Pesquisa que mede o nível de confiança das sociedades é apresentada na FGV
No dia 10 de março foi realizado na FGV um evento em que ocorreu a apresentação dos resultados brasileiros da Pesquisa Global TRUST BAROMETER, com a apresentação do professor Marco Tulio Zanini, da FGV/EBAPE, especialista no tema confiança e liderança em grandes empresas, e o CEO da Edelman Significa, Yacoff Sarkovas.
Trata-se de uma pesquisa aplicada que acontece todos os anos em 28 países, com aproximadamente 33 mil entrevistas, que mede o nível de confiança das sociedades em quatro segmentos: empresas, governo, ONGs e mídia.
A economia está baseada na confiança que as pessoas possuem nas instituições do pais. Este ano, a pesquisa revela uma mudança importante na expectativa do público informado sobre o comportamento dos CEOs. Ao mesmo tempo em que cresceu significativamente a expectativa geral sobre a atuação destes líderes empresariais, houve uma mudança notável da relevância das questões a serem endereçadas: da eficiência operacional e retornos financeiros para a expectativa de padrões éticos superiores do comportamento dos executivos e regras de compliance nas empresas. Certamente, essa mudança reflete a crise nas relações entre governo e empresas, que está em curso no pais. ”, comentou Marco Tulio Zanini.
2016-02-26 11:20:17
2862 Ex-aluna da EBAPE ganha Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável
Mestra pelo MAP – Mestrado Profissional em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), Gabriella Di Felicio conquistou o primeiro lugar na categoria Empreendedorismo Ambiental da 9ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, com o projeto “Get a ride!, um aplicativo de caronas corporativas”, em cerimônia realizada na última quarta-feira, dia 17 de fevereiro, em Curitiba.
O projeto consiste em uma plataforma mobile que permite os usuários compartilharem a capacidade ociosa de seus carros ao mesmo tempo em que dá à empresa a possibilidade de emitir relatórios sobre a quantidade de emissões que estão sendo evitadas por meio dos caronas.
Gabriella ganhou o prêmio ao lado de mais cinco integrantes da equipe, entre eles, Luana Vianna Monteiro e Ana Paula Harris de Melo, que fizeram os MBAs em Gerenciamento de Projetos e Negócios Internacionais e Comércio Exterior pela FGV, respectivamente, e Marcela Franklin, que concluiu o curso de atualização Fundamentos de Logística, também pela FGV.
O evento é uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), com apoio do Sebrae/PR e Itaipu Binacional, e é considerado o principal prêmio brasileiro de Empreendedorismo e Sustentabilidade. Seu objetivo é reconhecer os principais projetos nas áreas que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.
“Estamos felizes pela conquista do prêmio, nos deu fôlego para continuar. Agora estamos trabalhando intensamente para concretizar o projeto, e estudando formas e propostas para captar recursos financeiros”, comemorou Gabriella.
O prêmio, que leva o nome em homenagem ao ex-ministro da Infraestrutura e ex-presidente de instituições como Embraer e Petrobras, é dividido em quatro categorias: Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo na Educação e Empreendedorismo Econômico, e conta com modalidades nas áreas Empresarial (empresa de micro e pequeno porte, empresa de médio porte, empresa de grande-médio e grande porte), Comunidade Acadêmica (graduação e pós-graduação) e Pessoa Física.
2016-02-25 11:05:54
2844 Professor avalia déficit do Rioprevidência em matéria publicada no jornal O Globo
O Rioprevidência – Fundo de Pensão de aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro – passa por sérias dificuldades financeiras, com déficit de R$ 12,2 bilhões. Passando por restruturação desde 2013, a expectativa é que o fundo só atinja o equilíbrio em 2050. em 22 de fevereiro, o professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), Kaizô Beltrão, avalia o caso como um problema estrutural.
“Na hora da constituição do fundo, não tinham ativo suficiente para lastrear todo o futuro”, disse.
Leia AQUI matéria na íntegra.
2016-02-24 12:04:56
2843 A primeira edição de 2016 da RAP já está disponível para leitura
A edição corrente da Revista de Administração Pública (RAP), volume 50, número 1, já está disponível para leitura. Sob a gestão da atual Editora-Chefe, professora Alketa Peci, empenhou-se neste primeiro número de 2016 em apresentar uma coerência na integração dos artigos por um eixo comum, ou seja, uma ênfase maior em fatores humanos e culturais em vários processos que permeiam a dinâmica do setor público. Esta concatenação é visível na apresentação dos seis artigos aprovados para publicação nesta edição e o manuscrito apresentado na nova seção da revista – Fórum Perspectivas Práticas.
A RAP está introduzindo um formato inovador com o fórum Perspectivas Práticas, cujo principal objetivo é a dedicação aos trabalhos de relevância prática e reflexões para a administração pública brasileira.
No editorial, Alketa Peci apresenta os desafios imposto pela busca de equilíbrio entre uma pressão quantitativa, reflexo do produtivismo acadêmico, e a qualidade de debates que focam na identidade da Administração Pública propriamente dita. A preocupação na revisão dos manuscritos com a atuação no estado da arte da literatura de administração pública (AP), via incorporação de artigos nacionais e internacionais publicados em revistas da área. Enfatiza-se a importância desta demanda, porque a missão da RAP é a consolidação da afinidade do campo de administração pública e não apenas a publicação de trabalhos que assumem a AP como lócus.
O resultado desta pressão traduz-se numa pauta diversificada de publicações na revista, que pode tornar-se um obstáculo ao estabelecimento de dialógicos temáticos, conceituais ou metodológicos – centrais para fundamentar uma pesquisa relevante e rigorosa em administração pública.
A Revista de Administração Pública (RAP) é um dos mais importantes e influentes periódicos da área. Criada em 1967, a sua missão é concentrar esforços para servir de instrumento indispensável ao aperfeiçoamento continuado de pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com a efetividade e a equidade da ação pública.
2016-02-23 13:37:42
2835 EBAPE premiará melhores alunos do curso de Graduação em Administração
O Centro de Graduação em Administração da FGV/EBAPE premiará, no dia 29 de fevereiro, os melhores alunos do 2º semestre de 2015 do curso da Graduação. Serão concedidas 10 bolsas de estudos aos estudantes que obtiveram o Coeficiente de Rendimento (CR) mais alto durante o período. A cerimônia será realizada no auditório do 12º andar, às 10h30, na sede da Fundação Getulio Vargas (Botafogo - RJ) e contará com a presença da Diretoria e dos gestores do programa de graduação da EBAPE. Os nomes dos beneficiados só serão conhecidos no dia da premiação. Para comemorar tal feito, os alunos serão convidados para um almoço com a Direção da EBAPE, que ocorrerá no mesmo dia, na churrascaria Fogo de Chão.
A concessão da Bolsa Mérito é realizada da seguinte maneira: 1º e 2º colocados ganham bolsa de 100%; 3º e 4º colocados ganham bolsa de 90%; 5º e 6º colocados ganham bolsa de 80%; 7º e 8º colocados ganham bolsa de 70%; e o 9º e 10º colocados ganham bolsa de 60%.
2016-02-18 09:48:08
2832 Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE promove aula inaugural da turma 2016
A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) realizou, no dia 28 de janeiro, a aula inaugural da nova turma do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX).
Os novos mestrandos foram apresentados à Escola pelos professores Alvaro Cyrino, Vice-diretor da EBAPE; Joaquim Rubens, Coordenador do MEX, Roberto Pimenta, Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP); e Henrique Heidtmann Neto, Chefe do Centro de Graduação. Na ocasião, os alunos puderam conhecer o funcionamento do curso e demais atividades complementares que compõem o programa.
Com uma trajetória consolidada ao longo de 13 anos, o MEX é um programa de mestrado profissional em administração de empresas recomendado pela CAPES/MEC com nota máxima (5). O curso tem contribuído para o desenvolvimento de profissionais com interesse no campo da gestão empresarial a partir de seu objetivo, que é o de promover a inovação nas empresas brasileiras, por meio da interação entre a prática e a pesquisa aplicada.
2016-02-18 08:38:06
2834 WORKSHOP RAP e JPART: “International Research in Public Administration: building bridges for rigorous and relevant research”
A Revista de Administração Pública (RAP), uma publicação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EBAPE) está promovendo o workshop internacional em parceria com o Journal of Public Administration Research and Theory & Public Management Research Association (JPART). O periódico JPART é classificado como o mais importante na área de Administração Pública com um fator de impacto de cinco anos de 3.574 de acordo com o Journal Citation Reports® (Thomson Reuters, 2015).
O workshop organizado pela Editora-Chefe Profa.