FGV EBAPE realiza 1º workshop de integração em pesquisa do projeto Pró-Defesa V

Foto Prodefesa

A Fundação Getulio Vargas realizou, no dia 26 de novembro, o 1º Workshop de Integração em Pesquisa do Pró-Defesa V da FGV, no âmbito do projeto “Políticas Públicas, Indústria, Dualidade e Defesa Nacional: Evidências para uma Agenda de Desenvolvimento da Base Industrial de Defesa Brasileira”. Trata-se de projeto financiado pela CAPES por meio da quinta edição do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa V), com duração de 2024 a 2029.

Realizado na FGV EBAPE em formato híbrido, o evento reuniu pesquisadores, alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado e representantes de instituições estratégicas da área de Defesa e da indústria associados ao projeto, consolidando um ambiente de profícua cooperação científica e institucional.

A abertura foi conduzida pelo coordenador do projeto, professor Paulo Negreiros Figueiredo, que ressaltou a importância da acumulação de capacidades tecnológicas para o fortalecimento das empresas que integram a Base Industrial de Defesa brasileira. Em seguida, o Coronel Rodrigo Antônio Silveira dos Santos, Chefe da Seção de Ciência, Tecnologia, Inovação e Offsets do Estado-Maior da Aeronáutica e professor da Universidade da Força Aérea, proferiu sua palestra magna sobre acordos de compensação na área da defesa (offsets) e suas implicações para a evolução e consolidação de capacidades tecnológicas no setor aeroespacial brasileiro.

O evento também contou com um bloco destinado à apresentação das novas instituições parceiras que se integraram ao projeto, nas figuras do Brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE); Almirante Edésio Teixeira Lima Jr., Vice-Presidente Executivo do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE); Dra. Mônica Elizabeth Rocha de Oliveira, Analista Sênior da Agência Espacial Brasileira (AEB); e o General Ivan Ferreira Neiva Filho, que conduz, junto a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o projeto “Avaliação e Monitoramento da Base Industrial de Defesa – Brasil”.

Na sequência, sob moderação do professor Guilherme R. Garcia Marques, foram apresentados os principais avanços em nível de pesquisas de estágio pós-doutoral, doutorado e mestrado vinculadas ao projeto, abordando temas como ecossistemas de inovação, avaliação de offsets, segurança de infraestruturas críticas, minerais críticos e políticas públicas relacionadas à Base Industrial de Defesa.

Nas palavras do professor Paulo Negreiros Figueiredo, “este workshop representa um passo decisivo para consolidarmos uma rede nacional de pesquisa em Defesa, capaz de produzir conhecimento aplicado, formar especialistas e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas e de capacidades tecnológicas estratégicas para o país”.

O workshop foi encerrado com a reafirmação do compromisso conjunto de seguir avançando na realização de pesquisa aplicada, na formação qualificada e na integração institucional em um tema estratégico para o desenvolvimento nacional, inaugurando um ciclo de workshops anuais previstos até 2029.

A A A
High contrast

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.