A FGV EBAPE realizou, em 6 de dezembro, a cerimônia de encerramento do IBEA – Gen 6, na sede, em Botafogo e contou com a participação de Meredith McNeice, Diretora Administrativa de Negócios Internacionais do Programa de Graduação e Daniel Ostergaard, Diretor de Engajamento Estudantil do IBEA, representando a Darla Moore School of Business da University of South Carolina; Christina Terra, Diretora da ESSEC Business School e Roberto Pimenta, Chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa – CFAP e professor da FGV EBAPE.
Durante o evento foram exibidos vídeos do professor Joachim Lutz, Diretor da Mannheim Business School e Marc Van Essen, Diretor da Darla Moore School of Business – University of South Carolina. Em sua fala de abertura, Daniel Ostergaard agradeceu à FGV EBAPE por sediar o evento e deu os parabéns aos formandos. Também frisou a importância das amizades criadas no programa, instigando os alunos a manterem suas conexões com jovens colegas de todo o mundo. Também mencionou a riqueza do programa em termos culturais e o aprendizado de vida que possibilita aos participantes ao lidarem com diferentes culturas nos dois anos de duração, além da própria diversidade de cada turma.
Para Christina Terra, da ESSEC Bussiness School, o objetivo maior do programa é o de “fazer do mundo um lugar melhor”, com a oportunidade única de aprendizado a partir do ponto de vista cultural e com a mente aberta a novos aprendizados a partir de diversas culturas, abraçando as próprias diferenças. Lembrou, ainda, que o mercado hoje não visa apenas o dinheiro, e sim a diferença que cada profissional pode promover no mundo, expectativa alinhada com a experiência que o programa do IBEA possibilita aos participantes.
O Professor Roberto Pimenta, chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa (CFAP) da FGV EBAPE, mencionou em sua fala de abertura a importância do programa IBEA como um programa premium para a Escola e lembrou a iniciativa pioneira de criação por parte por parte da FGV EBAPE, depois concretizada através da parceria com as demais instituições, todas referências internacionais em administração e gestão. Também parabenizou os formandos e enfatizou o orgulho da Escola em sediar o evento em momento tão especial na carreira de cada aluno presente.
O aluno El Mamoun El Eulj em sua fala na Cerimônia agradeceu aos professores pelas aulas, conselhos e vivências, direcionando a cada docente presente a sua referência e memórias. Para El Mamoun, “A FGV EBAPE é uma escola incrível, todos são muito acolhedores. Sobre o IBEA, não é apenas um programa, é um grupo de 40 pessoas de todo o mundo que têm mais de dez nacionalidades diferentes morando, estudando juntas e trabalhando com consultorias durante dois anos. Tivemos muitas experiências com a PwC e outras empresas diferentes na França, na Alemanha, nos EUA, em Cingapura e no Brasil. Para quem está pensando em participar do programa, inscreva-se e siga em frente! É incrível e você nunca esquecerá a experiência!”
Após a apresentação musical à capela dos alunos Arne Julius Papenfuß, Martin Dieselhorst, Niclas Tim Centner, David O'Connell e Janis Schumacher da música “Take me Home, Country Roads”, de John Dever, o aluno Fritz Elias Stockmann agradeceu à equipe de suporte acadêmico das quatro universidades pelo apoio e recepção durante o programa. Após a fala, foi apresentado um vídeo da equipe de suporte ao programa em cada universidade parceira parabenizando os formandos pela conquista. A equipe do setor de Acreditação & Assuntos Internacionais da FGV EBAPE, junto à coordenadora acadêmica dos programas internacionais da FGV EBAPE, professora Juliana Mansur, e da coordenadora de Acreditação & Assuntos Internacionais da FGV EBAPE, professora Yuna Fontoura, também contribuiu com vídeo de congratulações aos formandos da Gen 6.
O evento contou, ainda, com fala dos alunos Niclas Behr, Lara Schupp, Eleonore Bernard, Hanne Wilson e Leon Furtado sobre a experiência em cada instituição, lembrando das dificuldades linguísticas em Mannheim; seguida da importância dos esportes e da união que possibilitou aos alunos na University of South Carolina, além da hospitalidade de famílias americanas de alunos da turma; das aventuras e das dificuldades logísticas iniciais em Singapura e, por fim, da experiência na FGV EBAPE, lembrando desde as visitas à cidade maravilhosa e esportes in loco, bem como da participação na Copa FGV, a partir da integração com os alunos da Fundação Getulio Vargas. Os alunos mencionaram a Experiência Amazônica como única e agradeceram às famílias brasileiras que os receberam durante o período de estadia no país.
Por fim, a professora Juliana Mansur encerrou a cerimônia com discurso sobre a riqueza do programa em termos de diversidade cultural e multiculturalidade promovidos, além da experiência de fazer amizades e vínculos duradouros. Lembra o legado do programa como formador da futura geração de líderes e CEOs em todos o mundo, numa jornada de conhecimento e evolução.
Para Alice Micheletti, oradora da Cerimônia e aluna da FGV EBAPE, “O IBEA foi apresentado como um programa diferente, um programa global, em que seria possível nos tornarmos cidadãos do mundo. A pessoa que entra no programa é diferente da pessoa que sai. Foi uma das melhores escolhas da minha vida esse programa e sem dúvida alguma recomendo a qualquer pessoa que tenha interesse, estudantes da EBAPE, principalmente, representar o país da melhor forma possível nas melhores universidades de ponta”. Acrescentou ainda que “Os alunos (das turmas anteriores) dizem que a experiência no Brasil é a sua parte favorita, então podem vir ao Brasil, façam o programa, pois é uma experiência de outro mundo!”.
SOBRE O PROGRAMA:
O International Business Education Alliance – IBEA é um programa único, que oferece aos alunos da FGV EBAPE que cursaram os quatro primeiros semestres da Graduação em Administração a oportunidade de ingressar em uma Turma Global. Fruto da parceria entre quatro escolas de negócio internacionalmente reconhecidas, o Programa permite que o aluno, após concluir os primeiros dois anos da Graduação na FGV EBAPE, estude cada semestre em um continente diferente, dando a oportunidade para que ele viva a teoria e a prática do aprendizado de gestão em diferentes países e culturas.
Para saber mais informações sobre o programa IBEA, acesse a página do programa:
Para saber mais informações sobre a Amazon Experience, a página do MiM: