Notícias

25/11/2022

Estudo sobre relacionamento de crédito com instituições financeiras, do professor Lars Norden, é publicado no Journal of Financial and Quantitative Analysis

O artigo Labor and Finance: The Effect of Bank Relationships, produzido pelo professor Lars Norden, juntamente com Patrick Behr da Universitá Della Svizzera italiana, Suiça, e Raquel de Freitas Oliveira do Banco Central do Brasil, foi publicado neste mês de novembro no Journal of Financial and Quantitative Analysis, um dos 5 principais periódicos de finanças em todo o mundo e ranqueado na lista dos 50 principais periódicos do Financial Times.

No estudo os pesquisadores investigam se o número de relacionamentos de crédito das empresas com instituições financeiras afeta os resultados no mercado de trabalho. Com base em 5 milhões de observações em dados de painel de crédito e mão de obra do Brasil, os especialistas estimam regressões por Variáveis Instrumentais, empregando variação exógena nas relações empresa-emprestador devido à atividade de fusões e aquisições bancárias em todo o país.

Segundo o artigo, as empresas com mais relacionamentos, empregam mais trabalhadores e pagam salários mais altos. A disponibilidade de crédito, o custo do crédito e a heterogeneidade das instituições financeiras são mecanismos econômicos. Os resultados em nível de empresa se traduzem em efeitos macroeconômicos positivos em municípios e estados. A evidência é nova e indica efeitos positivos de múltiplos relacionamentos de crédito nos resultados do mercado de trabalho em uma economia emergente.

Para ter acesso ao artigo, clique aqui!

Lars Norden é professor de Banking e Finanças na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) desde Agosto de 2015 e na Escola Brasileira de Economia e de Finanças (FGV EPGE) desde Janeiro de 2020, Fundação Getulio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro. É co-coordenador do Center for Banking and Finance Research in Rio (CBFR) desde Janeiro de 2016. Antes de integrar a FGV ele foi professor da Rotterdam School of Management, Erasmus University (RSM) de 2009-2015. É membro do European Banking Center (EBC) e visitou a FGV EBAPE, Indiana University e o Research Center do Deutsche Bundesbank.

Galeria: 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.