Workshop internacional sobre decolonização conta com participação de professor da FGV EBAPE e acadêmicos internacionais

O evento, organizado pelo Anti-Racism Lab em colaboração com o Decolonizing Alliance, reuniu acadêmicos de diversas áreas e partes do mundo, tais como – Brasil, Nigeria, Inglaterra, Índia, Bangladesh, Peru, Colômbia e Alemanha. 

imagem

O workshop Decolonizing Alliance Institute: Pluriversal Dialogues on Decolonization, Indigenization, and Antiracism in Universities, realizado na última semana de julho, na Universidade de Alberta no Canadá, contou com a participação do professor da FGV EBAPE e membro fundador da Decolonizing Alliance, Alexandre Faria, na co-condução da sessão Recognizing Decolonial Affections: Reflections and Possibilities. 

O workshop contou, também, com a presença de mais de duzentos participantes acompanhando as sessões de forma online. Um dos principais resultados, ao longo de quatro dias marcados por intensa convivialidade, foi a promoção de diálogos regenerativos e solidários sobre múltiplas e complexas experiências de decolonização, indigenização e antirracismo em universidades. 

Segundo o professor Alexandre Faria, as sessões focadas principalmente no autodesenvolvimento de doutorandos foram experimentais, em sua maioria, e informadas por pedagogias e praxes interdisciplinares e reflexivas focadas em um desafio crucial e de crescente relevância: universidades e acadêmicos que abraçam os discursos de diversidade, inclusão e igualdade continuam desumanizando, desvalorizando e despossuindo comunidades pretas e indígenas tanto no Sul Global quanto no Norte Global. 

“Além da geração de conteúdos transformativos para os participantes, a partir de modos relacionais de aprendizagem, desaprendizagem e reaprendizagem, as sessões concretizaram o desenvolvimento solidário de métodos regenerativos para decolonizar, indigenizar e combater racismo no complexo cotidiano das universidades e organizações e em cada um de nós”, completa o docente. 

Esse encontro dá continuidade ao primeiro workshop realizado em Portugal em 2022 e antecede a co-organização de projeto mais amplo – Decolonizing Summer School (DSS) – pelos membros do Decolonizing Alliance Institute, em cooperação solidária com comunidades que vivenciam cotidianos de colonialidade, racialidade e anti-indigenismo dentro e fora das universidades. 

O DSS será realizado em 2024 no Canadá e estendido em anos seguintes para outras regiões de um mundo pluriversal em diversos mundos coexistem. 

Para mais informações, acesse os links abaixo 

WORKSHOP       |          ANTIRACISM LAB       |       DECOLONIZING ALLIANCE   

Galeria

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.