Apresentação

(Última atualização: 18/10/2019 - 10:27)

Administração é uma ciência social aplicada que estuda a organização e o planejamento dos recursos das organizações. O administrador cria métodos, define processos, toma decisões e coordena pessoas, entre outras atividades, a fim de garantir a perfeita circulação de informações e orientações nas instituições.

Com duração de quatro anos, o curso de Administração oferece uma formação interdisciplinar e tem como objetivo preparar profissionais capazes de atuar em instituições públicas e privadas nas áreas de Finanças, Marketing, Gestão da Tecnologia, Gestão de Pessoas e Comportamento do Consumidor.

O aluno da FGV EBAPE é capacitado para atuar em diferentes segmentos, por meio de aulas teóricas e práticas que proporcionam conhecimentos de Administração Pública e de Empresas. Por conta desse caráter multidisciplinar, o estudante conclui o curso com diploma de graduação em ambas as áreas, conseguindo assim ampliar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Além de um currículo altamente adequado ao mercado de trabalho (nacional e internacional), a graduação da FGV EBAPE também oferece outras possibilidades de desenvolvimento acadêmico e profissional, como: Diretório Acadêmico de Administração (DAA); Empresa Júnior (FGV Jr.); Lab FGV, Atlética FGV e FGV + entre outras.

ONDE ATUAR?

  • Em organizações Públicas e Privadas nas áreas de Administração, Logística, Gestão de Pessoas, Marketing, Administração Mercadológica, entre outras;
  • Consultorias estratégicas;
  • Consultorias de recursos humanos e seleção de pessoal;
  • Bancos e instituições financeiras;
  • Startups;
  • Ministérios de gestão econômica e agentes reguladores do mercado financeiro;
  • Governo (formulação de políticas públicas, gestão financeira, auditoria e controle de despesas, entre outros);
  • Atividades diversas que envolvam gestão de bens e recursos.

MÉTODO DE APRENDIZAGEM

RITMO
Componentes curriculares ofertados, sem pré-requisitos, de forma intensiva, em um mês, em um programa de tempo integral. Com apenas uma prova a seu final, acelera-se o ritmo da oferta do componente curricular, abrevia-se o tempo entre a aplicação das avaliações. 

 

MOBILIDADE
Liberação do estágio sem limite geográfico, eliminando sua concomitância com a oferta de componentes curriculares, para viabilizar a realização do estágio em qualquer parte do mundo. Valoriza a vivência acadêmica e a experiência profissional, associadas não apenas ao desejo pessoal de progresso, mas à visão crítica do espaço das organizações na conjuntura socioeconômica.  Inicia-se com o Field Project, trabalho de campo em equipe, envolvendo desde o diagnóstico até a proposição de soluções para o problema estudado no âmbito de uma organização e culmina como o estágio curricular, ao final do curso, em tempo integral, em qualquer cidade do Brasil ou do mundo. Nesse período o estudante poderá se dedicar ao estágio sem se preocupar frequentar aulas e fazer provas. Representa a transição da academia à profissão.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Produto da mobilidade – valoriza experiências multiculturais, para fortalecer o enfrentamento, com sensibilidade, de diversidades tecnológicas, econômicas e culturais em ambientes complexos nacionais e internacionais. Inicia-se com a oferta de algumas disciplinas obrigatórias em inglês, estratégia que, gradativamente, vai aumentando conforme o currículo se desenrola. Complementa-se com a constituição de um corpo docente de cunho internacional. Finaliza-se com o incentivo ao intercâmbio, realizado, preferencialmente, em Escolas parceiras da FGV EBAPE no exterior. Complementarmente, a internacionalização resulta também em uma rede para realização de estágio em âmbito internacional. 
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

Trabalho com as habilidades de comunicação e argumentação, de raciocínio crítico-analítico e de cunho matemático, para solução de problemas em ambientes complexos. Inicia-se com o trabalho com a Matemática e avança com Estatística. Paralelamente, aperfeiçoam-se habilidades linguísticas, com foco no diálogo, na argumentação, na contra argumentação, no saber conversar e se expor. Nesse contexto, a fluência em língua inglesa é também foco.

METODOLOGIAS ATIVAS 
Protagonismo na aprendizagem, para fortalecer hábitos de estudo, para tomar decisões e assumir responsabilidades com autonomia. Explora a utilização do PBL e a realização de oficinas de soft skills, como instrumentos de aperfeiçoamento dessas habilidades.
INTERDISCIPLINARIDADE 
Articulação de componentes curriculares a Tópicos Especiais, para relacionar o conhecimento a práticas profissionais, por meio da formulação de hipóteses e de generalizações direcionadas à resolução de problemas em ambientes complexos.
MODULARIDADE
Estruturação do currículo em unidades estruturais tematicamente definidas.