23/12/2021

FGV CEIPE e Quissamã avançam em parceria para qualificar políticas de Primeira Infância

Neste mês, a equipe do projeto Qualificação Direta em Primeira Infância, parceria entre o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV EBAPE, CEIPE, e a Petrobras, visitou o município fluminense de Quissamã. O objetivo principal da visita foi a construção do diagnóstico da Educação Infantil da cidade, bem como o plano de metas, diagnóstico do acesso à creche e pré-escola e do plano de ações para ampliação do acesso.

Previsto para iniciar em Quissamã somente em 2022, o projeto foi antecipado para este ano devido ao engajamento do Município em outras ações da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância, capitaneada pela Petrobras. A Iniciativa e o projeto Qualificação Direta em Primeira Infância são pioneiros no país, com ações direcionadas às secretarias municipais de educação, como mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores.

A secretária de educação de Quissamã, Helena Lima, destacou durante a visita que o projeto vai muito além do benefício estrutural, e leva conhecimento que vai ficar para a cidade, como um verdadeiro legado. O projeto será implementado pelo FGV CEIPE em Quissamã até 2024 e, além do município, contemplará ao todo 15 territórios no Brasil.