entre mercados de consumo e mercados de negócios; identificar segmentos de mercado e alvos; o conceito de brand equity; o conceito de serviço; estratégia de produto e ciclo de vida do produto; programas de preços e desenvolvimento de canais integrados de marketing; gerenciamento de logística e comunicação integrada de marketing.
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Os conceitos de gestão de marca e brand equity. Criação e gestão do valor da marca. Desenvolvendo uma estratégia de marca: valor da marca com base no cliente e elementos de posicionamento da marca. Gerenciando a comunicação integrada de marketing. Gerenciando sistemas de marketing de comunicação de massa.
GESTÃO DE OPERAÇÕES
Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo; projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços; sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos; arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta; ergonomia; estudo de tempos e movimentos; planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano, mestre de produção e sequenciamento; planejamento e controle de projetos; gestão de Logística e Operações.
GESTÃO DE PESSOAS
Evolução histórica da gestão de RH: do enfoque tático ao estratégico; gestão estratégica de RH; os papéis do profissional de recursos humanos; o planejamento e as funções de recursos humanos; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; gestão do desempenho; remuneração e recompensa; sistemas de trabalho de alto desempenho.
GESTÃO DE PROJETOS
O conceito de projeto; organizações baseadas em projetos (OBP´s); Guias de boas práticas em gerenciamento de projetos; O ciclo de vida do projeto; Gerenciamento do Escopo do Projeto; gerenciamento do tempo do projeto; Gerenciamento do custo do projeto; gerenciamento dos riscos do projeto; Gerenciamento das partes interessadas do projeto; Fundamentos do aplicativo Microsoft Project; Competências técnicas e comportamentais do gerente de projetos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A empresa moderna e a separação entre propriedade e gestão; O problema de agência; O governo da organização; As origens da governança corporativa; Principais modelos de governança corporativa; Estruturas de governança corporativa e sistemas de controle externo e interno; Risco e gestão da informação; Resultados empíricos das boas práticas de governança; Estrutura de propriedade e estratégia empresarial; Governança corporativa no Brasil; Estrutura e funcionamento dos mercados financeiros e de capitais; O papel dos investidores e demais stakeholders; Organização e dinâmica dos Conselhos; Ambiente regulatório; Modelos teóricos associados à governança; Fusões e aquisições como mecanismos de governança; Cultura empresarial, accountability, ética e responsabilidade sócio-ambiental; Papel da governança corporativa na empresa familiar.
INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS 
Definição e fundamentos de BI. Etapas do projeto de BI. O ciclo analítico da inteligência de dados. Tipos de solução de BI. Dashboards (introdução, visualização de dados, categorias, desenho, erros comuns na construção, boas práticas na construção). Arquitetura e soluções de Business Intelligence. Implementação de um projeto de BI: motivação, justificativa, custos e riscos. Design Thinking. Técnicas contemporâneas de implementação e evolução de soluções. Business Model Generation
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS E PROGRAMAÇÃO
Tipos de dados (integers, floats, booleanos e strings). Funções. Condicionais. Instalação e uso de pacotes de terceiros. Docstrings. Loops. Estruturas de dados nativas ao Python (listas, tuplas, conjuntos e dicionários). Pandas (Séries e DataFrames). Numpy (Arrays, vetorização e elementos de álgebra linear).
INTRODUÇÃO AO DIREITO E À ÉTICA
Direito, justiça e lei; Ética; normatividade; norma jurídica; relação jurídica; direito objetivo e subjetivo; sistema jurídico; validade, vigência, eficácia; princípios e proporcionalidade; direitos da personalidade; Estado, constituição e cidadania; Estado federal; ética na administração pública e privada; princípios da administração pública e probidade administrativa; crime e improbidade na administração pública e na empresa.
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística empresarial e o seu papel diante da economia globalizada; análise da função logística, com base na cadeia de suprimento, da infraestrutura logística, da tecnologia e das pessoas envolvidas; principais atividades da logística empresarial e sua aplicabilidade nas organizações por meio de técnicas e procedimentos específicos.
MARKETING DIGITAL 
Marketing Digital; Estratégias de Marketing; Marketing Multinível; Economia e Planejamento de Marketing Digital incluindo plataformas digitais; Ferramentas digitais; e-Commerce; Redes Sociais; Google, SEO e Adwords, para construção de conteúdos de integração entre empresas e empresas, pessoas e pessoas, e pessoas e empresas.
MATEMÁTICA 1
Revisão de funções, Conceito de limites, Cálculo de limites, Limites no infinito, Número “e” enquanto limite, Derivada enquanto taxa de variação, Derivada enquanto inclinação da reta tangente à curva de uma função em um ponto, Derivadas das funções elementares, Regras de derivação, Derivadas de ordem superior, Aplicações de derivação.
MATEMÁTICA 2
Pontos de extremos locais e globais. Identificação de pontos de extremo local a partir da derivada: condições de primeira e de segunda ordem. Primitiva de uma função. Integrais das funções elementares. Integração por substituição e por partes. Integral definida como soma de Riemann. Cálculo da área embaixo de uma curva. Conceito de equação diferencial. EDO com variáveis separadas. EDO linear homogênea de primeira ordem.
MATEMÁTICA 3
Operações com matrizes. Determinantes. Escalonamento. Inversibilidade de uma matriz. Combinação linear de vetores. Vetores linearmente independentes e linearmente dependentes. Bases em Rn. Transformações lineares. Matriz de uma transformação linear. Mudança de base. Rotação. Projeção. Transformações lineares. Matriz de uma transformação linear. Mudança de base. Rotação. Projeção. Autovalores e autovetores. Diagonalização. Ortogonalidade. Matrizes ortogonais. Método de ortogonalização de Gram-Schmidt. Aplicações.
MATEMÁTICA 4
Conceito de funções ℝ→ℝ. Derivação parcial. Vetor gradiente. Interpretação geométrica do vetor gradiente. Derivada direcional. Otimização sem restrição em pontos internos. Otimização com restrições em sinal de desigualdade. Lagrangeano e multiplicadores de Lagrange. Integrais duplas sobre regiões retangulares e regiões arbitrárias.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Valor do dinheiro no tempo. Juros simples. Juros compostos. Valor presente de um fluxo de caixa. Casos particulares: anuidade e perpetuidade. Análise de Investimentos: Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Payback simples e Payback composto. Amortização: Sistema SAC e sistema PRICE. Operações de desconto de duplicatas.
MERCADOS COMPETITIVOS
Equilíbrio Geral com Produção: Primeiro e Segundo Teoremas do Bem-Estar Social; Falhas de Mercado: Externalidades e Bens Públicos; Equilíbrio Geral sob Incerteza: Preços de Arrow, Apreçamento de Ativos e CCAPM.
MODELAGEM MATEMÁTICA
Fórmulas em Excel. Filtrar. Classificar. Tabelas. Tabelas Dinâmicas. Gráficos. Atingir meta. Solver. Aplicações à modelagem matemática (por exemplo, otimização com restrições, cadeias de Markov e Teoria das Filas).
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Abordagens teóricas de negócios internacionais; perspectivas contemporâneas da economia política internacional; globalização, mudanças estruturais e governabilidade; sistemas nacionais de economia política; integração regional: NAFTA, União Europeia e Mercosul; negócios nos mercados emergentes; estratégias de internacionalização: investimentos diretos; relação governo-empresa: modelos de barganha; aspectos culturais, ambientais e sociais dos negócios internacionais.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Monopólio; poder de mercado; monopólio natural; regulação econômica; monopsônio; modelos estáticos de oligopólio; modelos dinâmicos de oligopólio; colusão em modelos de oligopólio; integração vertical; assimetria de informação; agente-principal; risco moral.
PESQUISA DE MARKETING   
Introdução à Pesquisa de Marketing (papel da pesquisa no apoio à tomada de decisão gerencial, pesquisa como parte do sistema de informação de marketing e os tipos e métodos de pesquisa e suas aplicações). Planejamento da pesquisa (processo de pesquisa de marketing e definição de objetivos e planejamento da pesquisa) e ferramentas de pesquisa de marketing (escalas e técnicas de medição, questionários e coleta de dados, amostragem, fontes de dados e análise de resultados)
PESQUISA OPERACIONAL  
Ferramentas de apoio à decisão; Programação Linear e o método Simplex: aplicações, resolução gráfica, analítica e através de planilhas eletrônicas; interpretação gerencial do problema dual e os teoremas da folga complementar; Programação Inteira e problemas em Redes; Programação Não Linear e suas aplicações
POLÍTICA MACROECONÔMICA
Contabilidade Social: Fluxo Circular da Renda, Agregados Econômicos (Produto, Renda e Despesa), Déficit Público, Balanço de Pagamentos. Modelo Macroeconômico Neoclássico. IS-LM-BP. Política Fiscal e Monetária.
PROBABILIDADE E INFERÊNCIA
Definição de probabilidades. Tipos de eventos. Probabilidade condicional. Variáveis aleatórias. Tipos de variáveis aleatórias. Função de probabilidade. Função densidade de probabilidade. Função de distribuição acumulada. Valor esperado. Variância e desvio-padrão. Variáveis aleatórias discretas (Uniforme, Bernoulli, Binomial e Poisson). Variáveis aleatórias contínuas (Uniforme, Normal, Exponencial). Parâmetros, estimadores e estimativas. População e amostra. Distribuição de estimadores. Distribuição do estimador da média amostral. Teorema do Limite Central. Intervalo de Confiança. Teste de Hipótese para a média de uma amostra.
PROGRAMAÇÃO APLICADA 1  
Padrões de Arquitetura para Web. Modelo MVC. Framework MVC para Python. HTTP Server. Node.Js. Ferramentas de apoio ao desenvolvimento. Editores e IDEs, Git, Scrum, Framework para Unit Test, Acceptance Tests, Build e Deployment.
PROGRAMAÇÃO APLICADA 2   
Introdução à Programação móvel. Plataforma Android. Conceitos Fundamentais de Orientação à Objetos. A linguagem Dart 2.0 e Introdução à Programação Reativa. Conceitos de Widgets, Futures e Stream Objects. Coleções, Listas e Mapas. Plug-ins. Módulos. Packages. Chamadas assíncronas. Interface com código e recursos nativos. Flutter para iOS.
PSICOLOGIA
Principais conceitos de Psicologia Geral para o campo da administração, sobretudo do campo do Comportamento Organizacional. Compreensão das relações interpessoais e do comportamento dos indivíduos dentro das organizações. Os processos intrapsíquicos e variáveis centrais para abordagem micro do CO. Características e mecanismos individuais do trabalhador: características biográficas, habilidades, personalidade e valores, emoções e sentimentos, atitudes, percepção e tomada de decisão individual, motivação (teorias e aplicação).
REGRESSÃO
Correlação e Causalidade. Relação entre ANOVA e Regressão. Modelo de regressão linear simples e múltipla. Teste de qui-quadrado. Regressão logística.
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 
O papel social das corporações no mundo e o conceito de Responsabilidade Social Corporativa. Práticas e políticas organizacionais resultantes do discurso de responsabilidade social corporativa. Relatórios de RSC.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Orientação para definição do tema, escolha do professor orientador, produção e defesa do trabalho de conclusão segundo as normas e regulamento de TCC. O trabalho de conclusão de curso poderá ser um plano de negócios ou monografia sobre tema relacionado às áreas de conhecimento da Administração estudadas no curso.
TCC
EMENTA
TEORIA DA DECISÃO
Preferências e função de utilidade; teoria do consumidor; demanda e tipos de bens; escolha sob incerteza; teoria da firma; escolha social.
PENSAMENTO CRÍTICO
Introdução ao Pensamento Crítico. Definição de Lógica Formal e Informal. Componentes e Habilidades do Pensamento Crítico. Introdução à análise e avaliação crítica de argumentos. Raciocínio Dedutivo e Indutivo. Importância de ferramentas científicas para o pensamento lógico e crítico. O pensamento crítico-reflexivo na tomada de decisão.
TÓPICOS ESPECIAIS
Esta disciplina trata do Estado da Arte e de temas contemporâneos da área de Administração. Contempla palestras, debates e outras atividades sobre questões relevantes para as organizações, sejam públicas ou privadas. Teoria e prática convergem para a explicação de problemas do cotidiano das organizações.
VIVÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
A disciplina é orientada pela imersão do estudante no ambiente organizacional – em uma organização pública, privada ou não governamental – por meio do desenvolvimento de um projeto relacionado a área funcional da administração e com foco na resolução de problemas de gestão. Contempla debates e ações orientadas sobre questões relevantes para as organizações, sejam públicas ou privadas. Teoria e prática convergindo para a resolução de problemas efetivos e reais do cotidiano das organizações.

 

OUTROS COMPONENTES ACADÊMICOS

DISCIPLINAS ELETIVAS
Disciplina à escolha do aluno e aprovada pela coordenação que poderá ser cursada na FGV EBAPE, outra escola da FGV ou nas parceiras internacionais.
ESTÁGIOS
Experiência profissional como estagiário, sem vínculo empregatício, em organizações no Brasil ou no exterior como complementação da formação do aluno sob orientação e supervisão do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreira da FGV.
EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL
O objetivo do componente curricular Experiência Multicultural é proporcionar ao corpo discente vivência pautada na diversidade cultural, de modo a aprimorar a formação básica e profissional do estudante em Administração, preparando-o para o exercício da cidadania global. Fazem parte da Experiência Multicultural o intercâmbio internacional nas escolas parceiras ou a participação em disciplinas oferecidas pelas escolas da Fundação Getulio Vargas.
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação para definição do tema, escolha do professor orientador, produção e defesa do trabalho de conclusão segundo as normas e regulamento de TCC. O trabalho de conclusão de curso poderá ser um plano de negócios ou monografia sobre tema relacionado às áreas de conhecimento da Administração estudadas no curso.
TÓPICOS ESPECIAIS
Esta disciplina trata do Estado da Arte e de temas contemporâneos da área de Administração. Contempla palestras, debates e outras atividades sobre questões relevantes para as organizações, sejam públicas ou privadas. Teoria e prática convergem para a explicação de problemas do cotidiano das organizações.
VIVÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
A disciplina é orientada pela imersão do estudante no ambiente organizacional – em uma organização pública, privada ou não governamental – por meio do desenvolvimento de um projeto relacionado a área funcional da administração e com foco na resolução de problemas de gestão. Contempla debates e ações orientadas sobre questões relevantes para as organizações, sejam públicas ou privadas. Teoria e prática convergindo para a resolução de problemas efetivos e reais do cotidiano das organizações.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.