(Última atualização: 06/06/2019 - 11:57)
06/06/2019

Grupo de alunos de universidade holandesa participa de módulo internacional na FGV

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) recebeu, entre os dias 12 e 17 de maio, um grupo de 39 alunos de MBA executivo de sua parceira, a TIAS School for Business and Society, da Universidade de Tilburg, considerada a melhor instituição de ensino superior da Holanda. O módulo de uma semana é resultado de um acordo de reciprocidade entre as instituições, que visa permitir uma exposição internacional aos alunos de mestrados profissionais.

Sob a coordenação do professor Sam Leal Fouad e a área de Relações Internacionais, o programa permitiu aos visitantes a oportunidade de se familiarizem com as oportunidades e desafios dos ambientes de negócios do Brasil e da América Latina, com especial ênfase no papel da região como centro de inovação, energia, tecnologia, turismo e eventos de grande escala.  Professores da FGV EBAPE e palestrantes convidados puderam oferecer aos alunos estrangeiros perspectivas locais dentro de um programa estruturado com temáticas diferentes a cada dia, cobrindo contexto econômico e político, Cultura Empresarial, Empreendedorismo, Competitividade e Expresas Multinacionais.

Um desses palestrantes foi o professor de cursos de MBA e empreendedor André Miceli. Fundador da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de TI do Brasil, e da agência digital IInterativa, o executivo é uma das principais referências em tecnologia, inovação e marketing digital do país, com mais de 20 prêmios na área, incluindo a de melhor aplicativo para celular desenvolvido no Brasil, em 2014.

A FGV EBAPE facilitou a interação direta entre uma sócia da ONG Naação, que é a mais atuante na região de Brumadinho, e os alunos da TIAS, que doaram R$ 21.900 à instituição, em reconhecimento de seus esforços para proporcionar um futuro aos sobreviventes e familiares das vítimas da tragédia ocorrida em fevereiro de 2019. Os alunos também puderam ouvir de perto as experiências de empreendedores, assim como de altos executivos de grandes multinacionais atuantes no Brasil, tais como a Peugeot, Shell e a EY.

O programa elaborado pela FGV EBAPE teve uma forte ênfase em atividades práticas, que auxiliaram na consolidação do conhecimento adquirido em sala de aula, considerado um dos fatores para a boa avaliação do módulo pelos alunos visitantes. Os alunos ficaram particularmente impressionados com a oportunidade de se relacionar num ambiente multicultural, que proporcionou um insight profundo em como fazer negócios em mercados emergentes.