Proposta de pesquisa em Contabilidade Governamental do professor Ricardo Lopes Cardoso obtém bolsa produtividade CNPq

A bolsa é direcionada para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País e concedida para estudos que apresentam relevante contribuição para a área de pesquisa. 

imagem

Com início em 1 de março de 2023, a bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, vigente por um período de três anos, foi concedida à FGV EBAPE, por intermédio do projeto de pesquisa sobre o tema “Julgamento e Tomada de Decisão na Contabilidade Governamental” de autoria do coordenador do programa acadêmico da Escola, professor Ricardo Lopes Cardoso.

O estudo busca, com base em algumas lacunas deixadas pelos termos vagos e probabilísticos utilizados no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público – MCASP, editado pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN, e que se interpretados por especialistas da área de contabilidade, de modo idiossincrático, podem inviabilizar a comparabilidade dos relatórios financeiros e prejudicar a representação fidedigna do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), trazer luz para questões como, por exemplo, como contadores públicos interpretam os termos vagos que constam no MCASP? Idiossincrasias na interpretação dos termos vagos do MCASP afetam a comparabilidade dos relatórios elaborados por diferentes entes subnacionais? Dentre outros questionamentos.


O programa acadêmico da FGV EBAPE é composto do Mestrado Acadêmico e do Doutorado em Administração. Saiba um pouco mais sobre cada curso.

O Doutorado em Administração tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações sobre o programa acadêmico Clique Aqui!

A A A
High contrast