Notícias

(Última atualização: 21/05/2019 - 15:37)
21/05/2019

Nova edição do Cadernos EBAPE.BR aborda futuro da sociedade

Nesta edição, os trabalhos publicados versam sobre o mercado financeiro; sustentabilidade; e inserção de minorias no trabalho. Logo abaixo é apresentado um sumário dos artigos que estão disponíveis na edição 2 para leitura. CLIQUE AQUI.

Em “O efeito das participações de empresas financeiras em não financeiras no Brasil” apresenta os principais resultados da pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi o de analisar o efeito das participações, diretas ou indiretas, de bancos em empresas não-financeiras, no Brasil, o ambiente regulatório em que estas participações estão inseridas. Já em “O Impacto do BNDES na eficiência da indústria siderúrgica: aplicação do modelo Malmquist de dois estágios” busca avaliar como o BNDES impacta o desempenho da indústria siderúrgica. Já em “Leitura do institucionalismo organizacional a partir da teoria do organizar de Karl Weick”, de Fábio Grigoletto e de Mário Aquino Alves, tem como objetivo central evidenciar as possibilidades de uso da teoria do organizar de Karl Weick como microfundamento para o institucionalismo organizacional. 

No artigo “Por uma compreensão do mundo material: uma biografia da marca Apple” é apresentada uma reflexão sobre como as coisas ou os objetos, enquanto atores não humanos fundamentais nas experiências de consumo da vida cotidiana podem ser caracterizados como predicados da cultura de um grupo ou país. Já “Capitalismo consciente: uma análise netnográfica em grupos da rede social LinkedIn” mostra que o capitalismo consciente tem base nos princípios do propósito maior: a integração dos stakeholders, a liderança consciente e a cultura e a gestão consciente. Por sua vez, “Discurso gerencial no controle de docentes em instituições de Ensino Superior privadas: uma análise crítica” trata-se de um estudo que tem por objetivo analisar o discurso gerencial no controle de docentes em instituições de Ensino Superior (IES) privadas. 

O Cadernos EBAPE.BR abre espaço ainda para os artigos “O conceito do ócio vicário no filme ‘Que Horas Ela Volta?’: revisitando Thorstein Veblen em uma perspectiva dos fenômenos socioeconômicos”; “Ensaio teórico sobre as avaliações de políticas públicas”; “Construção de uma narrativa hegemônica sobre a adoção das IFRS no Brasil”; “A jornada exaustiva e a escravidão contemporânea”; “Ressocialização, trabalho e resistência: mulheres encarceradas e a produção do sujeito delinquente”; “O self no armário: uma teoria fundamentada sobre o silêncio de gays e de lésbicas no ambiente de trabalho”; “Saúde, estética e eficiência: relações entre práticas de consumo de alimentos das mulheres e seus corpos”; “Reflexões acerca do consumo verde e sustentável na sociedade contemporânea”; e “Intenção de consumo verde no contexto das características egoístas ou altruístas do produto versus a consciência ambiental do usuário”.
 

Galeria: