Webinar reúne especialistas para discutir informação e desinformação no Brasil

Debate contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais em conversa sobre combate a desinformação

imagem

No dia 12/03, a FGV EBAPE promoveu um debate sobre informação e desinformação, a atual situação do Brasil e maneiras de combater a desinformação, a polarização extrema e a autocratização, em prol da paz, da justiça e da governança.

Durante cerca de três horas, Gregory Michener, professor da Escola e coordenador do Programa de Transparência Pública, recebeu, no âmbito do Projeto Prodigees, especialistas de instituições diversas, como German Institute of Development and Sustainability, FGV Direito Rio, UFPE, FGV-Sorbonne-Nouvelle, Unisinos e FGV ECMI.

Para o professor Gregory, a desinformação é um dos grandes desafios da nossa época, especialmente em sociedades polarizadas e com baixos níveis de instrução. “O webinar sublinhou a importância de esforços para avançar a educação e a literacia mediática, a verificação de fatos, a regulamentação e transparência das plataformas na internet. O maior desafio, porém, é aplicar soluções que respeitem o livre fluxo de informação; tais fluxos tornam as democracias mais economicamente dinâmicas e mais responsivas politicamente do que outras formas de governo”, explicou o especialista.

 

A A A
High contrast