10/10/2022

Presidente da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho de Educação do Rio de Janeiro e professora da FGV EBAPE, Fatima Bayma, é reeleita

A dificuldade em matricular crianças especiais em escolas do ensino regular é vivenciada por muitas famílias. Segundo a presidente reeleita da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro, a professora da FGV EBAPE, Fátima Bayma, o acesso de crianças com deficiência ao ensino ainda é muito negligenciado.

Para a presidente, relatora de Deliberação Sobre Educação Especial para o Estado do Rio de Janeiro – órgão que tem buscado assegurar o direito de acesso e inclusão nas escolas das crianças e jovens com deficiência, o referido tema tem sido negligenciado e, recentemente, foi julgado inconstitucional pelo STF as escolas privadas e públicas não permitirem a matrícula e inclusão de alunos especiais. O tema foi destaque, inclusive, em reportagem do Jornal Nacional da TV Globo exibida na 2ª quinzena de setembro.

Neste novo mandato na presidência da Comissão, Fátima Bayma aponta como ações prioritárias, a elaboração de políticas e estratégias que possam contribuir com a recomposição da aprendizagem das minorias, muito prejudicadas com a pandemia.

“O acompanhamento e discussão, sobre a forma como as escolas do Estado do Rio de Janeiro têm trabalhado temas de valorização da Diversidade e da Inclusão, será essencial para propor ações que promovam a equidade social e a inclusão das minorias” destaca Fátima Bayma.

Fátima Bayma é professora titular da FGV nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da FGV EBAPE. Desenvolveu vários cursos de pós-graduação na FGV e vários Seminários nas áreas de Educação e Política Educacional, Saúde e Previdência Social. Desenvolveu e atuou como coordenadora do MBA de Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação; secretária-executiva do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador CODEFAT; e foi diretora de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem vários livros e artigos publicados.