Notícias

(Última atualização: 14/08/2018 - 18:49)
06/08/2018

Professor da EBAPE faz palestra em Audiência Pública sobre reforma da governança dos Fundos de Pensão

O prof. da EBAPE e coordenador do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial, Joaquim Rubens Fontes Filho, realizou, no último dia 27 de julho de 2018, palestra em Audiência Pública sobre reforma da governança dos Fundos de Pensão promovida pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. 

Conforme Portaria Nº 26, DE 5 DE JULHO DE 2018, a audiência pública teve o objetivo de promover o debate e colher contribuições sobre as boas práticas de gestão e a governança, com vistas a subsidiar estudos e formulação de políticas públicas que visem o desenvolvimento e o aprimoramento da governança do Regime de Previdência Complementar - RPC.

Dados da própria Secretaria mostram que no Brasil há 301 fundos de pensão, patrocinado por 2706 empresas e 415 instituidores, que administram ativos totais de R$ bilhões 863,16, o equivalente a 13,0% do PIB.  Os fundos atendem também a uma população de 3,5 milhões de participantes, aposentados e assistidos, constituindo um quadro que mostra a importância e representatividade econômica e social desse sistema, e a necessidade de seguir boas práticas de governança.

As apresentações realizadas na Audiência Pública estão disponíveis AQUI.

 

Galeria: