Pacto pelo Rio: especialistas se reúnem para falar sobre o futuro do Rio de Janeiro

Encontro traçou propostas de ação relacionadas ao desafios do Estado em áreas como segurança, cidadania, desenvolvimento social e econômico

imagem

No dia 23/02, a FGV Conhecimento e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) realizaram o evento Pacto pelo Rio, um encontro entre autoridades e especialistas para debater os múltiplos desafios enfrentados pelo Estado e suas possíveis soluções.

Os temas abordados foram Justiça e Sociedade, Infraestrutura, Questões fundiárias e ações estruturantes, o Resgate da cidadania e Segurança Pública. Este último painel contou com a participação de Joana Monteiro, Professora da FGV EBAPE.

Para a Professora Joana, é crítica a ausência de um sistema de compartilhamento de dados sobre a Segurança Pública: “No Rio de Janeiro, hoje, o Ministério Público não vê o que a Polícia Civil faz, a Polícia Civil não vê o que a Polícia Militar faz, o Tribunal de Justiça não vê o que nenhum deles fazem. (...) É preciso começar pelo elementar: quando houver um Registro de Ocorrência, todas as instituições de Segurança Pública e do sistema de Justiça tem que ver o que aconteceu, qual o status na Polícia Civil, se já foi apresentada denúncia etc.”.

O evento contou com a presença do Presidente da Fundação Getulio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal, do presidente da Câmara, Arthur Lira, do governador do Rio, Cláudio Castro, do prefeito da cidade, Eduardo Paes e de diversas outras lideranças do Estado e do país.

Galeria

A A A
High contrast