17/03/2021

Ex-ministro realiza palestra sobre ambiente de negócios no Brasil para alunos da FGV EBAPE

Na primeira semana de março, o ex-ministro da fazenda e ex-presidente do BNDES, Joaquim Levy, compartilhou sua visão sobre negócios no Brasil e no mundo, durante aula da disciplina Business & Government da Graduação em Administração da FGV EBAPE, a convite do professor da Escola Fabrício Dantas.

Joaquim Levy, atualmente diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do Banco Safra, destacou aos alunos da graduação algumas das principais características apresentadas por países em todo o mundo para a abertura de novos negócios, bem como os efeitos da relação Estado e mercado e da sustentabilidade.

Ao ressaltar a importância de rankings como o “Doing Business” pelo qual é possível identificar o grau de facilidade em realizar negócios em países de todos os continentes, Levy ressaltou aos discentes a necessidade de compreender todos os trâmites que envolvem a abertura de negócios de pequeno e médio porte para que seja possível ter um negócio formal e organizado sem um custo elevado. “O Brasil ocupa o 124º lugar no ranking e o governo tem envidado esforços para reduzir as dificuldades para abrir uma empresa no país”, completou.

O ranking geral do Doing Business, de acordo com a Endeavor do Brasil, mede, analisa e compara as regulamentações aplicáveis às empresas e o seu cumprimento em 190 economias. São avaliadas 10 dimensões, como abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, execução de contratos, resolução de insolvência, entre outros.

O curso de Graduação da FGV EBAPE, oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos de consultoria orientados por professores do programa. Além de ser voltado para a prática profissional, oferece aos alunos um alto grau de internacionalização, por seu corpo docente e pelas oportunidades de intercâmbio e programas de dupla titulação. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, e promove a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho.

Para mais informações sobre a Graduação, acesse a página do programa.