28/03/2022

The study on sustainable growth in the livestock industry by Professor Diego de Faveri, is featured in the PNAS Journal

O paper Extension services can promote pasture restoration: Evidence from Brazil’s low carbon agriculture plan, de co-autoria do pesquisador, professor da FGV EBAPE e alumnus de doutorado, Diego de Faveri, foi publicado no mês de março de 2022 em um dos principais journals do mundo, o Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America - PNAS.  O estudo busca identificar políticas que aumentem a produtividade, dentre outras questões relevantes para promover o crescimento sustentável no setor pecuário.

Segundo o artigo: prover assistência técnica a produtores previamente treinados promoveu a restauração de pastagens, ajudou-os a melhorar suas práticas de manejo e conservação do solo e aumentou substancialmente as receitas. “Um cálculo de custo-benefício indica que US$ 1 investido no Programa ABC Cerrado aumentou os lucros de US$ 1,08 para US$ 1,45. Essas descobertas destacam a importância de fornecer informações personalizadas aos pecuaristas para ajudá-los a intensificar de forma sustentável, aumentar a lucratividade e reduzir as emissões dos gases do efeito estufa” ressalta o pesquisador Diego de Faveri.

A pesquisa, que documenta o impacto do treinamento e assistência técnica na restauração e produtividade de pastagens no Brasil, foi realizada por intermédio de um experimento controlado randomizado (RCT) implementado no contexto do Programa ABC Cerrado. Um programa de larga escala lançado em 2014 que visa promover a adoção de tecnologias por meio de uma combinação de treinamento e assistência técnica para examinar os efeitos de diferentes tipos de extensão nas práticas agrícolas, uso de insumos e produtividade.

Leia o estudo na íntegra.

SOBRE O DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 4 de agosto de 2022. Para mais informações acesse a página do programa