O professor Luiz Antonio Joia, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV), foi incluído no grupo de Top Scholars 2024 pela plataforma internacional ScholarGPS, que realiza rankings acadêmicos com base em métricas quantitativas de produtividade científica, impacto e qualidade das publicações.
De acordo com a plataforma, o professor Joia está entre os 0,5% de pesquisadores mais influentes do mundo, considerando tanto sua produção ao longo da carreira quanto o desempenho nos últimos cinco anos. O reconhecimento abrange diferentes áreas do conhecimento, com destaque para Capital Intelectual, Governo e Pandemia de COVID-19.
O professor Joia é considerado um dos precursores da pesquisa sobre Capital Intelectual, tendo publicado alguns dos artigos mais citados sobre o tema e atuado como um dos primeiros colaboradores, tanto como autor quanto como membro do Conselho Editorial, do Journal of Intellectual Capital (Emerald). Na área de Governo, foi um dos pioneiros na pesquisa sobre governo eletrônico no Brasil, sendo também um dos membros fundadores do WG 8.5 – Information Systems in Public Administration da IFIP (International Federation for Information Processing). Já durante a pandemia de COVID-19, suas pesquisas investigaram o impacto da tecnologia da informação e comunicação na relação ensino-aprendizagem em cursos online, assim como na produtividade e satisfação dos profissionais trabalhando em regime de home office.