23/03/2021

FGV EBAPE homenageia mulheres empreendedoras e que inspiram

Neste mês de março, a FGV EBAPE parabeniza todas as mulheres que empreendem nos negócios e na vida, buscam desenvolvimento constante e conquistaram importantes transformações em suas carreiras, contribuindo para organizações e sociedade.

Flexibilidade e criatividade fazem parte do dia a dia de mulheres que assumem o controle na gestão de negócios privados, na administração pública ou organizações do terceiro setor, e produzem conhecimento para importantes áreas do saber.

Conheça algumas das alumini da FGV EBAPE que há alguns anos têm contribuído para a construção de um país melhor.

Alketa Peci

Presidente eleita da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) para o triênio 2021-2023. Professora associada da FGV EBAPE e Editora-Chefe da Revista de Administração Pública. Coordena vários projetos de consultoria e pesquisa para o Tribunal de Contas da União, Casa Civil da Presidência da República, Ministério de Planejamento, Ministério da Justiça, Ministério da Defesa e governos estaduais. Publicou dezenas de artigos, livros e capítulos de livros internacionais e nacionais.

Anna Vasconi Speroni

Chief Operating Office da Hive Marketing Technology. Bacharel em Administração pela FGV EBAPE. Foi gerente de marca da Coca-Cola do Brasil; Diretora de marketing da ARBOR do Brasil, onde gerenciou múltiplas áreas em uma empresa familiar; foi a única mulher e a mais jovem em um conselho com oito homens; liderou pessoas mais conservadoras em um ambiente extremamente machista, precisou lidar com concorrentes de grande porte (Ambev, Heineken e outros) e trabalhou com faturamento de mais de 500 milhões de reais/ano.

Elaine Tavares

Diretora do Coppead/UFRJ. Pós-doutorado no CERGAM – Centre d Etudes et de Recherche en Gestion da Université Aix- Marseille III, França. Doutora em administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE).

Elvira Cruvinel

Chefe do Departamento de Educação Financeira (Depef) no Banco Central do Brasil; Membro do Conselho Alumni FGV EBAPE; Doutora em Administração (FGV EBAPE), mestre (FGV EBAPE) e bacharel (FGV EAESP) em Administração Pública. É autora do livro “Responsabilidade Social em instituições financeiras” (Elsevier, 2008), coordenadora dos livros Governança Cooperativa (Banco Central, 2009) e “Perspectivas e Desafios para Inclusão Financeira no Brasil: visão de diferentes atores” (Banco Central, 2009), além de diversos capítulos de livros e artigos acadêmicos.

Leyla Nascimento

CEO do grupo Capacitare; Membro do Conselho Alumni FGV EBAPE; Mestre em Gestão Empresarial pela FGV EBAPE. Foi Presidente da Federação Mundial de RH (World Federation of People Management Associations – WFPMA), período 2018-2020, sendo a 1ª mulher a assumir esse posto em mais de 40 anos de existência desta instituição. É membro do Board da WFPMA.

Lilian Cidreira

CEO da Future Minds Consultoria; Fundadora do RH que Inspira; Mestre em Gestão Empresarial pela FGV EBAPE. Em 2016 fundou a Future Minds, consultoria especializada em Desenvolvimento de Pessoas, Coaching e Consultoria em Educação Corporativa e Design Thinking.

Para homenagear o Mês da Mulher, a FGV EBAPE promove, também, a série Mulheres na Gestão, disponível no Instagram da Escola, na qual professoras falam sobre a atuação das mulheres em cargos de liderança e sugerem livros, filmes e artigos instigantes. Veja a seguir algumas destas recomendações.

A professora Juliana Mansur indica o curta-metragem Purl (2018), da Pixar; a professora Yuna Fontoura sugere, para uma boa reflexão sobre o tema, o livro Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas Decoloniais organizado por Heloísa Buarque de Holanda; a professora Fátima Bayma aponta a leitura do artigo histórico Mulheres que Narram: Uma Análise das Publicações da Escola Brasileira de Administração Pública em seu período de implantação 1954-1977 de autoria de Laura Henrique Corrêa e Aline Lourenço de Oliveira; a professora Ishani Aggarwal destaca o filme Gunjan Saxena: The Kargil Girl – 2020 - Índia (em exibição na Netflix); e a professora Carmen Migueles indica o documentário (disponível no YouTube) sobre a história da criação da Lei Maria da Penha: O Silêncio das Inocentes – Dir Ique Gazzola – 2010 - Brasil. Continue acompanhando a série no Instagram

A FGV EBAPE parabeniza todas as mulheres - colaboradoras, alunas, ex-alunas, professoras, parceiras - pelas conquistas diárias em suas carreiras, nos relacionamentos interpessoais, na vida familiar e financeira e deseja muito mais sucesso em suas iniciativas.