27/10/2022

LSE Business Review destaca artigos sobre decolonização no campo da gestão, em volume co-editado pelo professor Alexandre Faria

O projeto editorial conduzido pelo professor e pesquisador da FGV EBAPE, Alexandre Faria, juntamente com colegas da Índia, Austrália e África do Sul, é destacado pela LSE Business Review como referência no campo da gestão para decolonização da academia e organizações.

Os editores ressaltam em Decolonising management and organisational knowledge (MOK): Praxistical theorising for potential worlds, artigo de abertura do número especial do periódico Organization, que enquanto escolas de negócios e universidades em todo o mundo são varridas por gama diversificada de movimentos descolonizadores que vão além das agendas convencionais focadas em diversidade e inclusão, disputas teóricas têm gerado mais problemas que soluções para organizações e academia. Nesse número especial, acadêmicos de diversos cantos do mundo exploram a decolonização como prática no campo da gestão e na organização acadêmica.

Segundo o professor Alexandre Faria, o resultado é um projeto inovador, coletivo e internacional que vai além da noção de decolonização como projeto teórico que predomina no Norte Global. Editores e autores reivindicam a decolonização como uma práxis radical de “(des)fazer a academia” que nos transforma ao mesmo tempo que transforma as formas como entendemos e praticamos gestão, fazemos pesquisas, e produzimos e disseminamos conhecimento.

Para mais informações Clique aqui

Alexandre Faria é professor da FGV EBAPE. Diretor Associado e Coordenador do Módulo no Brasil do International Masters Program in Practicing Management (IMPM). Coordenador do Action Learning Lab:Alliance na FGV EBAPE, em parceria com LUMS (Lancaster University Management School), BNDES e Galpão Aplauso.