Webinar com especialistas em informação e desinformação discute a atual situação do Brasil

Evento reúne especialistas nacionais e internacionais em debate sobre como combater a desinformação e preservar a paz e a governança

imagem

A digitalização transformou a maneira como a informação é criada e disseminada. Atualmente, estamos lidando com o lado mais sombrio desta transformação, em que ciclos viciosos de desinformação, polarização extrema e autocratização, que se reforçam mutuamente, ameaçam a paz, a justiça e a governança, no Brasil e no mundo.

Os fatores que moldam os ecossistemas de informação são altamente influenciados e variam de acordo com cada contexto, mas os debates sobre como combater a “desordem de informação” que vivemos atualmente tendem a ser muito específicos, e preponderantemente centrados na regulação de conteúdos online.

Para debater sobre esses e outros aspectos relevantes do tema, a FGV EBAPE recebe no âmbito do Projeto Prodigees especialistas das instituições German Institute of Development and Sustainability, FGV Direito Rio, UFPE, FGV-Sorbonne-Nouvelle, Unisinos e FGV ECMI para o Webinar To inform and misinform: The current situation of Brazil’s information ecosystem.

Este Webinar convida os participantes a ampliarem seu olhar sobre o tema. Reunindo especialistas em Desinformação com foco em suas raízes e impactos socioeconômicos, além do foco em Mídia, Política e Direito, tem como objetivo identificar riscos e oportunidades na sociedade brasileira. A questão maior é: como podemos restaurar a ordem em nossos ecossistemas de informação nacionais?

O Webinar será realizado no dia 12/03, das 14h às 17h - transmissão online

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE


Atenção: o evento será realizado em inglês, mas os interessados poderão enviar suas perguntas em português.


 

Conheça os especialistas participantes

Robert Gregory Michener
FGV EBAPE

Pesquisador de políticas públicas, mensuração e conceituação de transparência, acesso à informação pública (particularmente na América Latina) e dados abertos, bem como ações de combate à corrupção e políticas de accountability no Brasil. É Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade McGill, Montreal, Canadá e Doutor em Política Comparada e Relações Internacionais pela Universidade do Texas, Austin, EUA.

Anita Breuer
German Institute of Development and Sustainability (IDOS), PRODIGEES Project

Pesquisadora Sênior
Pesquisadora sênior do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS), onde trabalha no projeto Promovendo e Protegendo a Democracia para Combater a Autocratização e a Polarização.

Luca Belli
FGV Direito Rio

Especialista em Governança Digital
Professor de Direito da Faculdade de Direito da FGV, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Regulação da Faculdade de Direito da FGV e atua como docente do LL.M. Programa de Direito, Inovação e Tecnologia da FGV Rio Law.

Nara Pavão
UFPE

Especialista em comportamento político e opinião pública Z
Professora Assistente em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, PhD em Ciência Política pela Universidade de Notre Dame e Pesquisadora de Pós-Doutorado no Centro para o Estudo de Instituições Democráticas da Universidade Vanderbilt.

Nina Santos
FGV-Sorbonne-Nouvelle, Desinformante

Especialista na área Socioeconômica da Desinformação
Diretora do Aláfia Lab, coordenadora do projeto "Desinformante" e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Democracia Digital, bem como do Centro de Pesquisa e Análise Interdisciplinar em Mídia.

Taís Seibt
Unisinos, Fiquem Sabendo

Especialista em Mídias Digitais e fact-checking
Jornalista e Diretora de Operação da Agência de Dados Públicos Fiquem Sabendo, professora de Indústrias Criativas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e também do MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

Victor Piaia
FGV ECMI

Professor da FGV ECMI, líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política e Transformações Digitais e pesquisador do Dapp Lab, é doutor e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ).

A A A
High contrast