Notícias

(Última atualização: 27/08/2019 - 17:35)
27/08/2019

Nova edição do Cadernos EBAPE.br aborda transformações da sociedade global

A edição 3 do Cadernos EBAPE.BR está disponível para leitura. Este número traz artigos e ensaios teóricos baseados nos trabalhos de sociólogos e filósofos que também influenciaram em muito o desenvolvimento das teorias organizacionais. Destaque para Alberto Guerreiro Ramos, cujo estudo embasa o primeiro artigo apresentado nesta edição, e também Michel Foulcault, cuja obra inspira o segundo artigo apresentado, bem como a corrente do Interacionismo Simbólico (Berger e Luckmann), expressada no terceiro artigo. Outro influente sociólogo a ser homenageado é Pierre Bourdieu cujo artigo 4 é apresentado nesta edição. 

No artigo 1, “Os “pontos cegos” das teorias organizacionais segundo Guerreiro Ramos”, de Susana Iglesias Webering, baseia-se em dois livros de Alberto Guerreiro Ramos, “Administração e contexto brasileiro” e “A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações”, e tem por objetivo apresentar os principais aspectos das teorias organizacionais analisados pelo autor. Já o artigo 2, “Noções de sujeito e poder em leituras foucaultianas e sua influência nos estudos de organizações e gestão de pessoas”, de Magno Geraldo de Aquino, traz uma reflexão sobre a noção de sujeito e poder caracterizada por Michel Foucault (1926-1984), considerando suas três fases intelectuais e suas possibilidades nos estudos de organizações e gestão de pessoas. 

O artigo 3, “A semiótica do compartilhamento de conhecimento tácito: um estudo sob a perspectiva do interacionismo simbólico”, de Lilian Aparecida Pasquini Miguel e Silvio Popadiuk, tem como proposta um modelo teórico integrado, combinando os constructos Polany e Peirce. O artigo 4, “Entre consensos e discordâncias: estratégias de legitimação no campo burocrático do Estado em ação nas favelas”, de Vanessa Brulon e Alketa Peci, apresenta uma análise das estratégias de legitimação utilizadas pelos agentes do campo do Estado em ação nas favelas, com vistas a trazer luz às disputas no campo.

Completam essa edição outros 11 trabalhos que também abordam as transformações da sociedade global, tema central desta edição.

Todos os artigos estão disponíveis para leitura no SITE.

Galeria: