(Última atualização: 11/12/2019 - 17:03)
11/12/2019

FGV EBAPE realiza cerimônia de encerramento do International Business Education Alliance- IBEA

Foi realizada no dia 05 de dezembro a cerimônia de encerramento da segunda turma do programa International Business Education Alliance – IBEA, considerado o programa de Intercâmbio internacional mais inovador do Brasil.

Com a presença de representantes de três das quatro parceiras da rede, 28 alunos do IBEA fecharam o ciclo de quatro semestres de intercâmbio, que se iniciou em Mannheim, na Alemanha, no primeiro semestre de 2018, passando pela University of South Carolina - Darla Moore School of Business (Estados Unidos), depois a ESSEC Business School (campus Cingapura) e terminando na FGV EBAPE.

O fechamento oficial do IBEA foi realizado em duas partes, iniciando-se, pela manhã, com uma apresentação dos alunos para mentores da IBM e tutores da FGV EBAPE, os resultados do Field Project, um dos elementos principais do programa IBEA. Sob a liderança da Profa. Juliana Mansur, grupos de alunos atuaram em projetos de consultoria para a IBM, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. De acordo com Paula Soffiatti, Squad Leader – Global Sales Incentives da IBM, a parceria da FGV EBAPE com a IBM ficou ainda mais fortalecida após a atuação dos alunos do IBEA: “Foi a primeira vez que participei e fiquei impressionada com o alto nível acadêmico e colaborativo de todos os alunos, e da extrema dedicação da FGV com este projeto. As recomendações dos alunos foram muito boas e vamos montar um plano para implementação em 2020. Nossos funcionários adoraram a experiência e acho que contribuiu bastante para o crescimento profissional deles.”

À noite ocorreu a cerimônia de encerramento, que foi conduzida pelos próprios alunos, sob supervisão da área de Relações Internacionais da FGV EBAPE. O evento contou com professores e gerentes de relações internacionais da USC e da ESSEC, e o Decano de Mannheim enviou um vídeo parabenizando os alunos pela conquista. Dada a natureza do programa, em que a turma conviveu diretamente durante dois anos, em quatro continentes distintos, ficou visível a emoção entre os alunos ao se darem conta do término do ciclo. A aluna Janne Töner, de Mannheim, classificou os dois anos do IBEA como “agitados e cheios de aventura” e que a cerimônia de encerramento foi “cheia de brilho, às vezes surpreendente e bastante emotiva.” Ela reforça que o grupo que iniciou em fevereiro de 2018, é formado por alunos provenientes de 4 continentes – alguns que nunca tinham estudado fora na vida, alguns ansiosos, muitos animados, e ninguém tinha a menor ideia do que esperar.” Janne resume o que o encerramento do IBEA significa para ela: “Nós terminamos essa experiência como amigos – como uma família – que agora não só chamam mais de um local de lar, mas que frequentemente se sentem mais confortáveis quando estão explorando os lugares mais diversos deste planeta, com as personalidades no nosso grupo tão numerosas e diversas quanto as memórias que compartilhamos.

O IBEA foi criado com o objetivo de proporcionar a alunos de graduação uma formação holística e diversificada, esperando-se que, ao término do programa, o aluno tenha adquirido uma maior sensibilidade cultural, sendo capaz de compreender as diferentes práticas de gestão em outras culturas e ambientes. Além de poderem cursar disciplinas da grade regular oferecida pelas escolas da aliança, os alunos se beneficiam da expertise de cada escola parceira cursando disciplinas específicas para o grupo, além de participar de cursos culturais e trabalhos de campo e de consultoria.

Para informações sobre o programa IBEA, clique aqui.