Trabalho desenvolvido pelo professor Paolo de Renzio em colaboração com o Banco Mundial é apresentado durante conferência em Londres

O trabalho busca redefinir as formas em que a instituição financeira apoia governos, ao redor do mundo, em melhorar a gestão das finanças públicas para fazer frente aos desafios da gestão fiscal e da promoção do desenvolvimento sustentável.

imagem

Especialistas e pesquisadores em finanças públicas debateram políticas macrofiscais e gestão da crise fiscal durante o evento Navigating the poly-crisis: 2023 ODI Public Finance Conference, realizado no mês de setembro no Overseas Development Institute, em Londres na Inglaterra. O encontro teve como objetivo examinar desafios e possíveis soluções para ministérios das finanças à medida que navegam na “policrise”, com base nas mais recentes pesquisas e experiências internacionais.

Em uma das sessões paralelas à conferência, o professor da FGV EBAPE e consultor do Banco Mundial apresentou o trabalho que está desenvolvendo sobre o tema "Reimaginar as Finanças Públicas".  O estudo busca redefinir as formas em que o Banco Mundial pode apoiar governos, ao redor do mundo, em melhorar a gestão das finanças públicas para fazer frente aos desafios da gestão fiscal e da promoção do desenvolvimento sustentável.

"Este trabalho vai ajudar a redirecionar o papel de instituições internacionais como o Banco Mundial em capacitar os governos dos países em desenvolvimento a enfrentar os muitos desafios dos tempos de hoje, desde as mudanças climáticas até a pobreza e desigualdade, fortalecendo os sistemas necessários e tornando a ação dos governos mais efetiva. O programa vai incluir pesquisa, consultas com vários atores, e a produção de várias publicações e recursos para governos e outros atores," ressalta  o professor de Renzio.


SOBRE O PROFESSOR

Paolo de Renzio é especialista em finanças públicas e Professor Adjunto Sênior da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EBAPE) desde abril de 2023. Paolo também ocupa cargo regular de professor visitante na London School of Economics and Political Science, e é consultor do Banco Mundial em questões de finanças públicas. Anteriormente, foi Pesquisador Sênior da International Budget Partnership (IBP) em Washington, DC, onde coordenou pesquisas sobre política fiscal, governança e desenvolvimento, e professor visitante na Harvard Kennedy School.

Galeria

A A A
High contrast