Notícias

10/11/2022

Sentimento de orgulho e olhares entusiasmados marcaram as apresentações dos alunos da graduação durante o evento de encerramento do Field Project 2022

Discentes destacam projetos e soluções inovadoras, durante a apresentação dos resultados da 3ª edição do Field Project, em cerimônia realizada no dia 09 de novembro, no Centro Cultural da FGV. O evento reuniu gestores das empresas parceiras, alunos da graduação, familiares, docentes e tutores.

A cerimônia contou com a desenvoltura dos discentes João Paulo e Maiara Rodrigues, participantes da edição anterior do Field, para dar início à cerimônia e as apresentações dos discentes. Convidada para proferir algumas palavras sobre o evento de encerramento, a coordenadora do projeto, professora da FGV EBAPE, Carla Soares, destacou a honra de receber todos os presentes, em mais uma edição do Field, parabenizando os pais dos discentes, pelo empenho dos jovens em entregar o melhor, assim como agradeceu a todos os gestores e equipes das empresas parceiras: EY, L’Oreal, Porto Seguro, Stone, Cervejaria Masterpiece, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e Universal Music por promover o alinhamento entre teoria e prática, ao inserir os estudantes em desafios reais de suas organizações.

Em seguida, o coordenador da Graduação em Administração da Escola, professor Bernardo Fajardo, parabenizou os jovens pelo esforço e dedicação na longa jornada, e aos gestores das empresas parceiras pela confiança no projeto pedagógico e pela rica contribuição para a formação profissional dos discentes.

Ao longo dos 3 meses de atividade do Field Project, os estudantes do 4º ano da graduação receberam tutoria de professores da FGV EBAPE e o acompanhamento de gestores e equipes das empresas parceiras durante atividades in loco.

Ao destacarem o resultado dessa jornada, os discentes apresentaram soluções inovadoras para serviços de logística, consultoria, posicionamento de marca, estratégia de comunicação, redução de turnover, entretenimento, dentre outros desafios.

Um dos projetos apresentados foi o da EY com o desafio “Serviços de Logística Compartilhados: oportunidades e desafios”. Os estudantes, Ana Carolina Nunes Figueirôa, Lucas Perlingueiro e Luisa Camara, destacaram metodologia e estratégia aplicadas para a construção de soluções criativas para a companhia.

Segundo o diretor executivo da EY, Freddy Pelucio, “o tema trabalhado pelos alunos, em conjunto com a EY, pairou em torno dos desafios da logística integrada ao offshore. É um tema complexo, muitas vezes controverso e que, brilhantemente, os alunos conduziram muito bem. Surpreendeu a organização e a metodologia que eles utilizaram para estruturar o entendimento do problema. Eles souberam conduzir de uma maneira rápida e madura, inclusive com algumas entrevistas a executivos da indústria para entender um pouco melhor a situação real.

Os estudantes Larissa Martins Ferreira, Pedro Possidente e Rafael Henrique Aguiar brindaram a empresa Masterpiece com soluções criativas para o desafio “Como transformar a Masterpiece em um Unicórnio”. Os discentes realizaram pesquisas de mercado sobre consumo de cervejas artesanais e traçaram estratégias para a companhia conquistar o público mais jovem.

Ao falar sobre o projeto, o estudante Rafael Henrique destaca que “participar do projeto da Masterpiece me permitiu ter, pela primeira vez, uma experiência de total imersão no dia a dia de uma empresa recentemente fundada e repleta de desafios. Após entendermos todas as particularidades da companhia e de seu setor, buscamos traçar soluções de baixo custo, para convergir a necessidade de expansão da Masterpiece com a viabilidade financeira dos projetos.  A experiência dessa vivência organizacional será extremamente relevante no restante de nossa graduação e em nossa alocação no mercado de trabalho”.

Para o CEO da Masterpiece, André Valle, “a participação no Field nos trouxe visões diferentes das quais estávamos acostumados. Foi como um sopro de ar fresco em nossas ideias, nas nossas experiências, principalmente, dado a qualidade dos alunos que participaram. Os insights que eles tiveram foram muito importantes e várias ideias que trouxeram serão monitoradas, desta forma eu só tenho a agradecer a experiência.

O nível das apresentações e do envolvimento dos discentes, nos projetos desenvolvidos, demonstrou o alto grau de comprometimento e dedicação dos jovens em estabelecer soluções práticas e viáveis para as organizações.

Ao final do evento, a diretora de marketing da Universal Music, Ana Bueno, foi convidada para um bate-papo com os alunos. A gestora parabenizou o projeto e a qualidade dos trabalhos realizados pelos estudantes. “Participar do Field é um super privilégio. Os estudantes trazem um frescor, com outras referências e históricos. Ouvir essa turma com novas ideias e novos questionamentos, traz um novo vigor para as empresas”, destaca a gestora.

SOBRE O FIELD PROJECT

O Field Project, projeto do curso de Graduação em Administração da FGV EBAPE, tem como objetivo proporcionar aos alunos do 4º período, a primeira experiência em uma organização pública, privada ou não-governamental e que contribuirá para o desenvolvimento profissional e intelectual dos discentes, por intermédio da vivência com desafios organizacionais reais, e que os ajudará a colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula.

SOBRE A GRADUAÇÃO

O curso de Graduação em Administração tem duração de quatro anos e oferece uma formação interdisciplinar, tendo como objetivo preparar profissionais capazes de atuar em instituições públicas e privadas no Brasil e no mundo. O aluno é preparado para atuar em diferentes segmentos, por intermédio de aulas teóricas e práticas que proporcionam conhecimentos da ciência da Administração, necessários para o sucesso das organizações, ampliando, assim, suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Além de um currículo altamente adequado ao mercado de trabalho, nacional e internacional, a Graduação também oferece outras possibilidades de desenvolvimento acadêmico e profissional com as entidades estudantis, como: Diretório Acadêmico de Administração (DAA); Empresa Júnior (FGV Jr.); Lab FGV, Atlética FGV e FGV + entre outras. Para mais informações, clique a aqui.

Galeria: 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.