11/02/2022

A FGV EBAPE parabeniza professoras e pesquisadoras pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

No dia 11 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional Mulheres e Meninas nas Ciências (iniciativa criada pela ONU para encorajar as mulheres a atuarem na área). Na FGV EBAPE, muitas são as docentes e pesquisadoras atuando na área acadêmica e científica, assim como 50% do quadro de discentes do curso de graduação em administração é composto por alunas. A Escola orgulha-se de suas docentes, discentes e parabeniza todas as mulheres que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de um mundo melhor, ao compartilhar conhecimento científico, liderando estudos relevantes para questões globais.

A maior participação de mulheres pesquisadoras em todas as áreas do conhecimento é essencial para agregar novos olhares aos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, entendo que a promoção da diversidade – não apenas de gênero – pode trazer inúmeros benefícios para as organizações e a sociedade como um todo”, destaca a professora e pesquisadora da FGV EBAPE, Lucia Oliveira

De acordo com Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, publicado em fevereiro de 2021, ao destacar a presença das mulheres nas universidades, identificou-se que as pesquisadoras recebem remuneração menor do que as recebidas pelos homens e possuem carreira um pouco mais curta. Dos 33,3% de pesquisadores atuantes nas universidades, apenas 12% dos membros das academias de ciências nacionais são mulheres.