06/08/2021

Professora da FGV EBAPE, Alketa Peci, é convidada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, para participar de Audíência Pública

No mês de julho, a professora da FGV EBAPE, Alketa Peci, diretora-presidente da ANPAD, participou de audiência pública, promovida pela comissão especial da Câmara dos Deputados que trata da Proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa (PEC 032/2020), à convite do Presidente da comissão, deputado Fernando Monteiro.

A audiência teve como objetivo debater a estabilidade no serviço público, um dos pontos mais controversos da reforma. A comissão tem promovido diversas audiências públicas que contam com a participação de acadêmicos, gestores públicos e representantes da sociedade civil sobre temas-chaves abordados na PEC.

Durante a audiência, a professora Alketa Peci apresentou evidências sobre a importância de considerar a estabilidade como parte indissociável de outras características burocráticas que buscam assegurar um sistema de pesos e contrapesos com os ciclos políticos, assim como a relevância de realinhar os incentivos burocráticos e os desenhos institucionais para um melhor desempenho do setor público.

Assista ao vídeo com as considerações finais da professora: