O professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), Carlos Pereira, foi agraciado com o 2025 Guillermo O’Donnell Prize for Latin American Scholars, concedido pela Associação Internacional de Ciência Política (IPSA). A distinção é considerada o mais alto reconhecimento mundial para cientistas políticos da América Latina, e Pereira é o primeiro brasileiro a receber o prêmio.
A honraria celebra a trajetória acadêmica e as contribuições teóricas do professor para o avanço da ciência política comparada, especialmente no contexto latino-americano. Seu trabalho inovador desafia interpretações tradicionais sobre o presidencialismo multipartidário e evidencia que, mesmo em ambientes políticos fragmentados, como o brasileiro, é possível alcançar estabilidade, governabilidade e previsibilidade institucional.
“Embora o prêmio seja individual, vejo como um reconhecimento coletivo à minha geração de cientistas políticos no Brasil”, afirma o professor. Ele também ressalta a influência decisiva do legado de Guillermo O’Donnell, especialmente os conceitos de “democracia delegativa” e “accountability horizontal”, em sua formação acadêmica e na orientação de suas pesquisas.
A conquista reforça o compromisso da FGV EBAPE com a excelência acadêmica e o protagonismo intelectual em debates fundamentais sobre democracia, instituições e governança na América Latina.