25/11/2022

FGV EBAPE realiza visita técnica internacional em parceria com o projeto AGU Pessoas, em Portugal

Durante uma semana de imersão na cidade de Lisboa, em Portugal, os alunos e alumni participaram da visita técnica internacional “Inovação na Administração Pública: o caso de Portugal”, por intermédio de parceria da Escola com o Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE IUL. A visita aconteceu no período de 14 a 18 de novembro e foi realizada no âmbito do Programa AGU Pessoas, iniciativa desenvolvida entre a FGV EBAPE e a Advocacia Geral da União que integra a academia e as organizações. Durante uma semana, os mestrandos e alumni do Mestrado Profissional em Administração Pública - MAP acompanharam palestras sobre o cenário da gestão pública numa perspectiva global, conheceram a cultura local, assim como participaram de visitas técnicas a importantes órgãos públicos do país, tais como: Direção-Geral da Administração e do Emprego Público Ministério das Finanças (DGAEP), Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Serviços Partilhados na Administração Portuguesa (ESPAP), Tribunal de Contas, e o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção(IMPIC).

“Participar de um módulo internacional com gestores do ISCTE nos apresentando o governo de Portugal, a forma como os órgãos públicos funcionam e estão estruturados, é uma experiência muito rica, pois nos ajuda a repensar o nosso modelo, agregar conhecimento e trocar informações que ajudam tanto Portugal quanto o Brasil. Só tenho a agradecer a oportunidade de participar do programa. Parabenizo a FGV EBAPE e o ISCTE pela organização do módulo. Desejo que outros servidores da AGU possam ter a mesma experiência, valiosa não só para a vida das pessoas, mas para as instituições, para os órgãos públicos”, destaca a alumna Ieda Cagni.

Para a mestranda Cristina Joenck, "a realização da visita é uma experiência única, tanto enquanto servidora pública, na medida em que viabiliza a troca de experiência e o aprendizado com as questões vivenciadas por outro país, quanto como aluna do Mestrado Profissional em Administração Pública, possibilitando que se analise na prática como questões de gestão e governança, e especialmente seus desafios, são enfrentados".

Participar dessa experiência internacional em Portugal foi incrível! Tivemos a oportunidade de visitar vários órgãos do governo português e trocar conhecimentos e experiências. Fomos recebidos por gestores da alta administração, que nos proporcionaram uma visão estratégica da administração pública de Portugal. O Instituto Universitário de Lisboa - Iscte também teve um papel fundamental durante a visita, não só pela organização do evento, mas também por trazer a visão acadêmica sobre a transformação digital dos serviços públicos e a modernização administrativa. Agradeço à FGV EBAPE pela oportunidade,” ressalta a alumna Luciana Pereira de Andrade.

Dentre os participantes do módulo em Lisboa, estão os alunos e alumni do MAP: Rachel Costa Monteiro, Patrícia Barbosa de Castro Pullen Parente, Cristina Sisson de Castro Massini Joenck, Andreza Viana Costa e Silva, Luciana Pereira de Andrade, Marco Antônio Rodrigues Pieroni, Fábia Lopes Junqueira, Iêda Aparecida de Moura Cagni, Mauro Lúcio Baioneta Nogueira, Eduardo Alexandre Lang, o Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa (CFAP) da FGV EBAPE professor Roberto da Costa Pimenta, e a Coordenadora de Comunicação e Rede Alumni FGV EBAPE Darliny Maria Amorim de Sousa Oliveira.

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.