Programa de Iniciação Científica da FGV EBAPE estimula estudantes na produção do conhecimento

Estudantes da Graduação destacam-se na produção científica ao publicar suas pesquisas em journals, revistas e participar de congressos. 

imagem

Anualmente, a FGV EBAPE divulga processo seletivo para o Programa de Iniciação Científica – PIBIC.  Nas últimas edições do programa, estudantes da graduação da Escola destacaram-se na produção científica, tendo seus artigos publicados em journals, revistas e participaram de congressos.  A concessão de bolsa tem como objetivo contribuir para a formação científica dos estudantes, assim como no desenvolvimento de recursos humanos para a pesquisa no Brasil. 

Conheça alguns dos estudos produzidos por bolsistas PIBIC 

Premiado durante o Enanpad 2019, o artigo “Sistema de Mensagens Instantâneas e o Movimento de Caminhoneiros no Brasil: Uma análise sob a ótica da Teoria Ator-Rede” foi produzido pelo bolsista João Guilherme Lander Regasso, sob a orientação da professora Carla Soares, em co-autoria com a docente, e os professores Luiz Antonio Joia e Diego Altieri. 

Em 2021, a versão em inglês do estudo foi publicada no Journal Technology in Society sob o título:  “What’s up? Mobile instant messaging apps and the truckers′ uprising - in Brazil.” 

Em 2022, a pesquisa "Pensa que me Engana, eu Finjo que Acredito: Padrões Obscuros sob a Perspectiva do Usuário", produzido pelo alumnus Luiz Octavio Lanssoni, em co-autoria com o bolsista Thiago Coelho de Melo, sob a orientação da professora Carla Soares, foi apresentada no Enanpad. 

Já o artigo “Fake News Diffusion: A Process-Based Approach”, produzido pelo bolsista Luciano Marchi Machado, sob orientação e co-autoria da professora Carla Soares, foi aceito no Americas Conference on Information Systems – AMCIS 2023. 

O Luciano Marchi Machado, como aluno bolsista do PBIC, participou da construção da pesquisa desde o início. Ele teve participação significativa na revisão de literatura e na construção do modelo teórico. Também houve envolvimento na elaboração, redação e revisão do manuscrito, além da padronização das normas de acordo com o congresso”, destaca a professora Carla Soares

A AMCIS é considerada uma das conferências de maior prestígio para IS/IT no Hemisfério Ocidental. O congresso fornece uma plataforma para painéis de discussão e apresentação de trabalhos de pesquisa de sistemas de informação revisados por pares. O encontro atrai mais de 800 inscrições a cada ano, e as que são selecionadas para apresentação aparecem nos Anais da AMCIS, que são distribuídos para centenas de bibliotecas em todo o mundo. 

O estudo do bolsista Daniel Ramos “A Vida Universitária nos cursos de Administração: jogos vorazes ou os melhores anos de nossas vidas?”, produzido sob orientação do professor Hélio Arthur Irigaray em co-autoria com o docente e o  discente do MAP Alessandro Langerhorst, foi publicado na READ - Revista Eletrônica de Administração, v.27, p. 375-399, 2021. 

Daniel Ramos e a também bolsista PIBIC, Maiara Silva, juntos com o professor Fabricio Stocker produziram a pesquisa “Diversidade e In(ex)clusâo: grupos não hegemônicos e os papéis dos coletivos” sob orientação do professor Hélio Arthur Irigaray e apresentado no EnANPAD, 2022. 

Para participar do processo seletivo do PIBIC, o aluno deve estar regularmente matriculado no curso de graduação de Administração da FGV EBAPE e inscrito em disciplinas durante a vigência da bolsa.  

As bolsas são concedidas conforme o desempenho acadêmico do aluno, o projeto proposto e a produtividade acadêmico-científica do professor-orientador. A próxima entrada de alunos da graduação no PIBIC será realizada em setembro de 2023. 

 

O curso de Graduação da Ebape, complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, é voltado para a prática profissional, o que confere uma excelente formação aos alunos que poderão atuar, com excelência, em empresas públicas e privadas. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho.

O processo seletivo para o vestibular está com inscrições abertas até o dia 20 de outubro. Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/graduacao/graduacao-em-administracao

A A A
High contrast