(Última atualização: 05/07/2018 - 19:55)
11/05/2018

Veja as apresentações do III Colóquio sobre Contabilidade Pública e Análise de Dados & III Workshop Jovens Pesquisadores em Contabilidade Pública acontecem no Rio

Veja as apresentações do “III Colóquio sobre Contabilidade Pública & Análise de Dados e III Workshop Jovens Pesquisadores em Contabilidade Pública” realizado no dia 13 de junho pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) em parceria com a Rutgers University e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do colóquio é analisar a crescente demanda por transparência e accountability sobre a gestão dos recursos públicos, o que confere aos auditores do governo a responsabilidade de fornecer garantias sobre o desempenho de programas e a posição financeira das entidades governamentais, que devem ter seus recursos gastos adequadamente.

Nesta edição, a novidade será a realização de duas aulas abertas sobre técnicas de análise de dados, ministradas por professores da Rutgers. Uma será sobre mineração de texto (text mining) e outra sobre visualização de dados (data visualization). Cada aula terá duração de 90 minutos e contará com a apresentação de professores sobre os fundamentos dessas técnicas.

O evento trará uma palestra do Laboratório de Ciência de Dados Aplicados ao Controle Governamental e Controladoria Geral do Município da Cidade do Rio de Janeiro, que já aplica tecnologias avançadas de ciência de dados para a análise do controle governamental.

Por fim, haverá uma seção dedicada à apresentação e debate de pesquisas acadêmicas em desenvolvimento. Serão debatidas pesquisas que utilizam data analytics para a análise de big data no contexto de contabilidade pública, controle governamental e finanças públicas, ou que propõem a utilização de data analytics para o bem público, como o caso do blockchain.

Buscando ampliar a disseminação das ideias, inovações e pesquisas debatidas, todo o evento será transmitido em tempo real para as seguintes instituições: UFPA, UnB e UFBA. Onde a audiência local terá a oportunidade de interagir com os palestrantes e a audiência presente no auditório da FGV.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA.

ACESSE AS APRESENTAÇÕES.