Notícias

10/10/2022

FGV EBAPE realiza primeira cerimônia de formatura, de forma presencial, das turmas MAP PGFN

Sentimento de dever cumprido e gratidão pelos aprendizados tomaram conta da primeira cerimônia de formatura, no formato presencial, das turmas da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN 2018 e 2019 do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública – MAP da FGV EBAPE. O evento realizado no dia 29 de setembro, no Centro Cultural da FGV, reuniu os mestres recém-titulados, familiares e docentes.

A mesa diretora da cerimônia foi composta pelo chefe do Centro de Formação Acadêmica e de Pesquisa da FGV EBAPE e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Administração Pública, professor Roberto Pimenta; do coordenador do Mestrado Profissional em Administração, professor Francisco Gaetani; e da professora homenageada, Yuna Fontoura.

A solenidade contou também com a participação do procurador geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano; e da coordenadora da Comunicação e Rede Alumni, Darliny Amorim.

O evento marca o retorno às cerimônias de formatura, presenciais, dos mestrados profissionais, após o longo período de isolamento imposto pela pandemia. Ansiosos para, finalmente, reunir seus colegas de turma e celebrar a tão almejada formatura, os novos mestres, servidores da Procuradoria Geral da Fazenda, compartilharam a emoção de concluir o programa de mestrado.

Ao dar início a solenidade, o professor Roberto Pimenta destacou a importância de receber os mestres recém-titulados na cerimônia, depois de tanto tempo distante, presencialmente. Assim como ressaltou a satisfação, após um esforço intenso para conseguir viabilizar as turmas da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, em acompanhar a evolução de todos ao longo do programa.

Dando continuidade à cerimônia, o professor Francisco Gaetani parabenizou todos os novos mestres pela conquista. “Vocês saem desse programa diferentes. Desenvolveram novas aptidões, outras capacidades e interesses. Muitos de vocês, ao longo do curso, trabalharam com o objeto em transição, com as coisas acontecendo. Levando mais conhecimento para a instituição e contribuindo diretamente em processos reais, o que não é trivial, é muito ambicioso. Isso é patrimônio de vocês que levam para o governo: oxigênio, vitalidade, renovação, conteúdo e conhecimento”, destaca o docente.

Na sequência da solenidade, a professora Yuna Fontoura proferiu algumas palavras, destacando a surpresa e felicidade ao saber que tinha sido escolhida, pelas turmas da PGFN 2018 e 2019, como professora homenageada.

Yuna Fontoura falou do desafio de trabalhar com turmas de alunos exigentes, composta por procuradores e gestores públicos, e com a incumbência de melhorar a qualidade das dissertações dos mestrados profissionais, em especial na pesquisa qualitativa. Ao falar sobre a dinâmica das aulas, destaca alguns ensinamentos tirados da experiência com a PGFN. A primeira é o brilho nos olhos, pois sem isso não há pesquisa; a segunda é o rigor metodológico, pois sem ele a confiabilidade da pesquisa é questionada. A terceira, é a questão ética. É necessário reconhecer a importância da fala do outro e tudo o que a acompanha para aprender sobre o fenômeno estudado. “Destaco tudo isso, pois se eu cumpri meu papel de professora, vocês cumpriram com o de vocês como alunos dedicados, sérios, engajados e extremamente respeitosos. Sou grata por tudo que aprendi com cada um de vocês e pela parceria”, completa a professora.

Presente à cerimônia, via plataforma digital, o procurador geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano, aproveitou a solenidade para também proferir seus cumprimentos e agradecimentos ao corpo docente da FGV EBAPE, em especial, aos professores Roberto Pimenta, Yuna Fontoura e Francisco Gaetani. Assim como parabenizou os servidores da PGFN pelo esforço e sacrifício na vida pessoal e familiar para concluir com maestria o programa de mestrado.

Com brilho no olhar, os mestres recém-titulados: Alfredo Tibúrcio, Daniele Russo, Ieda Cagni, da turma PGFN de 2018 e Daniela Braga, da turma de 2019, compartilharam com seus colegas, depoimentos emocionantes sobre o desafio de realizar o mestrado, a rotina intensa de trabalhos, e lembrança sobre os momentos vivenciados, além dos sentimentos de união e dever cumprido. 

Dentre os depoimentos, destaque para as declarações de duas mestres: “O Mestrado em Administração Pública da FGV EBAPE trouxe para a PGFN um olhar diferente do Direito. Hoje, a PGFN é uma instituição muito mais moderna, muito mais inovadora, com um perfil diferenciado. A organização busca conciliar o interesse público com o interesse da sociedade. O programa de mestrado ajudou na construção de profissionais muito mais qualificados. Profissionais que podem, de fato, entregar e servir ao público dentro do que a sociedade espera e merece. Só tenho a agradecer à FGV”, ressalta a procuradora da Fazenda Nacional e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Ieda Cagni.

Ao falar sobre a importância do mestrado para os servidores da PGFN, a procuradora da Fazenda Nacional e assessora de ministro do Superior Tribunal de Justiça, Daniele Russo Barbosa Feijó, destaca: “toda Organização que quer fazer do conhecimento um valor compartilhado, precisa de investimento maciço, nesse conhecimento, em prol dos servidores que fazem a Organização. Ter feito o programa pela FGV EBAPE, de fato, faz você enxergar o mundo com outros olhos. É como se eu tivesse trocado de lente. E é isso que acontece toda vez que você acessa novos conhecimentos. Com o mestrado, você se torna uma pessoa muito mais completa por enxergar a complexidade da vida”, completa a nova mestre.

Presente ao evento, a coordenadora da Comunicação e Rede Alumni, Darliny Amorim parabenizou os mestres recém-titulados e deu boas-vindas aos novos membros da Rede Alumni.

A coordenação do Mestrado Profissional e a Escola ficam felizes em poder realizar o evento de forma segura para todos, respeitando os protocolos de segurança e saúde, e parabenizam os novos mestres pela conquista. Ao final da solenidade, os mestres recém-titulados, familiares e professores foram recepcionados em coquetel no foyer do Centro Cultural da FGV.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

O processo seletivo para o MAP (Regular) está com inscrições abertas até o dia 18/11/2022. Para mais informações acesse o site.

Galeria: 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.